Categories: Dieta

Especial: Fitoterápicos Pra Emagrecer!

Algumas perguntas se tornam muito repetidas aqui e muita gente não consegue encontrar todos os assuntos relacionados, até porque são muitos posts, então resolvi fazer especiais de vários assuntos, onde trarei os principais posts relacionados, tá? Como dieta é uma coisa que sempre gera dúvidas e todo mundo quer opções, o primeiro especial é com fitoterápicos pra emagrecer!

Já expliquei nesse post aqui que  um dos “aliados”, por assim dizer, preferido da mulherada são as cápsulas supostamente milagrosas, contendo ervas, vitaminas, minerais, óleos, dentre outros. As cápsulas caíram no gosto da mulherada porque são mais práticas, já que dá pra carregar na bolsa pra qualquer lugar, e não possuem gosto, outro benefício dos bons. Há quem questione se eles funcionam ou não, mas a grande maioria já passou por estudos científicos que comprovaram sua eficácia, em maior ou menor grau. Claro que eles não fazem milagres, mas são aliados da dieta, desde que a alimentação seja equilibrada e que a atividade física faça parte da rotina.

Tempos atrás expliquei nesse post aqui  que depois da proibição de remédios emagrecedores o comércio de fitoterápicos prosperou, o que é bom, mas pode ser ruim, porque apesar de naturais, essas pílulas possuem indicações específicas e, em determinados casos, podem fazer muito mal, causando hemorragias, úlceras e até abortos. Ou seja, é natural, mas precisa ser receitado por um médico! Existem dezenas, senão centenas, de pílulas supostamente emagrecedoras no mercado, e já falei de muitas aqui, mas vou destacar as mais comercializadas, tá?

1. Capsici

Falei dessa substância nesse post aqui e ela promete aumento no gasto energético e oxidação dos carboidratos e gorduras . Estudos realizados comprovaram que o uso regular do capsici aumenta o gasto energético e, além disso, afeta a UCP, que é uma proteína desacopladora,  no tecido adiposo e também no músculo esquelético.

Os resultados mostraram, ainda, que além de um gasto energético maior, a oxidação de carboidratos e gorduras também foi maior  com o uso do capsici. No final do estudo observou-se que houve uma redução no peso e no volume da gordura abdominal. Por outro lado, notou-se uma secreção de epinefrina, o que sugere a ativação do sistema nervoso. Outro estudo mostrou que tomar capsici no café da manhã rico em carboidratos diminuiu levou a redução da fome , do desejo de comer e da ingestão de gorduras e proteínas no almoço. O capsici pode interferir nos inibidores de MAO e em drogas anti-hipertensivas, além de aumentar o metabolismo de algumas drogas a nível hepático.

2. Koubo

O koubo , que é o extrato de uma fruta chamada pitaya, vem sendo largamente utilizado como emagrecedor, pois ele diminui os picos de fome e prolonga a sensação de saciedade. Esse efeito é decorrente da tiramina, substância presente no koubo, que tem efeito termogênico e adrenérgico. Além de manter o metabolismo ativo, a tiramina gera a ação de um hormônio chamado glucagon, que é o responsável  pela utilização das reservas armazenadas no organismo em forma de gordura.

Estão presentes no koubo a betalaína e a indicaxantina, que são ativos diuréticos e que ajudam na eliminação de líquidos e toxinas, e também doses significativas de vitamina A, vitamina B1, B2, B3, vitamina C, potássio, cálcio, magnésio, ferro e 18 aminoácidos. Esse nutracêutico é indicado como moderador natural  de apetite, diurético leve, antioxidante, redutor da vontade de comer doces, estimulante do trânsito intestinal e redutor do LDL. Acredita-se que o fato de ser uma  fonte rica de fibras insolúveis e solúveis seja determinante para a grande maioria dos benefícios que o koubo proporciona.

Nesse post aqui vocês encontram todas as informações sobre esse produto.

3. Maca Peruana

Para quem não conhece, a maca peruana é uma erva originária da Cordilheira dos Andes e utilizada há mais de dois mil anos como tônico geral do organismo e estimulante da libido. Essa erva, que na verdade é um tubérculo similar ao rabanete, é muito nutritiva e contém altas doses de frutose, manganês, ferro, cálcio, cobre, potássio, zinco, iodo, vitaminas B1, B2, C e E, fibras e aminoácidos essenciais como a lisina, a arginina  e a valina, como já falei anteriormente. No mais, é também uma fonte rica em esteróis de plantas, que possuem ação afrodisíaca e hormonal, e em fito hormônios (testosterona e progesterona), que são essenciais para a presença do desejo sexual feminino.

Além disso, consegue prevenir algumas doenças, ajudar no tratamento de tantas outras e auxiliar nas dietas de perda e manutenção de peso. A maca peruana é rica em carboidratos, o que, teoricamente, faria dela um alimento “engordativo”, já que, todo mundo sabe, carboidrato engorda. Mas o fato é que apesar de conter 59% de carboidratos não significa muito diante da enorme quantidade de fibras presentes na sua composição, o que aumenta a sensação de saciedade, reduz o apetite e faz uma faxina das boas no organismo.

Pra conferir o post completo vejam esse post aqui.

4. Garcínia Gamboja

A garcínia gamboja é uma erva que vem sendo largamente utilizada no combate a obesidade pois  sustenta-se que o seu princípio ativo, o ácido hidroxicítrico (AHC) inibe o apetite. Sabe-se que o HCA controla o apetite através de uma maior síntese de glicogênio e  da estimulação da liberação da serotonina, neurotransmissor ativo no controle do apetite. Sustenta-se que a garcínia induz a perda de peso, um aumento nos níveis de energia e  uma maior proteção  do sistema imune.

Na perda de peso a garcína atua como agente bloqueador de gorduras e redutor do apetite. Além disso, a garcínia aumenta a taxa metabólica do organismo, o que faz com que o mesmo queime gorduras com mais rapidez, resultando numa perda de peso mais acelerada. Ademais, reduz o desejo por amido, reduzindo, assim, os níveis de serotonina no cérebro. Esse suplemento é, também, indicado para aumentar os níveis de energia pois as calorias consumidas são desviadas para a produção de glicogênio, que é a principal fonte de energia do organismo. É dizer, caso esteja de dieta e tomando garcínia não haverá a fraqueza característica para quem está fazendo dietas de restrição alimentar.

Pra saber mais sobre esse produto, clique aqui.

5. Pholiamagra

A pholiamagra é um fitoterápico que auxilia na perda de peso de forma eficiente pois é diurética, supressora do apetite, energética, cardiotônica e redutora dos depósitos de celulite. O efeito emagrecedor desse fitoterápico deve-se a atividade inibidora no sistema nervoso central. Ela diminui o apetite, contribui para a queima de gordura localizada, sobretudo na barriga, ativa o sistema imunológico  e diminui o risco de doenças cardíacas, vez que acelera o metabolismo e estimula a queima do excesso de gordura. Além disso, ela tem o poder de fazer uma espécie de drenagem no corpo e diminuir muito a celulite, pois possui alantoína, uma substância que age nos vasos linfáticos auxiliando a eliminação do excesso de líquidos. A alantoína atua, ainda, na aceleração da regeneração da pele lesada e na proliferação de novas células que estimulam a epitelização.

Além da alantoína, a pholiamagra tem como principio ativo a cafeína, que possui ação termogênica, acelera o metabolismo, aumenta a concentração e o humor. As mulheres que já estão na casa dos trinta são as que mais se beneficiam desse fitoterápico, pois ele vai tonificar a pele, recuperando o viço.

Falei mais sobre ele nesse post aqui.

6. Pholia Negra

Trata-se de um extrato natural super concentrado extraído de uma planta  pertencente a família aquifoliaceae muito comum nas regiões do norte da África, da Europa ocidental e na Ásia ocidental. Esse fitoterápico tem-se mostrado um eficiente supressor de apetite, auxiliando na redução e controle do peso corporal através do atraso do tempo de resposta do esvaziamento gástrico, é dizer, você toma a pholia negra e demora muito mais tempo para sentir fome do que se não tivesse tomado.

Os principais benefícios da pholia negra são o efeito de saciedade, a redução da gordura abdominal, o aumento da queima de gordura e a manutenção do peso por até 12 meses.Além disso, ela tem um efeito diurético e pode diminuir o nível de glicemia no sangue e aumentar o HDL, o bom colesterol.

Nesse post aqui falei mais sobre ele.

7. Semente de Girassol

A semente da vez para perder peso é a semente de girassol que, supostamente, ajuda a eliminar até 3 quilos por semana. A semente de girassol é rica em  vitamina E, que é antioxidante, neutraliza os radicais livres, protege oorganismo e ajuda a reduzir os níveis de colesterol. Possui altos teores de magnésio, que ajuda norelaxamento dos nervos, é essencial para a saúde óssea e para inúmeros processos do organismo.

Por ser rica em fibras, a semente de girassol ajuda no aumento da sensação de saciedade, o que reduz a vontade de comer. Além disso, regula o intestino, o que é uma benção! Estudos comprovam que essa sementinha  estimula a produção da serotonina, o hormônio do bem estar. Ou seja, reduz o apetite, é anti-barriga e ainda nos deixa mais feliz!

Pra saber mais clique aqui.

8.Irvingia gabonensis

A irvingia gabonensis, conhecida como manga africana, é um poderoso emagrecedor natural que, além de proporcionar um emagrecimento seguro, melhora a saúde, já que reduz o colesterol ruim (LDL) e os triglicerídeos, melhoram os níveis do HDL, controla a dieslipidemia e reduz os níveis de glicose. Ou seja, além de emagrecer, é um achado pra saúde! Esse fitoterápico atua, basicamente, no metabolismo de gordura. Inicialmente, ela reduz os níveis de leptina, que é um hormônio que promove a quebra de gordura e é chamado de ” o hormônio da obesidade” e aumenta  os níveis da adiponectina, que é um hormônio que ajuda na diminuição da resistência à insulina.

Além disso, inibe a ação de uma enzima chamada glicerol-3-fosfato desidrogenase, que é conversora de gordura  e facilita a conversão da glicose em triglicerídeos, que são armazenadas nas células de gordura, aumentando o seu tamanho. Ela promove, ainda, uma redução na absorção de carboidratos, já que inibe a ação da amilase e, consequentemente, a quantidade de amido absorvido. Por fim, inibe a formação de novas células de gordura. Estudos demonstram que esse fitoterápico promove uma perda rápida de peso, sobretudo na região abdominal, que é o terror da mulherada. Um estudo demonstrou que em 10 semanas a média de perda de  peso, com o uso desse fitoterápico, é de 12 quilos. Como é rica em fibras solúveis, reduz a fome e promove uma maior sensação de saciedade.

Ficou interessada? Clique aqui pra saber mais!

9.  Slendesta

A slendesta é o extrato da proteína da batata branca que atua como inibidor da proteinase tipo 2, que é uma  proteína que  estimula a produção do hormônio  responsável pela sensação de saciedade (Colecistoquinina ou CCK). Para entender como a slendesta funciona vou explicar superficialmente como se dá o processo de saciedade, tá? Quando ingerimos determinado alimento o organismo começa  a liberar CCK, que segue pela corrente sanguínea até o cérebro, dando sinais de que o que comemos foi suficiente. Cada alimento possui uma capacidade diferente de produzir essa sensação, sendo que a batata branca tem uma capacidade maior, vez que contém um ativo chamado IP2 que atua estimulando a produção do peptídeo  ( CCK) produzido pelo corpo para avisar ao cérebro que está saciado.

Como estimula a sensação de saciedade, a slendesta faz a gente comer menos, o que reduz o consumo calórico e nos faz  emagrecer. Além disso, reduz as medidas da cintura e dos quadris. Estudos clínicos demonstraram que a slendesta é segura, efetiva e promove realmente a sensação de saciedade. No estudo clínico randomizado, cruzado e controlado com placebo ficou comprovado que a Slendesta, tomada antes das refeições, diminui a vontade de comer e estimula a saciedade. Comprovou-se, também,  que os níveis de CCK aumentaram significativamente e se mantiveram altos por um período muito maior. Nesse estudo ficou comprovado que a slendesta atuou na redução do peso e também da medida da cintura e quadris. Ademais, a perda de peso média foi de 2,5 kg por semana,  o que é uma quantidade muito boa, certo?

Nesse post aqui tem todas as informações que vocês precisam sobre o produto.

10. Extrato de Café Verde

O extrato de café verde vem sendo muito consumido e os resultados, dizem, são dos melhores. O extrato age diretamente na gordura que está localizada no corpo, justamente porque ele ajuda o organismo a queimar essa gordurinha acumulada. Quando alimentos como massa ou batata chegam no organismo, viram moléculas de açúcar acumuladas como reserva para o corpo, armazenadas no tecido adiposo. Quando você está fazendo exercícios, por exemplo, queima o açúcar guardado no sangue e no fígado. O extrato de café verde vai ajudar seu corpo a queimar apenas a gordura acumulada no tecido, por isso vai fazer você emagrecer.

O ácido clorogênico atua reduzindo a absorção de glicose a nível intestinal. Atua também na inibição da ação da enzima responsável pela liberação de açúcares armazenados no fígado para a corrente sanguínea. Desta o nível de glicose sanguínea mantem-se dentro da normalidade, evitando riscos de excesso e estoque na forma de gordura. O ácido clorogênico também possui ação anticancerígena e antioxidante atuando na prevenção de doenças cardiovasculares e do envelhecimento.

Pra saber tudo sobre ele clique aqui.

11. Coleus Forskohli

A coleus forskohlii, comercializada como forskolin,  é uma planta típica das regiões áridas da Índia e muito conhecida pelas suas propriedades lipolíticas e vasodilatadoras Atualmente é um dos queimadores de gordura mais utilizados em regimes de emagrecimento, já que ajuda na redução da massa gorda e no aumento da massa magra.

Como aumenta os níveis da adenosina monofosfato cíclica nas células, que é o meio de transporte ideal para que as células  reajam  a estimulação hormonal, aumenta também o metabolismo celular, levando a quebra da gordura armazenada e inibindo a síntese de gorduras. Além disso, estimula a tireoide, levando a termogênese e reduzindo os sintomas do hipotireoidismo, aumenta o metabolismo basal, a lipólise e a absorção dos nutrientes pelo intestino.

Pra saber mais clique aqui. 

12. Chá de 37 Ervas

O chá de 37 ervas é composto pelas seguintes ervas e ativos: abacateiro, chá verde, carqueja, chapéu de couro, jambolão, cavalinha, melissa, douradinha, salsaparrilha, erva de bugre, carobinha, sene, dente de leão, funcho, erva cidreira, sete sangria, hibisco, graviola, fucus, cáscara sagrada, maracujá, espinheira santa, quebra-pedra, boldo do chile, jurubeba, angélica, pau ferro, cajueiro, centella asiática, alcachofra, malva branca, porangaba, velame, juá, sucupira, ipê roxo, jatobá e colágeno .

É um chá emagrecedor bem forte, com ativos que aliviam a ansiedade, acalmam, reduzem o apetite, aumentam a eliminação de líquidos, turbinam o metabolismo, ajudam na dissolução da gordura e tem ação laxante moderada. Segundo descrição, serve para gordura localizada, celulite, redução de peso, problemas digestivos, prisão de ventre, retenção de líquidos e equilíbrio do ácido úrico.

Pra saber tudo sobre ele clique aqui.

13. Chá de Oliveira

Para quem deseja perder uns quilinhos a folha de oliveira é, também, de grande ajuda já que estimula o organismo a eliminar gorduras auxiliando, assim, na redução do peso. O grande diferencial dessa folha nos processos de emagrecimento é que ela atua especificamente na gordura depositada na região abdominal. Estudos comprovam que  o consumo diário de 4 xícaras de chá de oliveira reduz até 10% da circunferência abdominal  em 2 meses, com uma redução média de 6 quilos.

Pra saber mais clique aqui.

14. Alcachofra

Já fiz alguns posts aqui sobre a alcachofra, tanto em cápsulas quanto o chá.  A alcachofra proporciona inúmeros benefícios para a saúde, já que age no sistema hepatobiliar e metabólico, sendo indicado como coadjuvante no tratamento de cálculos biliares, digestão lenta, gases, náuseas, colesterol alto e intolerância a gordura, sendo, ainda, considerado um protetor hepático e agente preventivo da aterosclerose. É um fitoterápico rico em cinarina, que é responsável pelas atividades colagogas, coleréticas, hematoprotetoras e hipocolesterolemiente.

Ou seja, é a cinarina que estimula a função do fígado, aumenta a produção da bile e  reduz o colesterol, além de aumentar a excreção de amônia. Além da cinarina, a alcachofra contém outros ativos igualmente importantes, como a oxidase, que é responsável pelas propriedades hipoglicemiantes, os flavonóides, que tem ação protetora e regeneradora dos hepatócitos, os compostos polifenólicos, que atuam na redução do colesterol plasmático e, por fim, a inulina, que possui ação diurética.

Tem post sobre ela aqui e aqui.

 15. Agar-Agar

O agar agar, que  é extraído de algas marinhas, é um suplemento nutricional rico em fibras alimentares, carboidratos e ferro. O alto teor de fibras auxilia  na regulação do trânsito intestinal , sendo por isso, indicada no tratamento de constipação crônica, síndrome do intestino irritável e prisão de ventre. Por ser pobre em lipídios e aumentar a sensação de saciedade,  é especialmente indicado para regimes de emagrecimento e ajuda, ainda, a reduzir as taxas de colesterol.

É uma fibra insolúvel em água fria, mas que se expande e absorve uma grande quantidade de água, formando, assim, um gel que não é absorvido e nem fermentado, o que é importante nos processos de emagrecimento. O agar agar hidrata e aumenta o bolo fecal, o que, além de ajudar na regulação do trânsito intestinal, estimula o metabolismo e ajuda no tratamento da celulite e da gordura localizada.

Pra saber tudo sobre ela clique aqui

 16. Guaraná

De acordo com pesquisadores da Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul,  esse fruto favorece e acelera a queima de gorduras. Esse efeito deve-se tanto a presença da cafeína quanto de outros fitoquímicos, como taninos, catequinas e xantinas, que aceleram o metabolismo, o que significa um aumento considerável no  gasto de calorias. O poder da xantina na redução de medidas já foi, inclusive, comprovado.

Entretanto, para que produza esse efeito é preciso que o consumo seja regular. O ideal é consumir até duas colheres de pós de guaraná por dia, que pode ser diluído em sucos, água, shakes e vitaminas. Para quem acha o gosto ruim ou não gosta do pó, vale tomar cápsulas de guaraná, que são vendidas em farmácias de manipulação e em casas de produtos naturais.Além de estimular a queima calórica, o guaraná influi na liberação de dopamina e adrenalina, o que garante uma maior sensação de bem estar.

Quer saber mais? Tem tudo aqui!

Claro que existem outros, mas esses são, até o momento, os mais conhecidos e consumidos!

 

Especial: Fitoterápicos Pra Emagrecer!
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

O que é a famosa Dieta Dukan?
Riscos de 2 Dietas da Moda!
Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. 👯 Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas 😘

Postagens recentes

O Melhor Exercício e Dicas Pré e Pós Treino

Olá miossss amores, tudo bem? Se você é minha leitora sabe que prometi fazer um registro diário do meu treino…

7 horas atrás

Meu Desafio de Emagrecimento: Dieta e Treino

Olá, MIOSSSS AMORESSSSSS!!! Tem alguém aí querendo emagrecer? Eu sei que já faz um bom tempo que eu deixei de…

1 dia atrás

Chega de Cabelo Curto Arrepiado nas pontas!

Cabelo Curto Arrepiado nas pontas Os cabelos curtos são tão quistos como forma e comprimento de cabelo, tanto quanto os…

4 dias atrás

Tratamento de Cabelo Profissional Barato

Tratamento de Cabelo Profissional Barato Vocês querem conhecer alguns produtinhos mega baratos? Que são profissionais e tem toda aquela concentração…

1 semana atrás

Shampoos Para Cabelos Oleosos: Os Melhores

Cabelo oleoso é um problema, não é mesmo? Só quem sofre com oleosidade sabe como é difícil o dia a…

1 semana atrás

Progressiva numa parte do Cabelo?

Progressiva numa parte do Cabelo? Aposto que já ouviu falar de progressiva na raiz ou no fundo do cabelo, já…

2 semanas atrás