Categories: Exercícios físicos

Você está preparada para começar a correr?

Faz pouco tempo que a corrida se tornou um dos esportes mais comuns entre as mulheres. Queima gordura, seca a barriga, acaba com os quilos extras, fortalece e tonifica os músculos e ainda aumenta muito a produção do hormônio serotonina, neurotransmissor da sensação de bem-estar. Além do mais, pode ser praticada perto de casa, na praia, nas férias, na volta do trabalho ou na academia. Mas, antes de começar a correr por aí, seja na rua ou na esteira, você deve tomar certos cuidados para não machucar o joelho e nem a sua coluna.

É preciso procurar um médico e fazer análise do seu pé e do seu corpo, antes de começar a correr. Um deles é o cardiovascular, que consegue medir a sua pressão e analisar se está tudo bem com ela e com o seu coração. É medida, também, a quantidade de vezes que o coração bate por minuto e quanto ele pode aguentar em uma corrida. Outro exame, chamado metabólico, serve para medir as taxas de nutrientes no sangue, como anda o seu colesterol bom e ruim e, também, se a sua glicose está em dia. De acordo com o médio ortopedista e traumatologista Marco Antonio Ambrósio, do Hospital Samaritano, em São Paulo, qualquer alteração nestes exames, podem prolongar o seu começo na corrida. Só é possível correr depois que todos estes exames estiverem aprovados pelo médico.

Outra atitude antes de dar a primeira pernada é escolher um tênis de acordo com o formato do seu pé. E também comprar um tênis específico para corrida, que é feito justamente para reduzir o impacto do seu pé contra o chão. Eles também são feitos com amortecedores que ajudam o joelho e o seu quadril na hora de dar cada passo. Quando você corre, o impacto é grande e, se não estiver bem estruturado, pode prejudicar sua saúde. O médico afirma que quase 40% dos danos são diminuídos comparando um tênis de corrida com um tênis normal. Geralmente estes calçados têm uma sola mais elástica que consegue ser flexível na hora da atividade física, favorecendo a pisada.

É preciso descobrir qual o tipo de pisada que você tem: pode ser neutra, pronada ou supinada, que varia de dentro para fora ou de fora para dentro. E também qual o formato do seu pé, que varia entre normal, cavo ou plano. Na verdade, tudo isso você só vai descobrir com uma ajudinha médica ou de um professor de educação física. As maiores redes de lojas de artigos esportivos também têm testes para descobrir isso. Para cada formato de pé e cada pisada diferente, tem um tênis específico.

E todo esse conjunto, de tênis mais exames, vai dar à você uma garantia e segurança na hora de praticar a corrida. É preciso lembrar que o tênis deve combinar o amortecimento, a absorção com a leveza e espaços para a transpiração do pé sair. Se esses quatro pontos não estiverem alinhados, a sua corrida pode provocar lesões nos joelhos, nas costas e no quadril.

Depois disso tudo estar ok, vale conversar com um preparador físico para montar um treino e escolher um terreno plano, sem irregularidades, que também prejudicam a sua saúde. Uma forma de começar é correr na esteira e depois sair para as ruas, sempre acompanhada por uma garrafinha de água para manter o corpo hidratado!

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Tags: corrercorridaexercício físico
Kika @blogdakika

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico a vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: kika@patricinhaesperta.com.br Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote ;-) Compartilhe com suas amigas. Beijos no coração.

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