Categories: Papo de mulher

Ansiedade

Oi meninas!

Um grande problema da nossa sociedade atual é a ansiedade, que está cada vez mais presente em nossas vidas, afetando o emocional, o social e o físico. Mas o que é a ansiedade e em que ponto ela passa a ser um problema?

A ansiedade é um sentimento complexo inerente ao ser humano que envolve medo, preocupação e apreensão diante de situações de perigo, real ou imaginário. Ou seja, é um sinal de alerta para que o corpo se prepare para reagir a uma ameaça, e é um sentimento acompanhado de uma série de sintomas físicos, como palpitações, sudorese, dor de cabeça, falta de ar, tremores,  insônia, cansaço, tontura, fraqueza, boca seca, vômitos, dores musculares, frio ou vazio no estômago, dor de barriga e etc.

Este sentimento é uma reação necessária para a auto-preservação e à sobrevivência, mas a partir do momento em que se torna excessivo e em momentos que não se justificam, e passa a ocorrer com excessiva freqüência e duração, causando sérios prejuízos, ai já é considerado um distúrbio. 

Normalmente, a ansiedade permite que nós nos preparemos para lidar com as situações estressoras, como quando nos sentimos ansiosas diante de uma entrevista de emprego, fazendo com que você planeje respostas e ensaie na frente do espelho. Mas na patológica, a pessoa fica completamente paralisada, perdida e dominada pelo medo, causando prejuízos ao seu bem estar e desempenho. Ou seja, para ser considerada patológica, é preciso avaliar o grau, a freqüência e os prejuízos causados na vida da pessoa.

O medo é também uma reação natural do ser humano, mas enquanto este é uma resposta a uma ameaça conhecida e definida, a ansiedade é vaga, difusa e imprecisa.  Já a fobia é uma ansiedade irreal, intensa e persistente em relação a situações específicas, como por exemplo, altura, medo, aranha, água, etc.

A fobia é caracterizada por: 1) Medo imensurável de um objeto ou situação;  2)  Comportamento de esquiva em relação ao objeto temido;  3) Grande ansiedade antecipatória quando próximo do objeto em questão; e 4) Ausência de sintomas ansiosos quando longe da situação fóbica.

Os distúrbios de ansiedade são muito comuns e são divididos em:

  • Ansiedade generalizada;
  • Ansiedade induzida por drogas ou doenças;
  • Transtorno de Estresse Pós-traumático;
  • Transtorno Obsessivo-Compulsivo;
  • Transtorno do Pânico e
  • Distúrbios fóbicos ( São as fobias específicas, como fobia social, agorafobia, etc)

É importante ressaltar que a ansiedade ela está presente em quase todos os transtornos psicológicos, como os alimentares, bipolar, depressão, etc, ou seja, é muito comum que esteja em co-morbidade com outros distúrbios. Além disso, ela faz com que você procure meios de se acalmar, recorrendo ao cigarro, ao álcool, à comida, a roer unhas e etc.

A ansiedade pode aparecer a qualquer momento da vida da pessoa, inclusive na infância. Problemas hormonais, desequilíbrio químico no cérebro,vivências e experiências traumáticas são algumas das prováveis causas da ansiedade. Assim, os distúrbios ansiosos são conseqüências de algo e cada caso deve ser analisado profundamente, tentando aliviar os sintomas e encontrar as causas.

O tratamento é feito à base de psicoterapia e, caso seja necessário, medicação, como ansiolíticos e antidepressivos, além de ser recomendado que se realizem atividades físicas, diminua o consumo de cafeína e substâncias estimulantes e que se invista na meditação e no relaxamento.

Então, meninas, se a correria do dia-a-dia, as preocupações e o estresse estiverem provocando ansiedade e interferindo na sua qualidade de vida, não tenham receio de procurar ajuda. Prezem SEMPRE pelo seu bem estar, ok?!

Beijos!

Amanda (Amandacarvalho@patricinhaesperta.com.br)

Ansiedade
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

Cabelos Curtos para Senhoras: Ideias Pra Copiar Já

Cabelos Curtos para Senhoras Cabelo curto é ideal para mulheres que querem parecer mais jovens - além de ser muito…

14 horas atrás

Remédio Que Tira Vontade de Comer Doce: Resenha Cromo

Picolinato de Cromo Resenha Sabe quando estamos de TPM e dá aquela vontade louca de comer doces? Pois bem, o…

21 horas atrás

Corte Para Cabelo Longo: Tendências, Fotos Inspirações

Corte para cabelo longo A gente fala muito por aqui dos cortes para cabelos curtos que estão super em alta,…

3 semanas atrás

Acidificante: O Que É? Como Usar?

Acidificante Desde que postei no meu instagram @blogdakika sobre o [acidificante da K.Pro] recebo muitas perguntas de leitoras que querem…

3 semanas atrás

Acidificante K Pro Resenha: O Que É, Como Age, Como Usar

Acidificante K Pro Olá miossss amores.... Hoje vou falar do [acidificante da KPro]! Quem me acompanha por aqui ou nas…

3 semanas atrás

Fabíula Nascimento Cabelo: Cor do Cabelo, Corte, Fotos Inspirações

Fabíula Nascimento Cabelo A atriz Fabíula Nascimento mudou o cabelo recentemente e agradou seus fãs... A diva que agora desfila…

3 semanas atrás