Categories: Dieta

Goji Berry: O Aliado da Longevidade!

Goji  berry é o nome dos frutos da planta Lycium barbarum, originária  da região sul da Ásia – China, Tibete e Índia  -.  Trata-se de uma fruta que se parece com um tomate cereja,  rica em aminoácidos, minerais, ácidos graxos insaturados,  antioxidantes e vitaminas, razão pela qual são atribuídas muitas propriedades medicinais, cujos notáveis benéficos à saúde são validados por diversas pesquisas científicas.

Esta incrível fruta, consumida pelo povo oriental há milhares de anos, prolonga a vida, aumenta a energia e a força,  ajuda a queimar gorduras, possui poucas calorias, cerca de 50 em cada colher de sopa, evita o envelhecimento precoce da pele, aumenta a imunidade, o humor, diminui as celulites, evita problemas oftalmológicos,  previne doenças cardiovasculares, câncer, gripes e resfriados.  Tem ainda ação anticancerígena, ação antioxidante e anti-inflamatória. Devido a tantas propriedades benéficas, foi batizada pelos chineses como “fruto da longevidade”. O principal benefício  dessa fruta para a saúde humana  é a  nutrição do corpo, auxiliando-o a se curar através  do fortalecimento de um impressionante conjunto de extraordinários nutrientes.

Informação nutricional  da Goji Berry: Atualmente a  goji berry  é considerada  a fruta em baga mais rica do planeta em termos nutricionais. Ela apresenta uma  alta concentração de vitamina C: 100 gramas de goji berry possui quantidade 50 vezes maior de  vitamina C do que uma laranja. O alimento ainda é a maior fonte conhecida de carotenoides na natureza, incluindo o betacaroteno (com maior concentração do que a cenoura)  e zeaxantina,. Possui, ainda, grande quantidade de  vitaminas do complexo B, especialmente a B1, B2 e B6. Possui 19 aminoácidos, incluindo os oito “essenciais”, que não são produzidos em nosso organismo, sendo  adquiridos  por meio da alimentação. Conta ainda com beta-sisterol, que, por sua ação anti-inflamatória,  pode ajudar  no tratamento de impotência sexual e equilíbrio da próstata;  21 minerais, como zinco, ferro, cobre, cálcio, selênio e fósforo incluindo ainda  o germânio, apontado como anticancerígeno;  cyperone, fisalina, betaína,  triptofano  e 22 polissacarídeos, especialmente as beta-glucanas que fortalecem o sistema imunológico.

Vale ressaltar que textos médicos da China antiga e Tibete enaltecem as  amplas vantagens  dessa fruta  para a saúde, citando desde a renovação da vitalidade até o fortalecimento e restauração de órgãos importantes, especialmente olhos, fígado e rins. Nesse sentido, com respaldo científico, listamos a seguir  alguns dos tantos benefícios que essa poderosa frutinha vermelha, fonte completa de proteínas pode trazer r para o nosso organismo:

Benefícios da goji berry

Contribui com o emagrecimento: Uma pesquisa publicada no Journal of the American College of Nutrition em 2005, observou que indivíduos com quantidades adequadas de vitamina C possuem 30% mais eficiência em oxidar gordura durante uma sessão de exercícios moderados do que indivíduos com baixo consumo dessa vitamina. Portanto, percebe-se que a goji berry tem a capacidade de estimular o metabolismo, melhorando o rendimento durante os exercícios, contribuindo para a  perda de peso.

Em outro estudo, publicado em 2011, nesse mesmo periódico, os  pesquisadores  comprovam que o consumo diário  de 120 ml de suco de goji berry durante 14 dias reduziu  a circunferência da cintura e aumentou  as taxas metabólicas dos participantes da pesquisa.

Devido a sua  quantidade de fibras, ajuda a saciedade, evitando um maior consumo de alimentos.

Previne o envelhecimento: Devido ao efeito de sua poderosa ação antioxidante, protege o corpo do envelhecimento precoce. A força de seus antioxidantes e moléculas de polissacarídeos defendem contra o envelhecimento prematuro por neutralizar os efeitos danosos  que os radicais livres causam ao nosso corpo.  Além do mais, a frutinha pode estimular a liberação de hormônio do crescimento GH (hormônio do crescimento humano), considerado o hormônio da juventude, fazendo com que a pessoa se sinta e pareça mais jovem.

 

Melhora o sistema imunológico:  Esse benefício deve-se a alta concentração  de  vitamina C que goji berry possui na sua composição. Este nutriente aumenta a produção de glóbulos brancos, que tem  a função de combater microorganismos e estruturas estranhas ao corpo.  Além disso, os  polissacarídeos existentes na sua composição impedem a absorção de patógenos intestinais.

Aumenta a libido e a função sexual – É um poderoso estimulante sexual. A frutinha é considerada como um dos principais tônicos sexuais vegetais em toda a medicina asiática. Estudos científicos têm mostrado que o Goji berry comprovadamente aumenta a testosterona e, portanto, aumenta a libido tanto no homem quanto  na mulher.

Aumenta a energia e força: Considerada pelos asiáticos como um excelente adaptogênico,  a goji berry aumenta a tolerância a exercícios, resistência e força. Além do mais,  ajuda na  diminuição da   fadiga, especialmente na recuperação do desgaste,   revigorando,  fortalecendo  e ajudando  o corpo a lidar mais facilmente com o estresse.

Diminui as celulites:  Devido ao beta-sisterol, que possui ação anti-inflamatória, ajuda a controlar  a celulite.

Melhora a visão:  A  goji berry possui quantidades significativas de zeaxantinas,  carotenoides que ajudam a prevenir as doenças da visão, como a degeneração macular e a catarata.

Melhora do sono: Estudos médicos  realizados com grupos de pessoas idosas comprovaram que a  maioria desses  pacientes relataram melhora da qualidade do sono após o uso da goji berry.  Na Ásia essa fruta é amplamente utilizada para  o tratamento de insônia.

Protege a pele: Os carotenoides como o betacaroteno,  presentes na goji berry também proporcionam  benefícios para a pele, tornando-a mais bonita e saudável. Sabemos que a pele está sujeita a muitas agressões provocadas pela exposição contínua e gradativa ao sol, e o consumo de  alimentos ricos em betacaroteno reduzem os danos, já que protegem a pele. Estudos revelaram que  os polissacarídeos da Goji Berry possuem potencial efeito protetor da pele.  Nesse sentido,  de acordo uma  pesquisa realizada  na Universidade de Sidney, a goji berry tem ação fotoprotetora contra raios  ultravioletas, que são danosos à pele.

Ação anticancerígena: A Goji berry é um dos poucos  alimentos vegetais  que possue um mineral anticancerígeno, o germânio, substância com maiores poderes de cura do planeta e o marco de desenvolvimento no campo da medicina nutricional, na opinião de alguns estudiosos.   Seus componentes orgânicos (polissacarídeos e oxidantes)  têm o poder de  alterar as mutações genéticas que podem levar ao câncer. Assim, estudos in vitro sugerem que as frutinhas Goji matam muitos tipos de células cancerígenas. Uma pesquisa realizada em 2012 e publicada no Journal of the American College of Agriculture revelou  que os polissacarídeos presentes na goji berry podem inibir a proliferação de células HeLa, tipo de células cancerígenas, por indução de morte celular. Os resultados evidenciaram  que a fruta pode agir principalmente no câncer de cólon e de colo de útero.

Previne doenças cardiovasculares:  A goji berry  contém beta-sitosterol, que com sua ação anti-inflamatória  ajuda equilibrar os níveis de colesterol. Suas propriedades antioxidantes mantém o colesterol saudável,  evitando a formação de placas arteriais. Os flavonoides ajudam a manter as artérias funcionando normalmente. Consequentemente, o risco de doenças cardiovasculares diminui. A vitamina B6 auxilia na degradação da homocisteína, substância que quando está em excesso na corrente sanguínea pode aumentar os riscos de doenças cardiovasculares, e  também o  cyperone, um fito-nutriente que traz benefícios ao coração e à pressão sanguínea.

Protege o cérebro: Os ácidos graxos essenciais existentes na goji berry são necessários para a síntese de hormônios e regulam o funcionamento do cérebro e sistema nervoso, bem como as vitaminas do complexo B e a forte ação antioxidante da fruta também contribuem para evitar problemas neurológicos.

Proporciona bem-estar:  Possui o triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, que leva ao estado de bom-humor, alegria e satisfação. É considerada pelos asiáticos  como “frutinha da felicidade”.

Ação antioxidante: A  goji berry  apresenta  forte ação antioxidante, tendo em vista  ser essa fruta a  maior fonte conhecida de carotenoides na natureza. Além do mais, a vitamina C presente em grandes quantidades na fruta também apresenta  ação antioxidante.

O quanto consumir: A dose diária recomendada é de 15 a 45 gramas, ou 120 ml de seu suco, para que alcance  o efeito medicinal esperado . O ideal é que ela seja ingerida pela manhã, ou 20 minutos  antes de realizar atividades físicas, conforme indicam os especialistas.

Como consumir: Existem três formas de encontrá-la no mercado: in natura ou desidratada, na forma de suplementos, em cápsulas ou em pó. Por se tratar de uma fruta importada, a versão in natura não é encontrada facilmente. Se for consumida desidratada, torna-se interessante ingerir a fruta juntamente com um líquido para hidratar as fibras e potencializar os efeitos benéficos.  Pode ser ainda  adicionada em  iogurte, bolos, sobremesas, salada de frutas, vitaminas  e pães.

Riscos do consumo:  Alguns estudos  realizados nos Estados Unidos sugerem que o consumo excessivo de chás com goji berry têm ação inibitória de medicação utilizada para evitar trombose ou anticoagulantes. Seu consumo não é recomendado para quem faz uso de medicação anticoagulante. Da mesma forma, seu consumo também não é indicado para quem faz uso de medicações importantes para o controle glicêmico e de pressão.

Vale lembrar que mesmo com todas essas maravilhas que   a goji berry  oferece, ela não age sozinha no organismo. O consumo desta  fruta, aliado  a alimentação saudável e  equilibrada , além de exercícios físicos constantes, com certeza garantem mais qualidade de vida e bem estar  aos seus usuários.

Um alerta: ao adquirir a goji berry, procure através de  fonte confiável, considerando que mesmo algumas marcas que dizem ser naturais, podem não ser. Na dúvida, peça orientação ao seu nutricionista.

 

Goji Berry: O Aliado da Longevidade!
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Compartilhar
Tags: Goji Berry
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. 👯 Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas 😘

Disqus Comments Loading...

Postagens recentes

Coloristas de Cabelos Coloridos: Perfis Para Seguir No Instagram

Coloristas de Cabelos Coloridos O Instagram é uma ótima maneira de se atualizar e encontrar fashionistas do mundo todo e…

11 horas atrás

Cabelo Cacheado Loiro: Cabelos Para Se Inspirar e Copiar

Cabelo cacheado loiro Com a moda dos cacheados e a transição capilar para cabelos cacheados em 2017 - a juba…

17 horas atrás

Wella Fusion Máscara para que serve?

Wella Fusion Máscara Já conhecem a Wella Fusion máscara? Essa nova linha da Wella Professionals é específica para cabelos danificados…

2 dias atrás

Óleo de Rosa Mosqueta Na Pele 10 Benefícios [Infográfico]

A rosa que chamou atenção da indústria promete mandar embora muito do que incomoda as mulheres: manchas na pele, rugas,…

2 dias atrás

Wella Tonalizante 7.43 – Como Usar?

Wella Tonalizante 7.43 – Como Usar? Já ficou na dúvida com as tinturas e tonalizantes nos tons 7 e suas…

6 dias atrás

Você Tem Um Salão De Beleza? Saiba Como Aumentar O Faturamento

Aumente o faturamento do seu salão de cabelo Se você tem um salão de beleza vai amar a novidade que…

1 semana atrás