Como hidratar cabelos ressecados pelo frio

Sobre Kalina Amaro

Kalina Amaro - É jornalista, blogueira, louca por cosméticos e compras. Dedica a sua vida à produção de conteúdos sobre cabelos e beleza.

Visite Minha Página
VER + DICAS

Kalina Amaro: kalina@patricinhaesperta.com.br

Anunciar: anuncie@mulhernetwork.com.br

Administrativo: natielileal@mulhernetwork.com.br

Blogueira: contato@mulhernetwork.com.br

Ou ligue

019 – 41413709

Não beber líquidos e lavar os fios com água quente podem causar o problema

cabelos ressecados

Como hidratar cabelos ressecados pelo frio

Chega o mês de maio e o tempo começa a mudar em quase todo o Brasil. E, além da nossa pele, quem mais sofre com esse friozinho são as nossas madeixas. A falta de líquidos e o banho quente podem ressecar os fios. E, para aqueles com tendência a danificar naturalmente, como os cacheados e afros, o inverno pode ser um grande vilão. Saiba como fazer para reverter isso e hidratar esses cabelos ressecados, repondo a água que eles precisam para se manterem lindos e saudáveis.

Existem truques e até produtos caseiros que podem contribuir para um tratamento eficaz. Para prevenir essa situação, por exemplo, manter um cronograma capilar é importante. Portanto, monte sua rotina, incluindo sessões regulares de hidratação, nutrição, reconstrução. E, se o ressecamento e os danos forem graves, confira as maneiras mais simples e práticas de acabar com esse problema.

Como montar um cronograma capilar para cabelos ressecados

Se você não sabe o que é esse negócio de cronograma capilar, é bom entender como funciona. Nós já fizemos aqui no blog, em outro post, um guia completo para isso. E essa estratégia serve tanto para cabelos ressecados quanto para os fragilizados e quebradiços. Para recuperar essas madeixas, é necessário um tratamento baseado nessas três etapas: hidratação, nutrição e reconstrução. Vamos entender como funciona cada uma delas.

  • Hidratação: Todo cabelo, até os mais oleosos, precisam ser hidratados. Isso porque são diversos os fatores que agridem nossos fios: chuva, sol, vento. Basicamente, a hidratação serve para repor a água nas madeixas. E também serve para mantê-las sempre maleáveis, sem quebrar ou ter excesso de frizz. Isso pode ser feito misturando máscaras capilares hidratantes com outros ingredientes caseiros ou não: mel, açúcar, amido de milho, bepantol, dentre outros.
  • Nutrição: Em cosmética, isso não tem muito a ver exatamente com alimentar. Nutrir é prover os cabelos com lipídios, também chamados de gordura. E isso é muito empregado depois de colorações ou tratamentos químicos para devolver a vitalidade aos fios. Nessa fase, use creme que contenham óleos diversos, como o de coco, de amêndoas, de babaçu, azeite de oliva extravirgem. A umectação pode entrar nessa parte do cronograma.
  • Reconstrução:  Sua função principal é devolver os aminoácidos, proteínas e minerais que foram perdidos dos fios. E isso ajuda os cabelos a ficarem mais fortes quase que instantaneamente após o tratamento. Os dois elementos-chave para isso são a queratina e o colágeno. Portanto, escolha máscaras capilares que tragam em sua composição esses itens.

cabelos ressecadosPara um cronograma capilar ideal, cada etapa deve ser feita em um intervalo de dois dias, ou 48 horas. Ou seja, três vezes na semana. Você pode optar por toda  segunda, quarta e sexta-feira ou quando tiver mais disponibilidade. No caso de cabelos ressecados, o foco deve ser a hidratação.

É muito importante que esse tratamento seja seguido por um período de, no mínimo, quatro semanas. Só assim poderá visualizar melhor os resultados e fazer com que o efeito de maciez e brilho dure mais tempo.

Assim, o quadro básico para esse cronograma vai incluir dois dias na semana de hidratação e, no terceiro, a nutrição. Uma vez no mês, apenas, essa nutrição será substituída pela reconstrução. Dessa forma:

Cronograma capilar

Passo a passo para hidratação de cabelos ressecados pelo frio

O maior motivo do ressecamento dos fios durante o período de baixas temperaturas é que a maioria opta por tomar banhos mais quentes. E, como muitos sabem, esse tipo de água pode acabar removendo a oleosidade natural do couro cabeludo. O problema é maior com quem tem cabelos cacheados ou crespos, já que esses tendem a ressecar mais rapidamente.

cabelos ressecados

Portanto, seguem algumas dicas gerais para esse período:

– Tente lavar as madeixas com a água na temperatura mais baixa que conseguir. Quanto mais fria, melhor;

– Beba muita água. Isso também interfere nos seus fios;

– Invista em máscaras hidratantes;

– Capriche no enluvamento.

 

1º passo: separe produtos hidratantes e os misture

A escolha dos produtos que você vai usar é essencial para uma boa hidratação. Se sua intenção é testar novas opções, leia sempre o rótulo, mais do que a propaganda do cosmético. Alguns se dizem hidratantes, mas podem não ser tanto quanto aparentam.

 

Dê preferência para aqueles que contenham em sua composição:

  • Glicerina
  • Bepantol
  • Extratos botânicos
  • Elastina e colágeno
  • Panthenol
  • Aloea Vera
  • Vitaminas
  • Álcool cetyl ou cetearyl
  • Sacarose ou derivados do açúcar
  • Proteína de aveia, arroz, sede, soja ou milho

Essas últimas proteínas são essenciais para uma maior absorção das substâncias hidratantes. E você ainda pode incrementar sua hidratação misturando alguns itens diversos.

 

Por exemplo, se o açúcar não for um dos componentes do creme, adicione ele ao conteúdo. Dê preferência para o demerara ou o mascavo, que são mais naturais. O mel e o melado de cana também podem servir para esse intuito.

 

Ingredientes naturais como iogurte natural ou creme de lei também podem adicionar mais propriedades hidratantes à sua mistura. Para ficar ainda mais completo, tente separar um óleo vegetal, como o azeite de oliva extra virgem, óleo de coco, de amêndoas ou de babaçu.

 

Se não estiver na composição do seu creme, opte por o Bepantol líquido, que é um dos queridinhos da mulherada em relação a tratamentos para cabelo, especialmente os para cabelos ressecados. Junte tudo isso em um pote e use a batedeira, um mixer, processador ou liquidificador. A solução a seguir pode ser ótima para quem está querendo uma hidratação mais profunda:

 

– 2 colheres (sopa) de óleo vegetal (azeite de oliva extravirgem, óleo de coco ou outro)

– 2 colheres (sopa) de iogurte natural ou creme de leite

– 1 colher (sopa) de máscara capilar ou creme de tratamento

– 1 colher (sopa) cheia de mel ou açúcar

– 1 colher (chá) de Bepantol líquido (opcional)

– 1 colher (chá) de creme Yamasterol (opcional)

 

2º passo: Preparação e limpeza dos cabelos ressecados

Para que seus fios estejam devidamente preparados, lave-os fios com algum shampoo específicos para seu tipo de cabelo: seco, normal ou oleoso. E lembre-se: até cabelos oleosos podem ressecar. Ressecamento não é sinônimo de cabelo seco.

 

Os shampoos anti-resíduos também podem fazer com que a hidratação penetre melhor. No entanto, é necessário cuidado na dosagem, já que eles podem abrir muito as escama dos fios, causando o efeito inverso. E esse tipo de shampoo não deve ser usado mais do que uma vez na semana. O ideal é uma vez por mês. Para melhor efeito, massageie bastante o couro cabeludo com a ponta dos dedos.

 

3º passo: Capriche no enluvamento

Quando chega a hora de aplicar os produtos, o ideal é que isso seja feito mecha por mecha. Portanto, antes disso, separe o cabelo por partes. A partir daí, vá enluvando aos poucos. Ou seja, faça movimentos constantes esticando os fios de cima para baixo.

 

Isso é essencial para garantir uma hidratação profunda. Depois que cobrir todo o cumprimento com a mistura, coloque uma touca de banho e espere em torno de 20 a 30 minutos com o hidratante no cabelo.

 

4º passo: Enxague e finalize como quiser

Após o tempo de ação do creme, já é possível retirar a touca e enxaguar com água em temperatura ambiente, fria ou morna. Dê preferência por secar com camisa de algodão para não criar frizz. Você pode aplicar os cremes de pentear, leave-ins e outros produtos com os fios ainda úmidos.

 

Ao final, use o secador ou deixe que isso ocorra naturalmente. Depois disso, está pronto! Você pode usar ainda seus ativadores de cachos, umidificadores, mousses ou outros produtos costumeiros.

 

Já depois da primeira aplicação, talvez você nem se lembre mais o que era ter cabelos ressecados. Mas, se o problema for mais grave, não espere ver resultados antes de pelo menos uma ou duas semanas de tratamento. E boa sorte.

 

Sobre Kalina Amaro

Kalina Amaro - É jornalista, blogueira, louca por cosméticos e compras. Dedica a sua vida à produção de conteúdos sobre cabelos e beleza.

Visite Minha Página
VER + DICAS

Kalina Amaro: kalina@patricinhaesperta.com.br

Anunciar: anuncie@mulhernetwork.com.br

Administrativo: natielileal@mulhernetwork.com.br

Blogueira: contato@mulhernetwork.com.br

Ou ligue

019 – 41413709

Saiba Mais

#QUEROMUITO

A NOSSA LOJA ONLINE
 Oferta de 30% Progressivas
QUEROMUITO