Categories: Dieta

Propriedades Nutricionais Do Abacate

Eu não deveria, mas amooooo abacate! Acho um pecado ele ser tão engordativo… Mas mesmo sendo um pouco mais calórico, é o tipo de alimento que todo mundo precisa consumir de vez em quando devido ao alto valor nutricional e aos inúmeros benefícios que proporciona.

O abacate é rico em vitamina E, vitamina A, vitamina B1, vitamina B2, vitamina C ferro, cálcio, magnésio, fósforo, ômega 3, ômega 6, ômega 9, glutationa (potente antioxidante).

O magnésio é importante no metabolismo da glicose e ajuda a nutrir nervos e cérebro. O ferro combate a anemia e estimula a formação de hemácias. O cálcio combate a osteoporose. O fósforo ajuda na mineralização dos ossos, dentes e dos neurônios, além de estimular o raciocínio e combater a fadiga mental.

A vitamina C tem ação anticancerígena, estimula a formação de colágeno, aumenta a imunidade do organismo, reduz o colesterol e é eficaz no combate a infertilidade. A vitamina A, por sua vez, á anticancerígena e  anti-radicais livres. A vitamina E e a glutationa são antioxidantes poderosos, combatem o estresse oxidativo e previnem o envelhecimento.

Dessa forma, as 162 calorias fornecidas em 100 gramas de abacate são calorias do bem.

Além disso, o abacate é praticamente uma farmácia ambulante porque reduz o colesterol ruim, dilata os vasos sanguíneos, beneficia as artérias, bloqueia mais de 30 agentes cancerígenos, combate a fadiga mental, diminui o risco de doenças cardiovasculares e previne o envelhecimento.

O chá da folha do abacateiro é diurético, digestivo, carminativo, anti-gases, combate a tosse, a rouquidão e é utilizado no tratamento de cálculos renais.

O óleo de abacate combate o reumatismo e a gota. O caroço queimado e moído combate a diarreia.

O bom é que o abacate é super versátil, pode ser usado em vitaminas, em sobremesas, em cremes, em saladas, com iogurtes, como sorvetes, como picolés e como ingrediente de outras receitas diversas, como o guacamole, por exemplo.

Aliás, que tal um glacamole? Olhem a receita aí:

  • – 1 abacate grande
  • – 1 tomate grande sem pele picado
  • – 1 cebola roxa pequena picada
  • – 1 dente de alho picado
  • – suco de 1/2  limão
  • -1/2 pimenta de cheiro
  • -3 colheres de azeite
  • – molho de pimenta ou pimenta dedo de moça a gosto
  • -sal e salsinhaa gosto
Amasse o abacate e misture com o alho, o tomate, a cebola, a pimenta e o sal. Amasse até formar uma pasta e tempere com o suco de limão e o vinagre, que é o que impede o abacate de ficar escuro. Leve para gelar e sirva em, no máximo, duas horas para não ficar amargo!
Depois é só servir com torradas, pão sírio ou nachos!
Beijos

Ju

@JuLopesL / julianalopes@patricinhaesperta.com.br

Propriedades Nutricionais Do Abacate
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

BB Cream: Qual o melhor? Benefícios, Como Usar?

BB Cream: qual o melhor? 🧐 ✅ Benefícios, como usar, dicas para ter uma pele de rica 🙋 Se produtos baratinhos…

4 dias atrás

Velashape: Como Funciona? Benefícios ✅

Eliminar o aspecto casca de laranja da celulite, quebrar e dissolver a gordura localizada e tonificar a pele, acabando de…

2 semanas atrás

Cosméticos coreanos que fazem sucesso no mundo

Cosméticos coreanos mais procurados. Uma solução que tem se destacado no mundo da beleza são os cosméticos coreanos. Em Nova…

2 semanas atrás

Como Parar de Roer Unhas? ✅

Como Parar De Roer Unhas Guia completo ✅ Ninguém sabe muito bem o motivo e nem quando exatamente começou, mas…

3 semanas atrás

Shampoo a Seco Caseiro ✅ Vídeo Passo a Passo

Shampoo a Seco Caseiro Amido de milho? Farinha de trigo?! Fermento em pó?! Talco?! Sim, nós mulheres encontramos soluções pra…

3 semanas atrás

Shampoo A Seco: Melhores, Tipos, Resenhas, Como Usar, Benefícios

Já falei por aqui algumas vezes que meu [cabelo é oleoso e fino] - e não é fácil administrar a…

3 semanas atrás