Categories: Exercícios físicos

Mistura energética e saborosa

Meninas, vocês têm o costume de levar um lanchinho básico para a academia? Pois quem não tem, deixo uma dica para quem pratica exercícios físicos.

Em um pequeno pote, faça uma mistura de nutrientes essenciais, como fibras, gorduras, carboidratos e sais minerais. Tudo isso com um gostinho muito bom!!!! Essa mistura se resulta na granola, uma importante aliada de quem pratica exercícios físicos. Isso porque ela ajuda a manter o corpo saudável e é fonte de energia necessária para as atividades físicas.

Muita gente acha que ela é um alimento que vem da natureza, mas não é. É um produto industrializado e pode ser encontrada em várias formas. A mais tradicional tem em sua composição cereais como (aveia, flocos de milho ou centeio), castanhas (de cajú ou do Pará) e frutas secas (banana, maça ou uva).

A mistura pode ser consumida tanto antes como depois do treino, pois fornece energia para praticar a atividade ou repõe a que foi gasta. A granola deve ser ingerida em horários contrários aos exercícios físicos. As fibras deixam a digestão mais lenta. O atleta precisa de energia rápida antes do treino.

A granola no entanto, representa mais do que carboidratos e fibras, fundamentais para o bom funcionamento intestinal. Ela é rica em gorduras essenciais, como ômega 3, 6 e 9, que ajudam a aumentar o colesterol bom e diminuir o ruim, o que pode melhorar o desempenho do atleta. Outros compostos importantes são o selênio e o zinco, que combatem o envelhecimento das células e ajudam na cicatrização do músculo depois do exercício.

Lembrando que, a granola não deve ser consumida indiscriminadamente. Sua  ingestão deve ser considerada a partir do tipo de esporte praticado e da quantidade de calorias que o atleta precisa. “Muitos têm que tomar cuidado para não engordar. Por isso, deve-se observar o consumo dela”.

Apesar da mistura ser calórica, tem importantes vantagens “a granola é muito versátil”. Pode ser consumida com leite, iogurte, açaí e outras frutas. Aconselho o consumo para quem malha no mínimo de cinco a seis vezes por semana, usando duas ou três colheres para cada refeição.

Além disso, o produto não tem contraindicações. Pode ser consumido por atletas ou mesmo pessoas que não praticam exercícios regularmente, com excessão dos celíacos (intolerância ao glúten) e diabéticos.

Para não engordar, um atleta pode consumir entre duas e seis colheres de sopa de granola por dia, dependendo do gasto calórico diário. No entanto, não é aconselhável a ingestão após as 18 hs, pois ela pode ser estocada em forma de gordura. Também não se deve esquecer de beber água. O excesso de fibras pode ressecar o bolo alimentar e causar problemas como prisão de ventre.

Curiosidade: A granola surgiu por volta de 1830, quando o americano William Syvester Graham, vegetariano ferrenho, inventou a farinha integral, um preparado feito apenas de cereais moídos, sem aditivos. Em 1863, o sanitarista James Jackson assou essa farinha, criando um farelo que batizou de “granula”. Sete anos depois o americano John Harvey Kellogg, também sanitarista, criou uma mistura de aveia, trigo e milho assados e a chamou de “granula”. Processado por Jackson, Kellogg mudou o nome para granola e o patenteou. O produto, no entanto, só se popularizou nos anos de 1960, quando o movimento hippie enalteceu suas qualidades nutricionais.

Então meninas: Vamos malhar, vamos malhar, vamos malhar, vamos malhar!!!!!!!

Beijos

 

 

Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

  • Cabelos

Desmaia Cabelo De Tapioca – Melhor Receita Passo a Passo

Desmaia cabelo de tapioca Oi minha linda 💖 Hoje você vai aprender a fazer o desmaia cabelo de tapioca. Com…

  • Unhas

Unhas fortes e grandes: com ter?

Unhas fortes e grandes Unhas quebradiças e frágeis são comuns na maioria das mulheres, mas existem meios de evitar esses…

  • Maquiagem

Maquiagem Vencida Pode Ser Usada?

Maquiagem vencida Usar maquiagem é bom e toda mulher gosta. Um pó compacto aqui, um rímel ali e muita base…

  • Beleza

Óleo de coco: benefícios, como usar, cuidados

Óleo de coco serve para quê? Não foi propriamente uma descoberta, já que o óleo de coco é utilizado desde…

  • Beleza

Como Tirar Olheiras – Tratamentos, Receitas caseiras, Causas, Vídeos

Como Tirar Olheiras Não são poucas as pessoas que sofrem com as olheiras, uma sombra que pode variar de cor…

  • Maquiagem

Delineador Acabou e Agora? Veja em vídeo o que fazer!

O que fazer quando o delineador acabar? O delineador acabou?! Esta situação é muitas vezes decepcionante, principalmente quando são produtos…