Categories: Dieta

Ômega 3 Emagrece Sim!

Já faz é tempo que o ômega 3 caiu na boca e no gosto do povo. Não é pra menos, afinal essa gordura do bem é essencial para o correto funcionamento do nosso corpo. Só que não é só isso, pois o ômega 3 é também um importante aliado da boa forma e do combate  a obesidade.

A suposta ação de combate a obesidade do ômega 3 foi discutida largamente no  XV Congresso Latino-Americano de Nutrição, sendo que um dos destaques nesse sentido foi a apresentação da nutricionista Dennys Cintra, uma brasileira, que sustentou que são inúmeros os estudos e experiências que comprovam a relação da obesidade com a inflamação, e como o ômega 3 age combatendo a inflamação, já que possui bom potencial anti-inflamatório, ele ajuda também a combater a doença.

Pra sustentar sua tese, a nutricionista induziu um grupo de cobaias a ganhar peso até ficarem obesos em decorrência da alimentação rica em gorduras saturadas. Com as cobaias já obesas, foram feitos estudos no hipotálamo deles, que uma região do cérebro relacionada ao controle da fome. Notou-se que o excesso de gorduras saturadas gerou uma produção exagerada de citocinas, que são substâncias inflamatórias que impedem o disparo do sinal de saciedade.

Esse mecanismo é o mesmo que nos humanos, já que quando nos alimentamos vários hormônios são secretados, como  a insulina, que é secretada pelo pâncreas, e a leptina, que é secretada pelos tecidos gordurosos do nosso corpo. São esses hormônios que mandam para o cérebro o aviso de que está na hora de parar de comer. Mas, quando ocorre essa inflamação, gerada pela obesidade (e que causa a obesidade, num ciclo vicioso), essa comunicação fica comprometida e, em muitos casos, as células que têm o dever de “parar” o apetite, morrem, e aí a coisa complica, porque a pessoa nunca fica saciada e come sem parar.

Com o intuito de interromper esse ciclo vicioso, a pesquisadora introduziu ômega 3 no cérebro das cobaias e comprovou que esse ácido graxo consegue não só reverter o processo inflamatório, como também estabelecer a atividade celular. Após essa descoberta, as cobaias receberam suplemento de óleo de linhaça na dieta, o que ajudou a reduzir a inflamação cerebral, a velocidade com que o corpo engorda, além de reduzir a gordura visceral e aumentar o gasto energético. Isso é muito importante pois não tem como perder peso sem regular a saciedade, porque isso evita os ataques a geladeira, já que reduz a fome em excesso.

Os resultados em cobaias foram  extremamente positivos, mas será que nos seres humanos seria a mesma coisa? O Ômega 3 realmente ajuda na redução da inflamação e na perda de peso?

Quem responde essa pergunta é um estudo feito na Universidade de Navarra, na Espanha,  que comparou os resultados de duas dietas pouco calóricas (menos de 1500 calorias diárias) tanto em relação a perda de peso quanto no impacto sobre a saúde.

Os estudiosos dividiram os participantes do estudo em dois grupos, sendo que cada grupo aderiu a planos alimentares diferentes ao longo de oito semanas. A quantidade calórica era a mesma, assim como os alimentos consumidos, mas um grupo consumia três porções semanais de peixes ricos em ômega 3 e o outro grupo consumia os demais tipos de carne. No mais, todos os participantes tiveram o peso, a taxa de insulina, a taxa de leptina, o perfil do colesterol e o triglicérides analisados tanto no início quanto no fim do estudo.

Seguindo a dieta de redução calórica, todas as pessoas que participaram do estudo perderam peso, contudo, os que consumiram as três porções semanais de peixes perderam bem mais. Além disso, nesse grupo ocorreu uma melhora muito boa na ação da insulina, já que os níveis do hormônio ficaram estáveis, o que evitou os famosos picos de insulina seguidos de sua queda, evitando, assim, os ataques de fome.

A razão dos resultados positivos é que o ômega 3 age ativando uma determinada proteína celular conhecida como PPAR-gama, que quando acelerada melhora a ação da insulina no interior das células, o que facilita a conversão do açúcar em energia, evitando que ele fique estocado em forma de gordura. É dizer, essa proteína evita que o corpo estoque o açúcar e estimula que ele seja usado como energia. E não é só isso, já que essa molécula também age estimulando algumas enzimas que têm a função de degradar o triglicérides, o que significa que o consumo regular de ômega 3 leva a queda das taxas de gorduras e também do colesterol ruim, o que, claro, é uma ótima notícia, já que previne doenças cardiovasculares.

Outro ponto positivo desse ácido graxo essencial é que ele regula também os níveis da leptina, o que ajuda muito no controle da saciedade e do apetite. É dizer, ajuda a pessoa a sentir menos fome.

Claro que a redução calórica, através de uma dieta equilibrada, é o mais importante no emagrecimento, já que a coisa é matemática pura (é preciso ingerir menos do que se gasta), mas é fato que o ômega 3 age reduzindo a fome e ajudando a regular a queima dos depósitos e gordura.

E consumir ômega 3 regularmente não é uma tarefa difícil, é muito fácil, aliás, e escolhas não faltam! Incluir peixes na dieta ajuda muito tanto no aporte de ômega 3 quanto na redução de peso, já que eles tendem a ser menos calóricos e mais saudáveis. A farinha de linhaça é  outra ótima alternativa, e pode ser consumida com iogurtes, sucos, vitaminas, etc.

Uma outra opção são as cápsulas de ômega 3, que são práticas e não são caras. Ou seja, todo mundo pode acesso!

Eu faço a suplementação com cápsulas de ômega 3 manipulada (super ômega), porque as concentrações são maiores e aí dá pra consumir somente uma por dia ao invés de várias de pequena concentração, e pago 46 Dilmas em 30 cápsulas, que é suficiente para um mês de consumo.

Vocês podem manipular o ômega 3 em qualquer farmácia de manipulação e não é necessário ter receita médica. Outra opção é comprar as cápsulas já “prontas”, daquelas que são vendidas nas farmácias tradicionais.

Beijos

Ju Lopes

Ômega 3 Emagrece Sim!
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

Melhor Protetor Solar Para o Rosto: Marcas, Diferenças, Preços

Conheça os melhores protetores solares para o rosto Os protetores solares para o rosto a muito tempo deixaram de ser…

5 dias atrás

Primer Smashbox Resenha: Como Funciona, Diferenças, Como Usar

Primer Smahbox Resenha Maquiagem escorrendo, úmida e com brilho é comum em quem sofre com oleosidade excessiva. Já os poros…

7 dias atrás

Como Tirar Mancha de Espinha Do Rosto: Ácidos, Melhores Tratamentos

Os tratamentos estéticos estão cada vez mais modernos e eficazes, são sem dúvida grandes aliados para quem busca um rosto…

3 semanas atrás

Cabelos Longos Com Franja: Cabelos Para Se Inspirar e Copiar

Cabelos Longos Com Franja Tá querendo mudar o visual mas não quer abrir mão do comprimento do cabelo? Que tal…

3 semanas atrás

Cabelos Ruivos Curtos: Fotos Inspirações

Cabelos ruivos curtos Tons de vermelho podem ser morango, cobre, castanho avermelhado, vermelho uva, mesclados em tonalidades mais discretas ou…

3 semanas atrás

Cabelos Curtos para Senhoras: Ideias Pra Copiar Já

Cabelos Curtos para Senhoras Cabelo curto é ideal para mulheres que querem parecer mais jovens - além de ser muito…

4 semanas atrás