Categories: Moda

Como Escolher o Sapato Certo?

Existe alguma mulher que não seja louca por sapatos? Não conheço! Eu sou apaixonada e vivo me controlando pra não comprar mais, o que não é nada fácil, porque desculpa é que não falta pra um sapatinho a mais, não é?

Adoro rasteirinhas, porque fico arrumadinha mesmo quanto tô mais largada, desisti das sapatilhas, porque sempre caio com elas, e tenho tara por salto, e quanto mais alto, melhor! Mas sei que isso de salto alto precisa ser bem dosado porque pode causar vários problemas pra saúde, como joanete e dor nas costas, e isso sem falar os calos, né?

Supostamente, o melhor calçado é o tênis e o pior são os de bico fino e salto alto, pois são os que mais prejudicam o corpo.

Salto Alto Faz Mal?

Não é fácil abrir mão do saltão, e eu garanto que não consigo nem pensar nessa possibilidade, mas os ortopedistas são unânimes em afirmar que eles não são bons para a saúde de modo geral, pois pode acentuar a curvatura natural da coluna, causando uma hiperlordose, pode causar dor nos costas, dos nos joelhos e na rótula, e causar problemas como a condromalácia patelar, que nada mais é que um machucado  na cartilagem da rótula, conhecida como paleta. Fora isso, salto alto é praticamente implorar por uma entorse, né?

Eu, que caio com rasteira e tropeço fácil com sapatilha, tomo muito cuidado com saltos porque já tomei quedas homéricas, mas, por sorte, nunca quebrei ou torci nada.

Mas se tem uma coisa que sinto ao usar salto é  a dor  na parte frontal do pé, chamado de antepé. Outros problemas comuns são as bolhas, os calos, as joanetes e a retração do tendão de aquiles, além de problemas posturais decorrentes do uso do salto alto.

Outro problema que pode ocorrer é o encurtamento dos músculos isquiotibiais, que são os que vão da perna ao quadril. Quando isso acontece, há uma sobrecarga na coluna e isso compromete a postura e a saúde de modo geral.

O que fazer então? Reduzir os saltos, não tem jeito! No dia a dia deve-se evitar os saltos mais altos e investir nos saltos baixos e médios. Quem não consegue abrir mão deve guardar os saltos mais altos para ocasiões festivas ou finais se semana, por exemplo.

Bico Fino!

Sapato de bico fino é sim mais “elegante”, mas é dos que causa mais danos, sobretudo se associado ao salto alto. A questão é que  esses sapatos são finos onde os pés são mais largos, e isso acaba fazendo com que os dedos fiquem pressionados, o que acaba causando bolhas, calos e joanetes.  Como esses são problemas que ninguém quer ter, o jeito é usar sapatos mais “abertos” na parte da frente, como o bico quadrado ou arredondado, por exemplo.

Salto Muito Fino

Salto fino – e alto – é lindo, é elegante e alonga o corpo, não dá pra negar. O problema é que ele não consegue sustentar o corpo, o que causa instabilidade, que afeta, inclusive, o caminhar. Os danos causados por esse tipo de salto são similares aos dos saltos muito altos, e a única solução é optar por saltos mais grossos, que proporcionam mais estabilidade ao caminhar, reduzindo os riscos de entorses, por exemplo.

Sapatilha

A sapatilha é dos calçados mais confortáveis, é fato, mas não possui sistema de amortecimento, o que acaba aumentando o impacto no caminhar.  Esse aumento do impacto acaba gerando um maior consumo da cartilagem no tornozelo, joelho, coluna e quadril. Por isso, o uso excessivo da sapatilha pode causar inflamações. No mais, por ser muito baixa, pode acabar causando dores no tendão e também fascite plantar, sobretudo para quem não tem muita flexibilidade.

A dica é usar uma palmilha de silicone para aliviar o problema.

Só posso falar por mim, e eu não consigo andar com sapatilha! E não, meu pé tem a curva e não tem nenhum problema, mas não consigo mesmo me equilibrar com elas e caio mesmo, e isso sem nada que justifique a queda!

Queria muito conseguir usar sapatilhas porque são muito confortáveis, mas minhas piores quedas, e não foram poucas, foram de sapatilha, coisa que nunca consegui entender! Alguém aqui já passou por isso?

Rasteirinhas

Eu amo rasteirinhas, porque além de ser confortável, dá pra ser charmosa, não cansa os pés e é “aberta”, o que significa que dificilmente dá chulé. Mas ela tem um problema que é bem similar ao da sapatilha, pois pode causar desgastes na cartilagem do joelho, da coluna, do quadril e do tornozelo, mas isso se for usada em excesso. No mais, esse tipo de calçado tende a aumentar os riscos de entorses no tornozelo e joelho, bem como as quedas, já que elas acabam se prendendo nas irregularidades do calçamento (ou falta de…).

O uso de palmilhas evitaria muitos problemas, mas não é muito fácil usar esse tipo de coisa em calçados abertos.

Plataforma

A plataforma dá mais segurança que os saltos finos, e garante, também, mais estabilidade, mas, por outro lado aumenta o risco de torções, já que eleva a parte da frente e a parte de trás quando a pessoa se movimenta. Como geralmente é alta, pode causar lesões na coluna, no joelho e nos tornozelos, tal e qual os saltos muito altos. As torções com plataforma costumam ser mais sérias, porque elas são mais altas e o pé acaba ficando bem acima do chão.

De Olho Na Numeração!

Sapato tem que ter o número certo, porque isso garante, a princípio, conforto, já que sapato apertado é insuportável e sapato folhado não dá pra usar, já que sapato do número errado fica mal encaixado e provoca bolhas e calos, o que nunca é bem vindo, claro.

A dica é usar um calçado com “meia numeração” maior, sobretudo em caso de sapatos fechados e mais apertados, como botas, por exemplo.

É difícil, não é, gente? Mesmo sabendo disso tudo, nunca “lembro” de nada quando vou comprar um calçado, qualquer que seja, porque só consigo enxergar a beleza do bichinho.

Beijos

Ju Lopes

Como Escolher o Sapato Certo?
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

Estria Tratamento – Como Tirar, Resenhas, Cremes, Tratamentos Caseiros

Estria Tratamento - Como Tirar, Resenhas, Cremes, Óleos, Tratamentos estéticos, Receitas Caseiras. Cremes mais bem aliados no Brasil e no…

3 dias atrás

Como Fazer o Cabelo Crescer Mais Rápido [novo]

Seu cabelo está demorando muito pra crescer? Conheça complexos vitamínicos e alimentos que podem mudar essa situação em alguns meses.

3 dias atrás

Shampoo de Hibisco Para O Cabelo Crescer

Hoje vou te ensinar a fazer o shampoo de Hibisco para crescimento dos cabelos. O hibisco promove aos cabelos múltiplos…

3 dias atrás

Vídeo Como Fazer o Rabo de Cavalo Perfeito

Oi minhas lindas, rabo de cavalo é um penteado fácil e atemporal, nunca sai de moda. Mas você já parou…

3 dias atrás

Como Clarear Axilas Escuras?

Como clarear axilas escuras O surgimento de manchas escuras nas axilas pode ter como causas uma má limpeza da região,…

3 dias atrás

Poros Dilatados – Melhores Tratamentos

Poros Dilatados - O que é? Como evitar? Como disfarçar? Melhores Tratamentos. Quem tem poros dilatados sofre. É um problema…

4 dias atrás