Categories: Dieta

Inimigos de uma boa alimentação

Não sei como você se sente, mas a minha sensação é de engano total. A gente jura que está entrando nos eixos e arrasando nas alimentações balanceadas, comendo de forma correta, quando, na verdade, isso tudo não passa de “conversa pra boi dormir”. Por mais que sejamos muito exigente e seletivas em nossas compras, acabamos levando para casa produtos aparentemente saudáveis, que só parecem inofensivos, mas oferecem riscos à saúde como muitos que estão a nosso dispor.

A pergunta é: como saber se estamos comprando alimentos saudáveis de verdade? A dica é não acreditar em tudo o que está escrito na frente da embalagem, olhe sempre o rótulo e a tabela descritiva com os valores calóricos, gorduras, sódio. Verifique se os itens integrais que você está levando para sua casa são realmente integrais, olhe no rótulo e procure saber qual a farinha que utilizaram na formulação.

Quando fiz uma matéria falando a respeito de alimentos mascarados, descobri que alguns pães que nós compramos como integrais, na verdade não são. Minha expressão foi de frustração, porque sempre confiei no que estava escrito nas embalagens, depois disso, minha postura no supermercado agora é investigativa. Como estaremos seguros se até as informações das fábricas de produtos alimentícios não são coerentes com a verdade. Não estou generalizando e muito menos dizendo que todas as fábricas agem dessa forma, mas devemos sim, focar com o famoso “pé atrás”.

Para ajudá-las a não cair nas armadilhas alimentícias, confira agora uma lista dos alimentos que você deve eliminar da suas refeições ou manter os olhos bem abertos ao comprá-los.

Cereal matinal

Está aí um dos que são mestres em enganar pessoas em busca de uma alimentação saudável. Quando estamos em dieta ou reeducação a alimentação a primeira atitude é renovar o estoque na dispensa da cozinha. Deixar de fora tudo que é obvio que engorda e colocar no lugar alimentos que irão nos ajudar a eliminar alguns quilinhos. Já começo dizendo que a maioria dos cereais, os mais famosos, que desenvolvem propagandas lindas, falando sobre as vitaminas, as fibras e demais nutrientes, esqueceram de comentar sobre a quantidade exorbitante de açúcar que há no pacote.

Sim, é absurda! Repare no que sobra dentro do pacote depois que os grãos de milho se vão, só açúcar. De uma conferida no que você tem em casa e veja e se é do tipo que estamos falando. Se for, substitua pelas versões livres de açúcar ou com menor índice do ingrediente. Acrescente acompanhamentos saudáveis como frutas frescas, como morango, banana, uva usar um pouquinho de mel para adoçar o paladar. Outra opção é trocar o cereal matinal por pão integral ou mingau de aveia.

Suco de caixinha

Vilão e dos bons! Um dos grandes enganos é trocar o refrigerante por um suco de caixinha acreditando estar fazendo uma boa troca. Não, nenhum e muito menos o outro são saudáveis, a explicação fica por conta da quantidade de açúcar presente em sua composição. Segure o queixo para não ficar de boca aberta com a quantidade: são cerca de duas colheres de sopa de açúcar para cada 200 ml. E ainda tem mais, o sódio também aparece por aqui, há uma grande quantidade da substância que compromete a saúde, aumenta as chances da pessoa sofrer com pressão alta no futuro e sobrecarrega os rins.

A alternativa que eu indico é apostar no sucos feitos com frutas frescas, deixando o açúcar de lado para saborear o sabor da fruta. Para quem não tem muito tempo ou prefere coisas mais práticas, compre sucos integrais, que oferecem mais sabor, menos calorias e nada de açúcar.

Barras de cereais

Quem nunca estocou um monte na gaveta do trabalho ou encheu o armário e a bolsa delas? A maioria deve ter respondido que sim, porque são práticas, estão sempre à mão e são saudáveis, ou pelo menos nós pensamos que fossem porque são ricas em fibras. Novamente as figurinhas carimbadas dos alimentos mascarados aparecem novamente: a maior quantidade não é de fibras e sim do açúcar e sódio.

Coloque a dica de analisar as informações do rótulo e compare os ingredientes, geralmente os primeiros da lista são os que estão em maior quantidade. Certifique-se de as fibras estão no topo. Não é preciso dizer que as barrinhas de frutas são as melhores opções né? Opte sempre por elas, esqueça as que são acompanhadas de chocolate, por exemplo e prefira as que têm flocos de milho, aveia, mel ou castanhas.

Nutricionistas indicam uma alternativa mais saudável como a bananada, que por incrível que pareça, não contém açúcar e ainda é cheia e fibras e uma variedade de vitaminas. Como a fruta não é desidratada como acontece na barra de cereal, todas as vitaminas e nutrientes continuam no alimento.

Pão bisnaguinha

Quando nós começamos a pesquisar esses assuntos a fundo, precisamos ter cuidado para não ficar um tanto neurótica, começamos a analisar muito daquilo que comemos. A bisnaguinha é uma delas, esses dias comi uma na casa da mamãe e me questionei quanto aos valores nutritivos dela, triste saber que a resposta não é favorável. A massa fofinha que atrai muitas crianças é cheia de gordura hidrogenada, além da farinha branca e o açúcar. Onde estão os nutrientes? Algumas marcas registram a presença de algumas vitaminas na composição, mas sabe-se lá!

Por conta disso é melhor evitar e investir em outro alimento ou comê-la apenas uma vez por semana. Substitua pela versão integral ou por pão de fôrma. Na dúvida, é sempre melhor comprar os integrais ou os feitos na hora, nas maquinas de pão ou na padaria, pois eles possuem menos conservantes.

Frozen yogurt

Quando disse que infelizmente estamos cercados por incertezas, vamos provar essa afirmação agora, infelizmente em tudo que está descrito nas embalagens é uma verdade. No caso do frozen yogurt a saúde fica por conta do iogurte, que é rico em cálcio e tem baixo índice de gordura. Entretanto, o risco está na formulação do produto, que, nem sempre utiliza o iogurte em sua formulação.

No ano de 2011 foi realizado um estudo em São Paulo que investigou oito lojas do produto em São Paulo e constatou que somente um delas era realmente à base de iogurte, enquanto todas as demais utilizavam sorvete comum na mistura, está aí a prova! Isso significa que, você também já pode ter sido enganado e ingerido gordura saturada e trans ao invés de iogurte.

Descubra se o frozen é saudável analisando a percentagem de gordura no rótulo ou perguntando diretamente ao atendente, quanto menor for o índice, melhor.

Peito de peru

Já foi indicado por muitoooos nutricionistas como a opção mais saudável dentre os embutidos, inclusive em minha última consulta, porém, ele se difere pouco do presunto comum. Os dois possuem a mesma quantidade de gordura e sódio, além de serem produzidos com carne e pele do animal.

As industrias utilizam conservantes como nitratos e nitritos, duas substâncias químicas cancerígenas, se consumidas por muito tempo. Então já viu que o bom mesmo é evitar o consumo de embutidos: presunto, peito de peru, mortadela e salsicha. Procure por versões livres de capa de gordura e coma somente uma vez por semana.

Empanados de frango

Há pouco tempo uma amiga me chamou atenção para a embalagem de alguns empanados de frango onde está escrito: tipo frango. Confesso que já tinha lido esse termo, mas nunca parei para analisá-lo, você sabe o que significa? Sim ele realmente há frango na composição, mas não só a carne do animal e sim a pele e outra partes que geralmente a gente descarta em casa. Além disso, há farinha e leite em pó misturados junto aos restos de frango. A aparência é de frango, mas a mistura é conhecida entre os nutricionistas por compensado. Conclusão: não deve ser consumido nem assado e muito menos frito. Eca!!!!

Calma ai que infelizmente ainda tem mais, além de não utilizarem os ingredientes corretos, ainda dão um certo jeitinho de deixar as pessoas viciadas a estes tipos de produto, a substância chamada de glutamato monossódico, é um realçador de sabor que age no paladar, fazendo com que as papilas gustativas se acostumem ao alimento. É uma verdadeira falta de respeito ao consumidor!

Se o empanado de frango era uma opção para os dias de correria, aqueles nos quais não há tempo para fazer um bife de frango ou carne e você recorre à ele, troque-o pela proteína presentes nos ovos, quatro unidades de ovos de codorna, são equivalentes a quantidade de proteína da carne. É rápido, fácil e saudável.

Produtos light e diet

Doce enganação é pensar que ao trocar o refrigerante pela versão light você está fazendo um bem para o organismo. Acredita que ainda tem gente acreditando que alimentos light e diet podem ser consumidos em maior quantidade do que os normais, segundo os nutricionistas, eles são específicos para casos extremos: doenças como diabetes ou obesidade. Portanto, é um erro achar que eles podem ser ingeridos à vontade porque têm menos gordura e açúcar.

Podem até ter menos, mas em contra partida, o sódio reina absoluto para manter o sabor da bebida. Se você é uma das pessoas que optar entre as verões light e diet ao invés da tradicional, saiba que é melhor optar pela tradicional. É melhor beber um pouco menos, do que exagerar na versão cheia de sódio, mas, na verdade, bom mesmo é beber um suco!

Inimigos de uma boa alimentação
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Compartilhar
Kemilly Bertini

Jornalista, comunicativa, pura energia. Apaixonada pelo universo feminino, dar dicas sobre beleza, moda, cabelos, maquiagem sempre foi seu maior hobby e ajudar mulheres a descobrirem a melhor versão de si mesmas é um dos seus prazeres.

Postagens recentes

Melhor Protetor Solar Para o Rosto: Marcas, Diferenças, Preços

Conheça os melhores protetores solares para o rosto Os protetores solares para o rosto a muito tempo deixaram de ser…

5 dias atrás

Primer Smashbox Resenha: Como Funciona, Diferenças, Como Usar

Primer Smahbox Resenha Maquiagem escorrendo, úmida e com brilho é comum em quem sofre com oleosidade excessiva. Já os poros…

1 semana atrás

Como Tirar Mancha de Espinha Do Rosto: Ácidos, Melhores Tratamentos

Os tratamentos estéticos estão cada vez mais modernos e eficazes, são sem dúvida grandes aliados para quem busca um rosto…

3 semanas atrás

Cabelos Longos Com Franja: Cabelos Para Se Inspirar e Copiar

Cabelos Longos Com Franja Tá querendo mudar o visual mas não quer abrir mão do comprimento do cabelo? Que tal…

3 semanas atrás

Cabelos Ruivos Curtos: Fotos Inspirações

Cabelos ruivos curtos Tons de vermelho podem ser morango, cobre, castanho avermelhado, vermelho uva, mesclados em tonalidades mais discretas ou…

3 semanas atrás

Cabelos Curtos para Senhoras: Ideias Pra Copiar Já

Cabelos Curtos para Senhoras Cabelo curto é ideal para mulheres que querem parecer mais jovens - além de ser muito…

4 semanas atrás