in

Livro – Enquanto o amor não vem, Iyanla Vanzant

Foto: Reprodução

Oi meninas,

Quando estava escrevendo o post “Enquanto o amor não vem”, acabei me deparando com um livro de mesmo título, da autora Iyanla Vanzant, que trata justamente do amor, do que aprendemos com todos os nossos relacionamentos e como nosso conceito de amor interfere em todas as áreas da nossa vida.

É um livro classificado como autoajuda, mas ele vai além desse rótulo, pois a autora explora a sua própria história, seus aprendizados e, principalmente, o conceito de meio-tempo. Muitas mulheres colocam como meta da vida encontrar O grande amor, mas acabam esquecendo que, antes de tudo, é preciso amar a si mesma. Assim, enquanto o amor não vem, nesse meio-tempo, o que fazemos?

Foto: Reprodução

Com esse questionamento, a autora nos leva a refletir sobre nosso conceito de amor, nossas experiências, relacionamentos não só amorosos, mas com nossos pais, amigos, chefes, etc, pois para a Iyanla, cada pessoa que passa por nossa vida, deixa algo para nós.

Não compreendo a noção de meio-tempo como a existência de cara metade ou alma gêmea, à qual devemos ficar em espera, mas que nossa noção de ‘grande amor da vida’ não deve ser uma meta e sim consequência de uma autovalorização, de amor-próprio, autoconhecimento e autoestima. Então, enquanto o amor não vem, devemos cuidar de nós mesmas, aprender com a vida, com nossas relações com o outro e amadurecer para uma vida a dois.

Todas as áreas da nossa vida são interligadas e se influenciam mutuamente, por isso, um relacionamento amoroso interfere em nosso comportamento, nossa carreira, nossa percepção de mundo e nas nossas várias relações, com amigos e com a família.

É preciso estar emocionalmente amadurecida, aprender a se amar, se conhecer, para só assim estar pronta para viver um amor verdadeiro. Com uma linguagem acessível e de fácil compreensão, a autora nos proporciona uma visão espiritualizada que nos leva a perceber situações que nos fazem mal e que, ainda assim, não conseguimos nos desfazer.

Vale muito a pena ler esse livro, são 13 capítulos em 235 páginas, que deve ser lido aos poucos e várias vezes, pois possuem informações valiosas e que podem levar a muitas transformações na sua vida. Veja alguns tópicos interessantes do livro:

O amor raramente surge nos lugares que esperamos e nem tem a aparência que imaginamos;

O processo de aprendizagem inclui experiências dolorosas que ajudam a eliminar falsas necessidades e tudo o que nos atrapalha na busca do amor;

A verdade é que o amor está dentro de você e que nenhum relacionamento com alguém pode desenterrá-lo e ativá-lo na sua vida, é você quem, primeiro, deve tomar posse dele;

Nada nos faz aprender mais a respeito de nós mesmo e da vida do que os relacionamentos;

O que você passa em um relacionamento amoroso irá aparecer em todas as outras áreas da sua vida;

O que nos impede de ter uma experiência de amor verdadeira e honesta são os velhos conceitos que nos agarramos;

O meio tempo é indispensável para construir nossa autoestima e a liberdade necessárias para fazermos as escolhas que nos faça felizes;

Entramos num relacionamento procurando o amor sem saber que já temos que trazê-lo conosco.

 

Beijos!!

Amanda Carvalho

 

 

4.6/8 - (6 votes)

Written by Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza.

Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima. Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas.