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Carboidrato à Noite Engorda?

Quem aqui nunca ouviu que comer pães, massas e demais carboidratos à noite engorda? Eu sempreeee soube disso, o que, aliás, era praticamente um dogma na minha cabeça. Mas, li na revista Saúde que isso não passa de mito e, melhor, há um estudo israelense que sugere exatamente o contrário, pois, de acordo com o estudo, quem come carboidratos no período noturno come menos durante o dia e acaba perdendo mais peso.

Como se chegou a essa conclusão? Bom, o nono mês do calendário islâmico é marcado pelo início do Ramadã, período sagrado que dura 30 dias nos quais se deve jejuar desde a hora em que o sol nasce até a hora em que o sol se põe. A alimentação é, portanto, feita no período noturno, o que inverte os hábitos alimentares.

Essa inversão de hábitos levou os estudiosos da Universidade Hebraica de Jerusalém, em Israel, a analisarem como funciona o organismo nesses casos, onde o jantar é feito à base de carboidratos.

Observou-se, durante a pesquisa, uma alteração no padrão de liberação de diversos hormônios, como a leptina, a grelina e a adiponectina. A leptina é o hormônio que “avisa” ao cérebro que é hora de parar de comer e reduz o apetite, enquanto que a grelina desencadeia a sensação de fome, e a adiponectina age facilitando a ação da insulina, dentre outras coisas.

Esse estudo teve a participação de 78 homens acima do peso, que passaram a seguir uma dieta de  1500 calorias diárias, sendo que 50%  da dieta era composta por carboidratos, 20% por proteínas e 30% por gorduras, o que é uma “divisão” equilibrada. A diferença aqui é que um grupo distribuiu o consumo de carboidratos ao longo do dia e outro, ao contrário, consumiu carboidratos apenas durante o período noturno.

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Após seis meses, a média de perda de peso dos dois grupos foi basicamente a mesma, 10 quilos. Contudo, havia diferenças notáveis nos padrões das secreções hormonais, já que aquele grupo que consumia carboidratos apenas durante a noite apresentou um aumento nos níveis de leptina durante o dia, que é o hormônio que reduz o apetite, sem, contudo, apresentar qualquer pico nos níveis de grelina, que  desencadeia a fome, o que significa que eles apresentavam uma sensação de saciedade bem maior do que o outro grupo.

Dessa forma, o estudo em questão  fez cair por terra a crença de que comer carboidratos à noite é praticamente um crime contra a silhueta, o que é uma maravilha. Melhor ainda é saber que além de não engordar, aumenta a saciedade durante o dia, o que reduz – e muito – os ataques de gula, fazendo com que as pessoas se mantenham fiéis ao programa de redução de peso por muito mais tempo

A ciência muda tanto, todos os dias, que a gente fica sem saber o que pensar, né? Mas essa notícia me surpreendeu, e o bom é que é mais um mito que cai por terra. Mas, é claro, não pode exagerar, porque, no fim, o que engorda mesmo é consumir mais calorias do que se gasta, não importa se é essas calorias são provenientes de carboidratos ou proteínas!

No próximo post tem mais!

Beijos

Ju Lopes

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Tags: caboidratosFibrasProteínas
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

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