Categories: Exercícios físicos

Mitos e verdades sobre as abdominais

Muito se fala sobre métodos, táticas, exercícios, receitas, tratamentos e milagres que fazem a barriga repleta de gordura localizada se tornar uma barriga negativa sarada. Mas, será mesmo que os planos mirabolantes funcionam de fato? Apesar dos exercícios físicos, das atividades aeróbicas, dos esportes, das artes marciais, da dança, do pilates e da ioga serem o caminho para quem deseja emagrecer ou perder medidas, a maioria das pessoas, principalmente as mulheres, aderem aos truques, sendo que o grande segredo está em realizar uma reeducação alimentar. Por outro lado, fica a questão: o fato das abdominais emagrecerem é mito ou verdade?

Quando desejamos emagrecer e ter um corpo modelado perfeito, é necessário aliar treino, reeducação alimentar, consumo de água e cuidados especiais, pois cada um destes fatores não trabalha isoladamente na resolução do problema de gordura localizada, que é o acúmulo em uma determinada região corpo e não está ligada ao peso. Na luta pelo corpo ideal, os treinos possibilitam a tonificação dos músculos, o aumento da massa magra, a força e a resistência. A reeducação alimentar e o consumo de água, por sua vez, trabalham no emagrecimento e na perda de gordura localizada. Já a abdominais somente complementam a tonificação.

Na questão da reeducação alimentar, a dieta balanceada consiste em comer alimentos integrais e orgânicos ao invés dos alimentos industrializados, aliando os momentos adequados para o consumo de proteínas, carboidratos e gorduras ao longo do dia. Em suma, não é uma reeducação alimentar as soluções milagrosas, como as dietas mirabolantes, que podem fazer mal para a saúde. Já as abdominais, para a obtenção da famosa barriga negativa sarada, não queimam calorias e nem fazem as pessoas perderem peso. O objetivo central das abdominais é especificamente acelerar a tonificação dos músculos, resultado este que é obtido através da realização dos treinos.

Quando os músculos estão tonificados, a circulação sanguínea melhora e o metabolismo queima gordura mesmo algumas horas depois dos treinos, logo o mesmo acontece como resultado das abdominais: a barriga e o abdômen permanecem trabalhando na tonificação mesmo algumas horas depois dos treinos, mas o processo é interrompido com o consumo de alimentos gordurosos ou altas taxas de carboidratos de uma única vez. Sendo assim, a suposição de que fazer abdominal emagrece é um verdadeiro mito. Mas, então como perder a barriga saliente? Simples: exercícios aeróbicos e reeducação alimentar. A musculação e as abdominais complementam como forma de tonificação corporal.

Mas, já que as abdominais não emagrecem, não queimam calorias e não reduzem a gordura localizada, sendo estes os papéis dos exercícios aeróbicos, qual é a diferença dos mesmos para a musculação e as abdominais? Os exercícios aeróbicos, que fazem o corpo se mexer, seja através de caminhadas, corridas ou movimentos, são os aliados da perda de gordura localizada no corpo, desde que a reeducação alimentar esteja presente antes e depois das aulas. Assim como as abdominais, a musculação serve para tonificar os músculos e ainda evitar que os mesmos fiquem flácidos após o emagrecimento ou a redução da gordura.

Para desvendar o mito das abdominais, fazê-las até queima calorias sim, mas não a quantidade suficiente para promover a perda de peso ou medidas locais. Então os exercícios aeróbicos permitem alcançar a barriga chapada. Contudo, a famosa barriga trincada, ou seja, bem mais definida e marcada do que a chapada, só é alcançada após a eliminação de toda a gordura localizada na região abdominal. Depois, o ganho de massa magra, obtido apenas através da musculação, é o que permite alcançar o efeito trincado, definido e marcado. O papel das abdominais é tonificar estes resultados, devendo acompanhar todas as fases rumo aos resultados.

Mitos e verdades sobre as abdominais
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

Sobrancelhas Postiças – Como Usar, Cuidados, Onde Vende, Valor

Sobrancelhas Postiças – Já ouviu falar? Nosso rosto é sem dúvidas a porta de entrada de qualquer lugar. Ter falhas…

2 dias atrás

Máscara Wella 30 segundos Resenha

Máscara Wella 30 segundos resenha Olá, amoreeee! Se você é como eu, vive numa correria danada, sabe bem que cuidar…

2 dias atrás

Manchas nas Axilas? Como Evitar

As mulheres possuem alguns dilemas comuns de beleza, e um deles é a axila escurecida e manchada. Sim, ela fica…

2 dias atrás

O que é Ballet Fitness?

Entre as opções de atividades aeróbicas disponíveis nas academias, está o ballet fitness, que consiste em uma espécie de dança…

2 dias atrás

Batom Líquido Matte: Os Melhores, Resenhas, Preços

O batom matte é uma tendência que realmente veio pra ficar e está na boca de mulheres em todo o…

2 dias atrás

Caneta Delineadora: Qual A Melhor? – Marcas, Resenhas, Preços

Caneta Delineadora: O Guia Completo? Você sabia que o Brasil é o terceiro país que tem o maior mercado consumidor…

2 dias atrás