Categories: Dieta

Óleo de Coco: Sim ou Não?

O óleo de coco faz parte da rotina de muita gente (já tomei!) e sei que muitas mulheres que querem emagrecer fizeram ou fazem  uso desse óleo, até porque faz tempo que ele está em evidência, e foram muitos os programas de televisão, revistas e  jornais que falaram sobre os benefícios desse óleo.

 Há quem diga que ele, supostamente, ajuda a eliminar a gordura abdominal, além de melhorar o sistema imunológico, aumentar o metabolismo, ajudando na queima calórica, e prevenindo doenças cardíacas. Por outro lado, alguns médicos, e não são poucos, sustentam o oposto, já que não existem evidências científicas que comprovem, com plenitude de certeza, qualquer uma destas propriedades em seres humanos.

Já li em vários lugares que o consumo de mais de duas colheres das de sopa de óleo de coco por dia pode fazer muito mal ao coração e levar ao aumento de peso, o que é, na verdade, bem plausível, já que cada colher desse óleo contém mais de 100 calorias. Ou seja, pode sim, ser uma bomba calórica!

Alguns estudos recentes sustentam que uma colher de sopa do óleo de coco contém aproximadamente 11 gramas de gordura saturada, que é mais da metade do limite diário recomendado para uma pessoa adulta. Passa dos limites mesmo, porque se assim for, ele tem mais gordura saturada que a manteiga, a banha de porco ou o bacon.

Alguns estudos preliminares realizados com cobaias humanas demonstrou que o consumo regular desse óleo eleva os níveis de LDL, que é o colesterol ruim,  no sangue, que, por sua vez, acaba aumentando o risco do desenvolvimento de aterosclerose, de doenças cardiovasculares, infarto agudo do miocárdio e derrame cerebral, dentre muitas outras.

Fico, sinceramente, virada no saci com essas imprecisões da ciência, sabe? Isso acontece com vários alimentos e bebidas, como o ovo e o café, por exemplo, que uma hora são vilões e na outra são mocinhos.

Acho que o certo mesmo era que fossem efeitos estudos sérios e imparciais antes que qualquer produto fosse liberado pra consumo, porque assim saberiamos ao certo como agir, como consumir ou porque deixar de consumir. Só que como isso não vai acontecer, nem agora nem nunca, o melhor é sempre antes de pensar em usar esse tipo de produto procurar opinião e ajuda médica.

Um nutricionista de confiança seria a pessoa ideal para que você buscasse informações mais detalhadas e precisas sobre esse produto ou qualquer outro referente a alimentação, porque ele, mais que ninguém, tem prepara pra saber se um alimento é ou não benéfico, em quais quantidades ele faz bem e em quais faz mal, o horário de consumir e quem pode ou não pode consumir.

Isso de pode ou não pode consumir é muito importante, porque li uma matéria informando que pessoas com leve sobrepeso podem sim tomar o óleo de coco, mas que em pessoas com mais sobrepeso ou obesidade o resultado não é nada bom.

Enquanto não se decidem sobre o “bom e o ruim”, só nos resta pesquisar, não é?

Beijos

Ju Lopes

Óleo de Coco: Sim ou Não?
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

Clareamento dental com BICARBONATO e LIMÃO ⬅

Clareamento dental com bicarbonato: o guia completo ⬅ Pouco dinheiro não é mais desculpa para dentes sujos e encardidos! Basta…

3 dias atrás

Babosa No Cabelo: 15 Receitas Caseiras

Babosa No Cabelo: 15 Receitas caseiras, vídeos e benefícios.

2 semanas atrás

Hidratações Caseiras Para Cabelos: As Melhores ⬅

Hidratações caseiras para todos tipos de cabelos.

2 semanas atrás

Como fazer RECONSTRUÇÃO CAPILAR: As Melhores ⬅

Como fazer Reconstrução Capilar: O Guia Completo Muitas vezes nossos cabelos estão quebradiços e sem vida, isso pode ocorrer por…

2 semanas atrás

Como Congelar BABOSA pra passar nos CABELOS ⬅

Como Congelar Babosa Para Passar Nos Cabelos A dica que eu vou passar hoje é como congelar babosa para usar…

2 semanas atrás

Reconstrução com queratina líquida barata

Reconstrução com queratina líquida Sabe quando os cabelos realmente estão maltratados, cansados de tantas químicas, sem vida, hidratação e que…

2 semanas atrás