Categories: Nutrição

Por que não confiar na balança?

Por que não confiar na balança?

Não confie na balança

Devemos entender que a balança não é efetiva para medir progressos. É essencial saber que o número que aparece na balança é apenas um número e não nos diz nada do que realmente precisamos saber em nosso corpo.

Primeiramente, devemos compreender que 1 kg de gordura ocupa muito mais espaço em nosso corpo do que 1 kg de músculo. Ao perder 1 kg de gordura corporal e ao mesmo tempo ganhar 1 kg de massa muscular, obviamente irá acontecer uma redução da área corporal.

Peso corporal

Nosso peso corporal não é apenas o peso de gordura e músculos. Ele é influenciado por várias fatores. O peso pode variar até 1,8 kg ao longo de um dia, e isso não quer dizer que você emagreceu ou engordou. Nas mulheres, principalmente, as alterações hormonais em pode levar a uma maior retenção de líquidos, que se reflete no peso na balança.

Se o número da balança não está se movendo, não quer dizer que nada esteja acontecendo com seu corpo. Você pode estar perdendo gordura, mas retendo líquido ou ganhando massa muscular!

1 kg de massa magra conquistado chega a aumentar a energia de repouso (TMB) em torno de 15 a 30 kcal/dia, ou seja, quanto mais massa muscular, mais eficiente seu metabolismo irá se tornar, assim, facilitando a queima de gordura. Por isso a musculação é um fator importante sim no processo de queima de gordura.

Como acompanhar minha evolução sem ser pela balança?

Avaliar sua composição corporal através da antropometria (consulte um Nutricionista) é o melhor método.
A avaliação visual de frente ao espelho também pode ser usada, desde que se tenha uma boa percepção em relação ao seu físico. Analisar cada detalhe, cada pequena mudança é de extrema importância. É necessário ter auto conhecimento, conhecer seu corpo e estar atenta a qualquer mudança!

É essencial não se basear, também, em cálculos como IMC, pois este parâmetro não nos mostra o que realmente queremos: a composição corporal, que envolve massa muscular, gordura, massa óssea, resíduos e água.

Para a correta avaliação, consulte um Nutricionista!

Por que não confiar na balança?
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Compartilhar
Cauana Neis

Estudante de Nutrição, admin da página Nutrição da Depressão e apaixonada pela área.

Postagens recentes

Capacete De Led Para Queda De Cabelo: Funciona? Antes e Depois

Com o avanço da tecnologia a queda capilar não é mais um problema, já que existem inúmeros tratamentos para prevenir…

7 horas atrás

Caspas Após Progressiva: Como Tratar

Por que acontece as caspas da progressiva? Apesar da substituição do formol nas fórmulas ter diminuído o enfraquecimento dos cabelos…

10 horas atrás

Estria Tratamento – Como Tirar, Resenhas, Cremes, Tratamentos Caseiros

Estria Tratamento - Como Tirar, Resenhas, Cremes, Óleos, Tratamentos estéticos, Receitas Caseiras. Cremes mais bem aliados no Brasil e no…

3 dias atrás

Como Fazer o Cabelo Crescer Mais Rápido [novo]

Seu cabelo está demorando muito pra crescer? Conheça complexos vitamínicos e alimentos que podem mudar essa situação em alguns meses.

3 dias atrás

Shampoo de Hibisco Para O Cabelo Crescer

Hoje vou te ensinar a fazer o shampoo de Hibisco para crescimento dos cabelos. O hibisco promove aos cabelos múltiplos…

3 dias atrás

Vídeo Como Fazer o Rabo de Cavalo Perfeito

Oi minhas lindas, rabo de cavalo é um penteado fácil e atemporal, nunca sai de moda. Mas você já parou…

3 dias atrás