Categories: Dieta

Emagreça Com a Farinha de Coco!

Tempos atrás, não mais que dois anos, o óleo de coco reinou absoluto como o melhor dos melhores para potencializar o emagrecimento. Divergência, e não foram poucas, surgiram quanto a sua eficácia nos processos de emagrecimento, já que trata-se de um óleo e, portanto, gordura e calorias. Mas, ao contrário do óleo, a farinha de coco, que é a queridinha do momento,  é pobre em gorduras, natural e muito rico em fibras, o que ajuda no emagrecimento, na beleza da pele, na redução do colesterol e dos níveis de açúcar no sangue.

Apesar de ser um produto de uso e fama recente por aqui, a farinha de coco foi alvo de estudos no ano de 2006, tendo seus resultados publicados na revista Innovative Food Science and Emerging Technlologies. Lá, os especialistas constataram que essa farinha atua na redução do índice glicêmico e no controle do colesterol, sem contudo impedir ou reduzir a absorção dos demais nutrientes.

A farinha de coco pode ser encontrada em super mercados e em lojas de produtos naturais, e o seu consumo é bem versátil, já que pode acompanhar iogurtes, vitaminas, frutas, salada de frutas, bolos, pães e biscoitos, dentre outros.

Farinha de Coco Emagrece!

Em relação ao emagrecimento, o primeiro ponto a ser abordado é o do aumento da saciedade. Por ser rica em fibras, sendo que cerca de 70% de sua composição é de fibra, a farinha de coco torna a digestão bem mais lenta, o que gera mais saciedade. O que acontece aqui é que, após a ingestão, a farinha de coco forma uma espécie de bolo no estômago que gera a sensação de saciedade e faz com que a pessoa que ingeriu a farinha demore mais tempo para sentir fome.

Só a título de comparação,  a farinha de coco possui uma concentração de fibras quatro vezes maior que a aveia, um dos alimentos mais utilizados para complementar a necessidade diária de fibras.

Essa grande quantidade de fibras regula o o intestino e faz com que ele funcione melhor, e isso, além de ser benéfico para a saúde, é importante também nos processos de emagrecimento, porque se o intestino não funciona direito, o metabolismo fica mais lento.

E, falando em metabolismo, essa farinha também ajuda nesse ponto, pois atua acelerando o metabolismo, o que também ajuda no emagrecimento. Seu consumo regular leva ao aumento do gasto energético, devido a aceleração do metabolismo, e favorece o emagrecimento. Além disso, a ingestão dessa farinha estimula o funcionamento da tireoide, que está relacionada de forma direta ao correto funcionamento do metabolismo. Assim, quem consome farinha de coco induz o corpo a gastar mais calorias ao longo do dia, o que, sem dúvidas, exerce ação positiva nos processos de emagrecimento e manutenção do peso.

Benefícios Para a Saúde

Além de ser muito boa para auxiliar no emagrecimento, a farinha de coco traz inúmeros benefícios para a saúde.

1- Ajuda a Controlar o Colesterol

Estudos recentes, inclusive um feito pelo Instituto de Pesquisa das Filipinas, sustentam que as fibras originárias da farinha de coco atuam na minimização dos níveis do colesterol total, dos triglicérides e do LDL, o colesterol ruim.

É fato que a maior parte do colesterol presente no nosso organismo é produzido no nosso fígado com o intuito de atuar na digestão das gorduras. Após o seu uso na digestão, esse colesterol, chamado de sal biliar, retorna para o fígado e, teoricamente, é reabsorvido para gerar a produção de uma nova bile. Acontece que, se o intestino não estiver funcionando regularmente e a flora intestinal não estiver saudável, essa reabsorção não acontece, e todo esse colesterol acaba indo parar na corrente sanguínea, o que leva pro alto os níveis de colesterol no sangue.

Como a farinha de coco melhora a saúde da flora intestinal, ela também melhora a absorção do colesterol produzido pelo fígado, o que minimiza os riscos de acúmulo do colesterol na corrente sanguínea.

2- Ajuda a Controlar a Diabetes

No ano de 2006 foi publicado um estudo na revista Innovative Food Science and Emerging Technlologies que foi fruto de pesquisas feitas pelo Departamento de Ciência e Tecnologia do Instituto de Pesquisa sobre Alimentos e Nutrição das Filipinas. Nesse estudo restou comprovado que ocorre uma redução no índice glicêmico dos alimentos quando eles são consumidos em associação a farinha de coco.

A razão é simples: essa farinha é rica em um determinado tipo de fibras, as de absorção lenta, e essas fibras, quando são digeridas, liberam baixas quantidades de açúcar no sangue, o que leva ao equilíbrio das taxas de glicose e ajuda no controle do diabetes.

Um ponto interessante é que mesmo que você consuma alimentos de alto índice glicêmico, se esse consumo for associado ao consumo da farinha de coco, os efeitos de absorção lenta acabam atingindo também os alimentos de alto índice glicêmico, o que é sempre muito bom.

3- Turbina a Imunidade

Cada vez mais as pessoas têm problemas decorrentes da baixa da imunidade, o que, de certa forma, está relacionada a alimentação inadequada e pobre em nutrientes que não ajuda no crescimento da flora intestinal benéfica. Quando a farinha de coco passa a ser consumida regularmente, ocorrerá um aumento substancial no crescimento da flora intestinal “do bem”, o que ajuda no funcionamento do intestino e faz com que o sistema imune fique mais resistente. Assim, ele consegue combater de forma eficaz as bactérias oportunistas que ingerimos junto com a alimentação.

No mais, há a produção, com a ingestão dessa farinha, de triglicérides de cadeia média e ácidos graxos de cadeia curta que potencializam a defesa do organismo.

4- Zero Glúten

Uma boa notícia para os céliacos, para quem possui intolerância ao glúten ou para quem quer reduzir o seu  consumo, é que a farinha de coco é isenta de glúten. Assim, ela pode ser acrescentada em alimentos que alimentos que são feitos com farinha de trigo, como bolos e pães, por exemplo. A vantagem é que ela substitui com perfeição a farinha de trigo e não altera a composição do alimento.

Fiquei bem interessada… E vocês?

Beijos

Ju Lopes

Emagreça Com a Farinha de Coco!
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Compartilhar
Tags: farinha de cocofarinhas que emagrecemFibras
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

Receitas Para O Cabelo Crescer Rápido

Faça O Cabelo Crescer Rápido Você quer que o seu cabelo cresça mais rápido? Aprenda receitas para o cabelo crescer…

12 horas atrás

Sobrancelhas Postiças – Como Usar, Cuidados, Onde Vende, Valor

Sobrancelhas Postiças – Já ouviu falar? Nosso rosto é sem dúvidas a porta de entrada de qualquer lugar. Ter falhas…

3 dias atrás

Máscara Wella 30 segundos Resenha

Máscara Wella 30 segundos resenha Olá, amoreeee! Se você é como eu, vive numa correria danada, sabe bem que cuidar…

3 dias atrás

Manchas nas Axilas? Como Evitar

As mulheres possuem alguns dilemas comuns de beleza, e um deles é a axila escurecida e manchada. Sim, ela fica…

3 dias atrás

O que é Ballet Fitness?

Entre as opções de atividades aeróbicas disponíveis nas academias, está o ballet fitness, que consiste em uma espécie de dança…

3 dias atrás

Batom Líquido Matte: Os Melhores, Resenhas, Preços

O batom matte é uma tendência que realmente veio pra ficar e está na boca de mulheres em todo o…

4 dias atrás