Mitos e Verdades da Dieta

Tomar água quente em jejum queima gordura

Mito. A queima de gordura e a eliminação do peso depende, inicialmente, do que você ingere e de quanto você gasta de “calorias”. Alguns alimentos, chamados termogênicos, aceleram o metabolismo e podem, sim, ajudar na queima de gorduras, mas a água quente não é um deles .

Fracionar as refeições ajuda a emagrecer

Verdade. O organismo necessita de uma quantidade de calorias e nutrientes ao longo do dia para funcionar corretamente. Quando pulamos refeições, acreditando na “economia de calorias que emagrece”, acabamos comendo mais nas outras refeições, o que leva ao aumento de peso.

Fazer jejum emagrece

Mito. De jeito nenhum! O jejum não ajuda ninguém a perder peso, ao contrário, pois o metabolismo entra em alerta e fica mais lento. Ou seja, você vai passar fome à toa!

Capturas de tela40

Comer à noite engorda

Mito. Durante a noite o metabolismo é, sim, mais lento e, por isso, o ideal é optar por alimentos leves e de fácil digestão, até porque precisamos de menos energia, já que o corpo ficará por várias horas em repouso. O que engorda é a quantidade do que se come, não a hora em que comemos. É matemática pura!

Não comer à noite emagrece

Mito. São muitas as dietas que propõem suprimir as refeições após as 18 horas com a promessa de emagrecimento  mais rápido, já que, supostamente, após esse horário, todo o alimento ingerido transforma-se em estoque de gorduras. Acontece que isso é lenda e acaba causando quadros de hiperglicemia e compulsão noturna, porque, com fome, a pessoa acaba tendo ataques de gula, que sempre são por alimentos calóricos.

Beber água ou suco durante as refeições é prejudicial

Depende. O ideal é não ingerir líquidos durante a refeição por causa da diluição do suco gástrico produzido pelo estômago e intestino, o que deixa a digestão lenta e acaba dilatando o estômago e comprometendo a absorção de alguns nutrientes.

Beber água em jejum emagrece?

Mito. Precisamos de água para manter o organismo funcionando corretamente, e isso é fato. Contudo, apesar de ajudar na desintoxicação do organismo e ser de fundamental importância, a ingestão de água em jejum não tem nada a ver com a eliminação de peso! O que faz perder peso é a matemática: queimar mais calorias do que ingere, simples assim!

Abacate engorda

Depende. O abacate é, sim, uma fruta altamente calórica e rica em gorduras, mas são gorduras insaturadas, saudáveis, que conseguem, inclusive, reduzir o colesterol ruim. Então, ele engorda se consumido em excesso, igual, aliás, a quase todos os alimentos!

A margarina é mais saudável que a manteiga

Mito. É justamente o oposto! A margarina possui gordura trans, extremamente prejudicial, que aumenta o colesterol ruim e reduz o bom colesterol. Ou seja, bomba pura! A manteiga, por outro lado, é de origem animal e aumenta o colesterol ruim, mas não reduz o bom!

Contudo, vale ressaltar que já existem opções de margarinas isentas de gorduras trans, que podem, sim, ser mais saudáveis que as manteigas.

Beijos

Ju Lopes

Mitos e Verdades da Dieta
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.