Categories: Dieta

Você Usa a Comida como Válvula de Escape?

A função do alimento, como todo mundo sabe, é nutrir o organismo, dando a ele tudo o que for necessário para que ele se mantenha e funcione corretamente. Contudo, o que mais se vê é uma “mudança de função”, pois se antes servia para nutrir o organismo, hoje o alimento é usado para suplantar sentimentos como ansiedade, insegurança, raiva, frustração e similares.

O alimento transformou-se em um vício, como outro qualquer, e, como proporciona prazer, mesmo que momentâneo, é dos mais difíceis de combater.

É raro que alguém se alimente porque sinta, realmente, fome. A gente come pra passar o tempo, come enquanto assiste TV, como enquanto está no computador, come enquanto conversamos com os amigos e  como até quando estamos ao volante. Ou seja, não importa qual seja a situação, a comida está sempre presente.

E, na grande maioria das vezes, esse processo é tão “automático”, que sequer nos damos conta, afinal, ele nos mantém de certa forma anestesiados em relação a uma realidade que quase sempre nos causa sentimentos negativos, e isso é péssimo, porque  perdemos o controle não só em relação ao que comemos, mas sim, e principalmente, perdemos o controle e o poder em lidar com situações de dor e de angústia. Ou seja, usamos o alimento como válvula de escape para situações e sentimentos que não conseguimos, momentaneamente, encarar, vivenciar.

Mas, o mais importante, como se livrar disso?

O primeiro passo é reconhecer que a sua fome é, na grande maioria das vezes, emocional, que ela já se tornou um hábito e que faz muito mal para a sua saúde física e psicológico, porque, obviamente, gera quilos a mais, o que interfere negativamente na auto estima.

Esse reconhecimento é um trabalho de autoconhecimento que pode tanto ser feito sozinho como com acompanhamento psicológico, o que seria o mais adequado. Além de reconhecer a “fome emocional”, é preciso entender que “engolir” seus sentimentos não funciona, porque é isso que a gente faz, engole a raiva, a ansiedade, o medo, a dor, a rejeição e a frustração.

Sempre antes de ingerir algum alimento, antes de entrar no piloto automático, pare e pense se a sua fome é real ou não. Em caso negativo, coloque na balança o que é mais importante para você e para a sua saúde, e segure a “boquinha nervosa”!

Lute, mesmo, com todas as suas forças para evitar o alto preço que se paga por aliviar momentaneamente o estresse emocional ou seja lá o que for que te faça comer além da contas, porque esse “conforto” proporcionado pelo alimento é, na verdade, uma espécie de prisão, uma prisão que nunca permite que sejamos livres, porque a fome emocional nunca é saciada, e tendemos a ficar eternamente atrelados a ela.

Não, apesar de ser simples, não é nada fácil. É um esforço enorme, mas um esforço que só vai nos proporcionar benefícios, físicos, mentais e emocionais. É um esforço que nos tornará livres do alto preço que pagamos por não sabermos lidar com os sentimentos negativos da vida.

Beijos

Ju Lopes

Você Usa a Comida como Válvula de Escape?
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

Velashape: Como Funciona? Benefícios ✅

Eliminar o aspecto casca de laranja da celulite, quebrar e dissolver a gordura localizada e tonificar a pele, acabando de…

2 semanas atrás

Cosméticos coreanos que fazem sucesso no mundo

Cosméticos coreanos mais procurados. Uma solução que tem se destacado no mundo da beleza são os cosméticos coreanos. Em Nova…

2 semanas atrás

Como Parar de Roer Unhas? ✅

Como Parar De Roer Unhas Guia completo ✅ Ninguém sabe muito bem o motivo e nem quando exatamente começou, mas…

2 semanas atrás

Shampoo a Seco Caseiro ✅ Vídeo Passo a Passo

Shampoo a Seco Caseiro Amido de milho? Farinha de trigo?! Fermento em pó?! Talco?! Sim, nós mulheres encontramos soluções pra…

2 semanas atrás

Shampoo A Seco: Melhores, Tipos, Resenhas, Como Usar, Benefícios

Já falei por aqui algumas vezes que meu [cabelo é oleoso e fino] - e não é fácil administrar a…

2 semanas atrás

Como fazer RECONSTRUÇÃO CAPILAR: As Melhores ⬅

Como fazer Reconstrução Capilar: O Guia Completo Muitas vezes nossos cabelos estão quebradiços e sem vida, isso pode ocorrer por…

2 semanas atrás