Menu
in

Redução de Estômago

Meninas, já faz um tempinho que queria falar sobre isso, pois acho que é um tema bem relevante, mas antes precisei ” convencer” duas amigas minhas que já se submeteram a uma redução de estômago a fazerem um relato bem detalhado de todo o procedimento, do antes, do depois e do aspecto psicológico, porque acho legal “ouvir” de quem viveu realmente a situação quais são os prós e contras, sabe?

A Isa, que é uma das minhas melhores amigas, fez a redução e deu super certo…Ela tá magrinha, linda e com a autoestima nas alturas. A Jana não teve resultados tão bons em decorrência de aspectos psicológicos, e por isso acho válido trazer duas experiências tão diferentes de uma mesma situação, pois só assim, observando os diversos ângulos da coisa, a gente pode avaliar e opinar direitinho.

Até sexta-feira publico o depoimento das duas, tá? Vamos começar com a parte técnica da coisa…

A obesidade é uma doença que atingiu proporções assustadoras em todo o mundo, sendo que o seu tratamento é baseado em uma reeducação psicológica, nutricional e físico. Acontece que o tratamento clínico é pouco efetivo para quem possui muito peso e existem dados que comprovam que pacientes com índice de massa corpórea (IMC) superior a 40Kg/m² não respondem ao tratamento clínico.

Nesses casos, a cirurgia bariátrica é a melhor saída.

Existem no Brasil quatro técnicas cirúrgicas aprovadas no tratamento da obesidade, excetuando-se o balão intragástrico, que não é considerado como técnica cirúrgica.

Essas técnicas cirúrgicas diferem basicamente quanto ao mecanismo de funcionamento, que podem  ser restritivos, disabsortivos ou mistos.

As cirurgias com mecanismo de ação restritivo visam reduzir a quantidade de alimentos suportados pelo estômago.

As de mecanismo disabsortivos visam a redução da capacidade de absorção do intestino.

As cirurgias bariátricas com mecanismo de ação misto geram um pequeno grau de restrição da quantidade de alimentos suportado pelo estômago e uma redução da absorção pelo intestino.

As quatro técnicas cirúrgicas são:

  • Bypass gástrico
  • Banda gástrica ajustável
  • Gastrectomia vertical
  • Duodenal Switch

No próximo post vou falar sobre cada uma dessas técnicas e outras coisas mais, certo?

Beijos

Ju

@JuLopesL / julianalopes@patricinhaesperta.com.br

https://www.facebook.com/JuLopesPE

ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Escrito por Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza.

Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá?
Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Comente