Inverno é Tempo de Sopa!

Quando as temperaturas caem, o que mais queremos é algo que nos aqueça, e talvez por isso a sopa seja tão bem vinda no inverno, já que é quentinha, então aquece o corpo e promove uma sensação boa de bem estar.  Pra completar, se for preparada com os alimentos certos, fornece grande parte dos nutrientes que o organismo precisa para se manter saudável e aguentar as mudanças do inverno.

Veja abaixo os melhores e piores para deixar a sua sopa saudável e gostosa!

Não Pode

1- Temperos Prontos

Não são poucos os estudos acerca dos conservantes e demais substâncias dos temperos prontos, que são ricos em gordura e possuem um teor elevado de sódio, substância que não faz nada bem para o corpo. Além disso, não são nutricionalmente relevantes, não acrescentando nada de bom para o organismo e podendo, isso só, gerar malefícios.

SAIBA MAIS: Lentilha: a pequena Poderosa.

Captura de tela inteira 27062013 181715

Apesar de práticos, eles devem ser deixados de lado, e o melhor é apostar nos temperos frescos, ricos em nutrientes e muito mais saborosos!

2- Complementos Gordurosos

A sopa pode ser muito benéfica e proporcionar uma sensação de “conforto”, sendo, inclusive, muito utilizada em dietas de emagrecimento. O que não pode é usar complementos calóricos e gordurosos, como o creme de leite industrializado e os queijos diversos, que são ricos em gorduras saturadas, o tipo que prejudica a saúde e o organismo como um todo.

Além de fazerem mal pra saúde, fazem mal pra silhueta, pois somam muitas calorias a mais e podem, claro, levar ao aumento de peso. Outra coisa que se deve evitar é acrescentar bacon, calabresa e outras carnes gordurosas, que são  extremamente calóricas e não fazem bem.

SAIBA MAIS: Como Manter a Dieta Comendo em Self Service?

3- Desprezar o Caldo

Como, ao serem colocados em água fervente, os vegetais perdem um pouco do seu valor nutricional, é essencial que esse caldo seja utilizado, seja a sopa cremosa ou não. Parece meio óbvio, mas o fato é que muita gente joga o caldo fora quando vai fazer a sopa cremosa (pra não ficar aguada), e assim acaba perdendo  a grande maioria dos nutrientes dos legumes e vegetais.

4- Congelar a Sopa

Como tempo é hoje artigo de luxo, muita gente aproveita o final de semana pra fazer uma quantidade maior de sopa e congelar para o restante da semana, pois assim não é preciso ter “trabalho” de prepará-la todos os dias e nem há o desperdício caso ela não seja consumida. Contudo, no processo de congelamento e descongelamento da sopa, assim como de outros alimentos, perde-se muitos nutrientes.

O correto seria fazer e consumir no mesmo dia, mas caso isso não seja possível, separe vasilhames que caibam a quantidade necessária para cada dia, assim só há um processo de descongelamento, o que significa uma perda menor de nutrientes.

5- Sopas Industrializadas

Sopa industrializada não é sopa, é uma porção de corantes, sódio, gordura e mais um monte de tranqueira de sabor supostamente bom, mas que, na verdade, é uma caixinha de malefícios pro organismo.

Um dos ingredientes que essas sopas contém é o  glutamato monossódico, um realçador de sabor que faz mal ao organismo pois pode aumentar a pressão arterial, piorar as disfunções de aprendizado e favorecer doenças como Mal de Alzheimer e Mal de Parkinson.  Existem estudos em andamento que sustentam que esse tipo de substância leva, ainda, a dependência.

SAIBA MAIS: Oito Passos para Emagrecer Sem Passar Fome.

Captura de tela inteira 27062013 181719

Os nutrientes, por assim dizer, utilizados nesse tipo de sopa não possui nenhum valor nutricional relevante, e, além disso, elas são puro sódio! Um pacotinho de sopa industrializada pode conter  uma quantidade de sódio que representa, em média, 30% do sódio que você pode consumir por dia, isso, é claro, se você não for hipertenso. O excesso de sódio faz mal para o coração e para os rins, que terão que “trabalhar” muito mais para manter a pressão em níveis aceitáveis.

Fora isso, elas contém aditivos nem um pouco saudáveis, são inimigos da dieta e possuem um gosto pra lá de duvidoso! Melhor evitar, não é mesmo?

Pode e Deve

1- Sopa de Verduras e Legumes

As melhores e maus saudáveis sopas são as feitas de verduras e legumes frescos, com temperos também frescos, pois elas são ricas nutricionalmente e fornecem ao organismo muito do que ele precisa para funcionar corretamente. Aqui, vale usar todo tipo de verduras e legumes, assim como grãos (feijão, ervilha, lentilha), quinoa, arroz, salsão e frango, que é uma fonte de proteínas importante.

 2- Canja de Galinha

Tenho certeza que muita gente aqui já ouviu, da mãe, das tias ou das avós, que canja de galinha cura o resfriado. Tô certa? Muita gente achava que isso era crendice popular, mas o fato é que a canja de galinha melhora os sintomas da gripe e dos resfriados e, pasmem, podem agir sobre a doença. Isso foi o que comprovou um estudo realizado na  Universidade de Nebrasca, nos Estados Unidos.

Captura de tela inteira 27062013 181711

Comprovou-se que a canja de galinha afeta de forma positiva o sistema imunológico e melhora a fluidificação e a eliminação do catarro. Isso acontece porque, ao ser aquecida, a galinha libera cisteína, aminoácido muito utilizado em xaropes expectorantes, e isso torna o muco menos espesso.

Uma delas é a canja de galinha. Isso porque, ao ser aquecida, a carne de galinha libera um aminoácido parecido com o princípio ativo usado em xaropes expectorantes, ajudando na fluidificação e na eliminação do catarro.
A receita oficial é a seguinte:

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de arroz
  • 1 peito de frango desossado
  • 1 maço de salsão
  • 6 cenouras
  • 3 dentes de alho
  • 1 e 1/2 cebola média

Preparo

Primeiro, refogue  1 dente de alho e  meia cebola picada. Feito isso,  coloque o frango e deixe dourar. Quando o frango estiver no “ponto”, acrescente água e deixe cozinhar até que  ele fique em ponto de se desfiado, mais molinho. Reserve o frango e o caldo formado em um vasilhame.

Em outra panela, refogue o arroz e a cenoura, acrescente três xícaras de chá de água e o salsão picado. Quando o arroz estiver cozido, acrescente o frango, previamente desfiado, o caldo e deixe “secar” um pouco no fogo.

Fácil de fazer, não é mesmo? Mas além da canja, existem muitas outras sopas fáceis, saudáveis e gostosas, é só experimentar!

Beijos

Ju Lopes

 

Inverno é Tempo de Sopa!
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.