Categories: Dieta

O que é dieta vegana?

Muitas pessoas ao redor do mundo são adeptas ao veganismo por não aceitarem as crueldades realizadas com os animais para a comercialização dos mais variados tipos de carnes no mercado de consumo, evitando também os alimentos derivados do leite. Outras pessoas desenvolveram a chamada dieta vegetariana com o intuito de criar hábitos saudáveis de alimentação ou promover uma reeducação alimentar bem restrita para emagrecer, mas mantendo o consumo de peixe, salmão e camarão. Também há quem possui algum tipo de intolerância, aderindo à dieta vegetariana por uma opção de saúde para evitar transtornos. Mas, no que consiste a dieta vegana?

Enquanto quem segue o vegetarianismo adota o consumo de frutas, legumes e verduras, mas não retira do cardápio diário os alimentos derivados do leite e as carnes que não são vermelhas, como, por exemplo, o peixe, o salmão e o camarão, quem segue o veganismo restringe todos os tipos de carnes, motivo pelo qual a dieta vegana se difere do vegetarianismo. Na dieta vegana pode-se comer todos os tipos de castanhas, cereais, grãos, frutas, legumes, nozes, sementes e verduras, mas não vale consumir carnes nem outros tipos de alimentos derivados dos animais, como, o ovo, o leite e o chocolate.

Apesar da dieta vegana ser uma opção para quem não aceita que os animais sejam sacrificados para consumo, pessoas em busca do corpo perfeito aderiram a este estilo de vida, tornando a dieta vegana uma nova modinha das tantas existentes. Com a popularidade da dieta vegana, descobriu-se através do grupo de pessoas intolerantes à lactose e ao glúten, por exemplo, que não é necessário se privar de doces, pois existem inúmeras receitas com ingredientes substitutos da lactose, do glúten e da origem animal que deixam as sobremesas idênticas às originais. Por isso surgiram inúmeros blogs, livros, produtos e estabelecimentos orgânicos.

Quem já se habitou com a dieta vegana sabe como substituir por alimentos equivalentes as proteínas, os aminoácidos essenciais, o cálcio, o ferro, o ômega 3 e a vitamina B2 que estão presentes nas carnes. Quem vai se aventurar, precisa ter em mente que a falta destes nutrientes pode causar anemia, fraqueza e doença, não devendo deixar de consumir diariamente os alimentos equivalentes, como, por exemplo, castanhas, cereais, grãos, frutas, legumes, nozes, sementes e verduras, sem pular nenhum deles no cardápio. Ocorre que nem todos estes alimentos juntos oferecem as mesmas proteínas que estão presentes nas carnes e seus derivados.

Contudo, são estes alimentos que deixam os adeptos à dieta vegana em pé. Já a vitamina B2, o ferro, a vitamina D, o cálcio e o ômega 3 podem ser encontrados na levedura, na soja, no tofu, no arroz, no cogumelo, na água mineral, no repolho, no brócolis, no óleo vegetal, na sopa, no feijão, na batata doce, no iogurte, nos biscoitos integrais, nas ervilhas, nas lentilhas, no tomate, na cenoura, no cacau, no gergelim, n as algas e no leite de soja, também devendo ser consumidos diariamente. Como a maioria dos alimentos veganos possuem fibras, é necessário tomar muita água.

  🔥HIDRATAÇÃO CASEIRA🔝🔥
    1. 🔝Hidratações caseiras
    2. 🔝Hidratação profunda caseira
    3. 🔝Óleo de coco no cabelo
    4. 🔝Hidração com azeite
    5. 🔝Cronograma Capilar Oficial

Tanto quem segue uma dieta vegana por motivos de ideologias, intolerância ou emagrecimento pode contar ainda com outro alimento importante que é o amendoim, sendo que a famosa pasta de amendoim, sem açúcar obviamente, não faz mal para a saúde e não engorda como dizem. Já quem segue a dieta vegana pelo emagrecimento deve substituir corretamente as fontes de proteínas da carne pelos demais alimentos citados para não ficar mal. Outro fato é que deve-se aliar à reeducação alimentar com exercícios físicos diários, pois os mesmos aceleram o metabolismo e o emagrecimento, além de fazerem bem para a saúde, principalmente após uma rotina diária estressante.

Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

  • Unhas

Unhas fortes e grandes: com ter?

Unhas fortes e grandes Unhas quebradiças e frágeis são comuns na maioria das mulheres, mas existem meios de evitar esses…

  • Maquiagem

Maquiagem Vencida Pode Ser Usada?

Maquiagem vencida Usar maquiagem é bom e toda mulher gosta. Um pó compacto aqui, um rímel ali e muita base…

  • Beleza

Óleo de coco: benefícios, como usar, cuidados

Óleo de coco serve para quê? Não foi propriamente uma descoberta, já que o óleo de coco é utilizado desde…

  • Beleza

Como Tirar Olheiras – Tratamentos, Receitas caseiras, Causas, Vídeos

Como Tirar Olheiras Não são poucas as pessoas que sofrem com as olheiras, uma sombra que pode variar de cor…

  • Maquiagem

Delineador Acabou e Agora? Veja em vídeo o que fazer!

O que fazer quando o delineador acabar? O delineador acabou?! Esta situação é muitas vezes decepcionante, principalmente quando são produtos…

  • Bepantol

Bepantol: Como Usar, Resenhas, Vídeos

Bepantol: Como Usar ✅ Recomendado para prevenir as assaduras da pele dos bebês, o bepantol é um creme tópico que…