Por que usar colchonete nos exercícios físicos?

colchonete

Certamente você já se perguntou o motivo de ter que utilizar um colchonete de ginástica para praticar os exercícios físicos que definem e moldam o seu corpo. Ocorre que este recurso é extremamente indispensável, pois tem como finalidade única corrigir a sua postura corporal a cada movimento realizado, evitando assim que você lesione alguma região do seu corpo, afinal, com o corpo quente por causa da intensidade das atividades, você só sente que há algo errado no dia seguinte. Até lá você pode forçar ainda mais a região, piorando a situação sem saber que há uma lesão acontecendo de fato.

A qualidade do colchonete de ginástica também influencia no comportamento da sua coluna, das suas pernas, do seu braço e do seu pescoço. É preciso verificar a qualidade do material de produção e também buscar um acessório compatível com a sua estrutura corporal, como, por exemplo, tamanho e peso. Nas academias existem colchonetes azuis e colchonetes pretos, sendo o primeiro mais denso e também espesso, ou seja, com mais estofamento, enquanto o segundo se caracteriza por ser mais rígido, ou seja, nem mole nem duro. Sempre verifique com um profissional para quais exercícios cada colchonete de ginástica é melhor indicado.

Quem possui uma estrutura corporal com menos peso e menos altura pode ter a chance de escolher se quer o colchonete azul ou o colchonete preto, conforme a recomendação de exercício. Mas, as mulheres mais fortes ou mais altas precisam optar pelo colchonete azul, que é mais largo em tamanho, conseguindo assim maior conforto, equilíbrio, flexibilidade, segurança e sustentação. Para testar qual tipo de colchonete usar, basta fazer um teste. Deite-se e confira se o colchonete sugerido protege você da cabeça até as panturrilhas. As mulheres mais fortes ou mais altas certamente ficarão com parte do corpo fora do colchonete.

À exemplo das dicas de segurança citadas, caso o exercício físico escolhido envolva as pernas e os quadris, a melhor opção é o colchonete azul, pois ao rotacionar o corpo, você vai proteger tanto a sua coluna quanto o restante do corpo. Já se o exercício físico escolhido envolver os braços e a coluna, está liberado o uso do colchonete preto. Em suma, as mulheres com menos peso e menos altura podem optar por uma das duas opções, enquanto as mulheres com mais peso e mais alta devem ficar com o azul para não desprotegerem o corpo de forma parcial.

Para quem é caloura nas academias, praticamente todos os exercícios físicos, com exceção dos aparelhos de musculação, utilizam um colchonete de ginástica. Não apenas nas academias, mas também utiliza-se os mesmos em casas, escolas, cursos e afins. Algumas das atividades que compreendem o uso do acessório são as abdominais, os alongamentos, o body pump, o pilates, a ioga, o body balance, os exercícios de levantamento de peso com as pernas e os exercícios de resistência para os braços. Até mesmo alguns aparelhos de musculação acrescentam o acessório para diminuir o impacto entre o corpo e o exercício em fase prática.

Aproveitando o embalo, tenha cuidados higiênicos com os colchonetes de ginástica também. Para não se preocupar com o estado do acessório e acabar diminuindo o seu desempenho físico, utilize pano com alguma solução, como, por exemplo, álcool, água e vinagre, soluções estas que podem ser encontradas na própria academia, para limpar a superfície do material. Utilize um lado do pano para espirrar o produto e aplicar, optando pelo outro lado para secar o colchonete. É que o desempenho físico pode diminuir por causa do colchonete molhado, então, antes de fazer o exercício, seque o material para não prejudicar o seu corpo.

Tendo tudo isso em vista, boa sorte para as suas pernocas e barriguinha!

Por que usar colchonete nos exercícios físicos?
5 (100%) 1 Voto

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.