Mistura energética e saborosa

Meninas, vocês têm o costume de levar um lanchinho básico para a academia? Pois quem não tem, deixo uma dica para quem pratica exercícios físicos.

Em um pequeno pote, faça uma mistura de nutrientes essenciais, como fibras, gorduras, carboidratos e sais minerais. Tudo isso com um gostinho muito bom!!!! Essa mistura se resulta na granola, uma importante aliada de quem pratica exercícios físicos. Isso porque ela ajuda a manter o corpo saudável e é fonte de energia necessária para as atividades físicas.

Muita gente acha que ela é um alimento que vem da natureza, mas não é. É um produto industrializado e pode ser encontrada em várias formas. A mais tradicional tem em sua composição cereais como (aveia, flocos de milho ou centeio), castanhas (de cajú ou do Pará) e frutas secas (banana, maça ou uva).

A mistura pode ser consumida tanto antes como depois do treino, pois fornece energia para praticar a atividade ou repõe a que foi gasta. A granola deve ser ingerida em horários contrários aos exercícios físicos. As fibras deixam a digestão mais lenta. O atleta precisa de energia rápida antes do treino.

A granola no entanto, representa mais do que carboidratos e fibras, fundamentais para o bom funcionamento intestinal. Ela é rica em gorduras essenciais, como ômega 3, 6 e 9, que ajudam a aumentar o colesterol bom e diminuir o ruim, o que pode melhorar o desempenho do atleta. Outros compostos importantes são o selênio e o zinco, que combatem o envelhecimento das células e ajudam na cicatrização do músculo depois do exercício.

Lembrando que, a granola não deve ser consumida indiscriminadamente. Sua  ingestão deve ser considerada a partir do tipo de esporte praticado e da quantidade de calorias que o atleta precisa. “Muitos têm que tomar cuidado para não engordar. Por isso, deve-se observar o consumo dela”.

Apesar da mistura ser calórica, tem importantes vantagens “a granola é muito versátil”. Pode ser consumida com leite, iogurte, açaí e outras frutas. Aconselho o consumo para quem malha no mínimo de cinco a seis vezes por semana, usando duas ou três colheres para cada refeição.

Além disso, o produto não tem contraindicações. Pode ser consumido por atletas ou mesmo pessoas que não praticam exercícios regularmente, com excessão dos celíacos (intolerância ao glúten) e diabéticos.

Para não engordar, um atleta pode consumir entre duas e seis colheres de sopa de granola por dia, dependendo do gasto calórico diário. No entanto, não é aconselhável a ingestão após as 18 hs, pois ela pode ser estocada em forma de gordura. Também não se deve esquecer de beber água. O excesso de fibras pode ressecar o bolo alimentar e causar problemas como prisão de ventre.

Curiosidade: A granola surgiu por volta de 1830, quando o americano William Syvester Graham, vegetariano ferrenho, inventou a farinha integral, um preparado feito apenas de cereais moídos, sem aditivos. Em 1863, o sanitarista James Jackson assou essa farinha, criando um farelo que batizou de “granula”. Sete anos depois o americano John Harvey Kellogg, também sanitarista, criou uma mistura de aveia, trigo e milho assados e a chamou de “granula”. Processado por Jackson, Kellogg mudou o nome para granola e o patenteou. O produto, no entanto, só se popularizou nos anos de 1960, quando o movimento hippie enalteceu suas qualidades nutricionais.

Então meninas: Vamos malhar, vamos malhar, vamos malhar, vamos malhar!!!!!!!

Beijos

 

 

Mistura energética e saborosa
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Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

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