Categories: Mito ou verdade?

Mitos e Verdades Capilares!

Rabo de cavalo faz os fios crescerem mais rápido?

Mito. Prender os fios  em um rabo de cavalo não interfere em nada no processo de crescimento capilar, mas pode, isso sim, estimular a quebra dos fios por tração, se o cabelo for muito “esticado” para fazer o penteado ou se o penteado for feito com os fios úmidos, que são mais suscetíveis à ruptura.

Caspa é sinal de sujeira?

Mito.  Ao contrário do que muita gente acredita, caspa e sujeira não são sinônimas! A caspa é um sintoma de uma patologia capilar chamada dermatite seborreica e não está relacionada aos maus hábitos de higiene.

Caspa não tem cura?

Mito.  É fato que ainda não existe um medicamento que elimine completamente a caspa e a dermatite seborreica, mas isso não significa que não há cura. Não há cura definitiva, mas há cura clínica, já que ela pode ser mantida sob controle através de medicamentos, como loções capilares, por exemplo, prescritas por um dermatologista.

A caspa favorece a queda capilar?

Verdade. A caspa (ou dermatite seborreica) é caracterizada pelo excesso de oleosidade, inflamação e descamação do couro cabeludo. Essa irritação gera uma vermelhidão e acaba atingindo as camadas superficiais do couro cabeludo, enquanto a descamação varia daqueles “pozinhos brancos” até verdadeiras crostas que ferem o couro cabeludo. Todo esse processo, que é superficial, acaba atingindo as células do couro cabeludo e em pacientes com quadros de alopécia androgenética pode, se não tratada como se deve, acelerar a queda capilar.

Dormir com os cabelos molhados prejudica a raiz dos fios?

Verdade. Não é recomendado dormir com os fios molhados, não porque eles ficarão podres, como muita gente acredita, mas, sim, por a umidade acabar facilitando a proliferação de fungos e, consequentemente, levar a queda ou enfraquecimento dos fios.

Os fios crescem mais rápido no verão?

Verdade.  Durante o verão o sol está mais forte, mais intenso, e ele estimula hormônios como a prolactina e a melatonina, fazendo com que o bulbo capilar trabalhe mais e, consequentemente, os fios cresçam mais rápido.

O estresse estimula a queda dos fios

Verdade. Os fios são diretamente atingidos pelo estresse, já que ele interfere – e muito – na produção de determinados hormônios. Contudo, essa queda não é definitiva, já que, passado o período de estresse, os fios voltam a crescer novamente.

O cabelo cresce mais durante a gravidez

Verdade. Durante a gravidez os fios tendem a crescer mais por causa dos hormônios, mas, de modo geral, após o parto os fios tendem a cair.

Se arrancar cabelo branco nasce o dobro

Mito. O “embranquecimento” dos fios é um processo natural e gradativo, mais fios vão aparecendo porque isso é o normal e não porque o cabelo faz “pirraça”! Arrancando ou não o fio branco, outros ficarão brancos também, pois isso é determinado pelos melanócitos (células que ficam perto do bulbo capilar), que vão, aos poucos, reduzindo a produção de melanina, que é quem dá cor aos fios.

Meninas, vocês estão gostando dessa Tag? Deixem dúvidas aqui nos comentários, coisas que vocês querem ver respondidas que semana que vem tem mais!

Beijos

Ju Lopes

Mitos e Verdades Capilares!
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

Velashape: Como Funciona? Benefícios ✅

Eliminar o aspecto casca de laranja da celulite, quebrar e dissolver a gordura localizada e tonificar a pele, acabando de…

2 semanas atrás

Cosméticos coreanos que fazem sucesso no mundo

Cosméticos coreanos mais procurados. Uma solução que tem se destacado no mundo da beleza são os cosméticos coreanos. Em Nova…

2 semanas atrás

Como Parar de Roer Unhas? ✅

Como Parar De Roer Unhas Guia completo ✅ Ninguém sabe muito bem o motivo e nem quando exatamente começou, mas…

2 semanas atrás

Shampoo a Seco Caseiro ✅ Vídeo Passo a Passo

Shampoo a Seco Caseiro Amido de milho? Farinha de trigo?! Fermento em pó?! Talco?! Sim, nós mulheres encontramos soluções pra…

2 semanas atrás

Shampoo A Seco: Melhores, Tipos, Resenhas, Como Usar, Benefícios

Já falei por aqui algumas vezes que meu [cabelo é oleoso e fino] - e não é fácil administrar a…

2 semanas atrás

Como fazer RECONSTRUÇÃO CAPILAR: As Melhores ⬅

Como fazer Reconstrução Capilar: O Guia Completo Muitas vezes nossos cabelos estão quebradiços e sem vida, isso pode ocorrer por…

2 semanas atrás