Bom diaaaa meus amores! Como estão? Hoje eu acordei feliz… Acreditam que aqui em Jee fez 21°? Emocionei tanto que coloquei a foto do quadrinho da temperatura lá no insta (@julopespe), porque né, o normal aqui é 40°.
Frio sempre me lembra chás e sopas, porque são quentinhos e ajudam a emagrecer em uma época em que a gente engorda sem nem perceber. Então, o primeiro post de hoje é sobre as sopas de inverno, aquelas que aquecem, que são saborosas e que, ainda bem, emagrecem.
É incrível como no outono, e principalmente no inverno, comemos mais, e, pior, mais alimentos pesados e gordurosos.
De fato, sentimos mais fome nessas estações, e isso acontece porque como as temperaturas estão mais baixas, o organismo acaba gastando mais energia para manter o corpo aquecido e a temperatura estável. O engraçado é que a fome nunca é por coisas leves, mas sim, por gordices super calóricas, o que é uma armadilha para a silhueta.
Um truque muito usado e até batido, mas que funciona, é trocar o jantar por uma sopa leve, quentinha, pouco calórica e gostosa.
Mas, antes de começar a falar das sopas, vou logo avisando: é para tomar a sopa pura, não pode ter acompanhamentos como pães e torradas, por exemplo, certo?
A sopa que emagrece é feita com legumes, verduras e proteínas magras (frango ou quinoa, por exemplo), que são fontes de fibras, minerais e vitaminas, que facilitam a digestão e mantêm o organismo saciado. Além disso, as sopas ajudam a manter a hidratação do organismo, o que é superimportante.
Para quem gosta de um “sabor a mais”, vale acrescentar especiarias como gengibre e pimenta, por exemplo, que garantem mais sabor e são, de quebra, termogênicos. Ou seja, aceleram o metabolismo e potencializam a perda de peso.
O que não pode é usar creme de leite, óleo, bacon, linguiça, queijos, “macarrão” e manteiga, dentre outros ingredientes, pois eles são altamente calóricos.
Existem várias receitas de sopas emagrecedoras e você pode escolher a que mais gostar, por isso vou postar como fazer o caldo básico, que vai ser usado como base para as sopas.
Caldo Básico
• 1 peito de frango grande (800 g) ou carne vermelha magra ou carne de soja
• 2 1/2 litros de água
• 2 cebolas cortadas ao meio
• 2 cenouras grandes em pedaços
• 1 tomate com pele e semente
• 2 talos de salsão
• 1 folha de louro
• 2 hastes de salsinha
• 3 grãos de pimenta-do-reino
• 1 col. (café) de sal
Modo de preparo
Corte o frango ou a carne em pedaços pequenos e coloque em uma panela de pressão com a água, o tomate, a cebola, o louro, a cenoura, a salsinha, o sal e a pimenta. Tampe a panela e coloque para cozinhar em fogo alto. Quando a “válvula” apitar, dê mais dez minutos e desligue o fogo. Com a panela ainda tampada, espere que a sopa esfrie. Abra a panela e retire o frango/carne com uma colher grande (eles são usados apenas para deixar o caldo mais proteico). Feito isso, passe o caldo por uma paneira bem fina e vá “espremendo” os legumes cozidos. Há quem prefira bater no liquidificador, e isso pode ser feito sem problemas.
Esse caldo é a base das sopas que você irá preparar e rende cinco porções. Aí é só acrescentar, quando for comer, mais legumes e verduras, como acelga, couve e abóbora, por exemplo.
Beijos
Ju Lopes