in

Chá de Cavalinha: Um Chá de Beleza e Saúde!

Foto: Reprodução

A cavalinha, que tradicionalmente é utilizada no combate de vários males, auxilia – e muito – nos processos de emagrecimento.

Sabe-se que as propriedades adstringentes, diuréticas e desintoxicantes dessa erva são indicadas para tratar celulite, flacidez, obesidade, pedra nos rins, pedra na vesícula, pressão alta, retenção de líquidos, estresse, arteriosclerose, osteoporose, anemia, ansiedade, reumatismo e excesso de menstruações.

Além disso, o chá de cavalinha ameniza dores de cabeça, equilibra a pressão arterial e  controla hemorragias.

Foto: Reprodução

Seu uso no tratamento da celulite e do excesso de peso é eficaz pois esta erva possui altos teores de saponinas, ácido gálico, potássio e licosídeos flavônicos que atuam na desintoxicação do organismo. Ademais, possui uma ação diurética potente, que evita a retenção de líquidos, acelera o metabolismo  e ativa a circulação sanguínea.

Como fonte de taninos, que são adstringentes, a cavalinha auxilia de forma muito efetiva no tratamento da acne e da oleosidade excessiva.

O silício presente na sua composição participa do processo de calcificação óssea e atua sobre as fibras elásticas presentes nas artérias. Sua ação antiinflamatória ameniza inchaços, acelera a cicatrização e  aumenta a elasticidade da pele, tendo um efeito significativo na aceleração do efeito do colágeno no organismo, o que evita estrias.

E pra quem acha que acabou, a cavalinha fortalece as unhas e proporciona brilho aos cabelos (Ops, falou a minha língua!)!

A cavalinha pode ser consumida em forma de chás e de cápsulas, além de poder ser utilizada em óleos e compressas.

É contra-indicada para pessoas que possuem pressão arterial baixa e por gestantes.

Meninas, quando comecei a ler sobre a cavalinha fiquei boba, porque  é um troço tãooo barato e  tão fácil de achar por aqui, sabe? Minha mãe usa muito e sempre que ela, por qualquer motivo, me mandava tomar chá de cavalinha, eu, na santa ignorância, retrucava que ela tava ficando lelé, porque pra tudo ela me indicava o mesmo chá, que isso não existia…Mas não é que existe?

Bom, gostei de saber e com certeza vou utilizar várias receitinhas que, obviamente, ensinarei no próximo post!

Beijos

Ju

@JuLopesL / [email protected]

https://www.facebook.com/JuLopesPE

7/8 - (22 votes)

Written by Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza.

Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima. Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas.