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Quais são os chás que emagrecem?

Chá gelado no verão, chá quente no inverno. A bebida é famosa no mundo inteiro, faz parte de tradições milenares, ajuda a prevenir doenças e melhora a digestão após as refeições. Mais do que isso: o chá emagrece. É, sim! Existem tipos de chás que ajudam na perda de peso e podem turbinar uma dieta, além de acelerar o metabolismo e eliminar a retenção de líquido. De acordo com a nutricionista Paula Castilho, do Sabor Integral Consultoria em Nutrição, de São Paulo, muitos chás ajudam no emagrecimento por terem efeito diurético, que dá mais vontade de fazer urinar e, assim, eliminar o inchaço e amenizar a celulite.

Então, a partir de hoje, inclua chás no seu cardápio. Independente da dieta e dos alimentos que você consome, duas xícaras de chá por dia já ajudam a secar a barriga. Para as mulheres que querem adaptar essa cultura na dieta, a nutricionista recomenda o consumo dos chás de hibisco, verde, cavalinha, e de centell asiática. Todos estes têm efeito diurético e um pouco laxativo, que fará seu intestino funcionar melhor, sem cólicas.

De acordo com a profissional, o mais indicado é consumir as xícaras de chás sempre nos intervalos das principais refeições. “Você pode tomar mais de um tipo de chá por dia, sempre entre o café da manhã, almoço e o jantar, para que não atrapalhem a absorção de nenhum nutriente em alguma refeição grande”, explica. Eles têm o poder de acelerar o metabolismo, que vai trabalhar de forma mais rápida, queimando mais calorias e fazendo você emagrecer de forma saudável e com os nutrientes funcionais dos chás. “Normalmente eles possuem cafeína, menos que o café, o que também estimula o corpo e a deixa mais disposta. Além de aumentar a circulação sanguínea, interferindo diretamente nas regiões do corpo onde há retenção de líquido e celulite”, afirma.

O consumo de chá depende de cada pessoa. A nutricionista explica que cada chá é composto por uma quantidade de nutrientes, que para fazerem efeito, vão de acordo com o objetivo da pessoa, incluindo o peso atual e a idade. Por isso, é bom sempre consultar um profissional da saúde para saber o quanto de chá o seu corpo precisa. “Uma medida segura é colocar sempre três colheres da erva em um litro de água infusão, ainda quente, e consumir ao longo do dia. Pode beber o chá quente ou gelado, de acordo com a sua preferência.”

Sobre a história de chá quente e chá gelado, Paula explica que não existe nenhuma diferença no resultado da bebida. Ou seja, você pode escolher a temperatura que deseja consumir. “O segredo e o passo mais importante é o momento de infusão, que deve ser de pelo menos 15 minutos. Se você puder tomar o chá em temperatura ambiente, melhor. Apenas para garantir os antioxidantes por mais tempo”, explica a nutricionista. Outra diferença que sempre causa dúvidas entre a mulherada é se existe mudança do resultado do chá de ervas naturais ou em sachê. E existe! De acordo com Paula, o chá de ervas é sempre natural, já o sachê é mais aromatizado. Para um resultado melhor e mais potente, principalmente quando se fala em emagrecimento, a profissional recomenda o chá de ervas.

E um alerta importante: o chá não substitui a água! Ele não tem o poder de hidratar o corpo, como a água, por si só. Por isso, além do chá, é necessário que você beba pelo menos dois litros de água por dia, para manter o corpo hidratado, ainda mais depois de tanto chá, que terá um efeito diurético.

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Escrito por Kika @blogdakika

Eu acredito na beleza, na beleza que vem de dentro para fora. Na beleza de quando a gente olha no espelho e se senti feliz em não seguir padrões - só feliz com nós mesmas. Acredito em almas bonitas e na beleza da natureza. Amo os animais e as flores. Adoro uma boa vaidade também, afinal, um bom batom vermelho e as unhas feitas deixam os dias mais coloridos. Vem comigo que vou te mostrar um pouco do meu mundo.

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