Os benefícios do pilates para a saúde

pilates

O pilates é um conjunto de exercícios físicos e alongamentos que produz diversos benefícios para a saúde dos homens e das mulheres de qualquer idade. Após a sua recente popularização, tornou-se febre e muitas pessoas estão optando por substituir caminhadas, corridas, atividades aeróbicas, artes marciais e musculação nas academias pelo pilates. Este conjunto de exercícios físicos produz inúmeros benefícios para a saúde, pois não condiciona apenas o corpo, mas também a mente. Apenas de ter virado febre há pouco tempo atrás, o pilates foi criado há muitos séculos atrás por um alemão chamado Joseph Pilates, sendo proveniente daí seu nome.

O motivo da troca dos exercícios físicos comuns das academias pelo pilates é que a atividade da qual estamos falando, ou seja, o pilates, proporciona uma experiência cuja consequência que se reflete no corpo, na mente, na produtividade do trabalho, no sono e no relacionamento com as pessoas, sendo o conjunto a maior preocupação ao invés da estética física meramente. O pilates conta com uma série de alongamentos, exercícios e movimentos que desenvolvem a resistência, a força, a coordenação motora, o equilíbrio, a consciência, a paciência, a concentração, a respiração adequada, a diminuição do estresse e a diminuição das dores.

Outro fator interessante do pilates é que, ao contrário de alguns exercícios físicos e esportes, a atividade pode ser praticada tranquilamente por pessoas com problemas ósseos, problemas musculares, problemas de coluna ou dores crônicas, desde que seja realizada com o acompanhamento de um fisioterapeuta. Já quem sofre de preguiça, falta de foco e sedentarismo, a proposta do pilates conta com movimentos mais suaves e menos repetitivos do que as academias, auxiliando você a se desempenhar e oferecendo outra vantagem em troca: a melhoria do controle da respiração combate a ansiedade e a fadiga, que ainda por cima colabora na dicção.

Com aulas que podem ser realizada uma vez por semana ou mais vezes de acordo com a situação econômica do praticante, o treino de pilates é elaborado a partir de uma avaliação física e da análise dos objetivos do praticante, bem como as suas limitações. Os primeiros treinos podem ser mais difíceis por causa da falta de condicionamento físico, mas o impacto dos movimentos vai ficando cada vez mais leve e fácil ao longo do tempo. Isso significa que o seu corpo terá adquirido força e resistência. Para quem não possui uma postura muito correta, o pilates ajuda na correção.

Ocorre que a postura incorreta, além dos problemas de saúde que causa, é o vilão das barrigas com dobras no seu entorno. Além disso, a queima de gordura e a tonificação dos músculos por parte do pilates permite que o praticante defina o seu corpo sem precisar recorrer às academias também, embora a queima de gordura ocorra em conjunto com uma alimentação adequada. Então, sim, o pilates auxilia quem deseja ter barriga tanquinho e corpo durinho. Quem tem muita gordura a perder, pode aliar o pilates aos exercícios físicos e a musculação, acelerando assim o processo e obtendo resultados mais satisfatórios.

Outros benefícios ofertados pelo pilates são a diminuição do desconforto, o aumento da flexibilidade, melhor desempenho gradual, energização, bom-humor, leveza, aumento da densidade óssea, diminuição da preocupação, melhoria das articulações, melhoria da coordenação neuromuscular, estímulo da memória, estímulo da criatividade, estabilidade, melhoria na forma de caminhar, melhoria na forma de olhar, melhoria na hora de sentar, melhoria da circulação sanguínea, qualidade de vida, alívio dos sintomas da fibromialgia, alívio dos sintomas da artrose, alívio dos sintomas da artrite e fisioterapia pós procedimentos cirúrgicos. Agora que você já conheceu as maravilhas promovidas pela prática de pilates, não há motivos para dispensá-lo.

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Sobre Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. 👯 Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza.

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