Categories: Papo de mulher

Como Anda Sua Autoestima?

Esse é um blog de beleza, mas muitas das perguntas que recebo por e-mail são bem mais profundas do que “qual batom você usa?”, “que máscara é a melhor?” ou coisas do tipo. Na maioria dos casos as perguntas pairam em questões de autoamor, autoaceitação , autossuperação e autoestima.

São meninas, são mulheres e são, também, senhoras que, por vários motivos, se mostram “aleijadas” no autoamor. As causas variam: relacionamentos abusivos, fim de relacionamentos, perda de emprego, problemas familiares, dificuldade de entrosamento e socialização e, sobretudo, uma autoimagem deturpada que se forma, não raras vezes, devido às críticas alheias.

O mais engraçado é que muitas dessas mulheres são, sem exagerar, lindas de viver. Outras são charmosas, outras são engraçadas, outras são divertidas. Mas o quê, então, falta para que elas se sintam tão fora do contexto, para que elas tenham tanta vergonha de si próprias que queiram passar por invisíveis?

Os fatores são muitos e um psicólogo seria, evidentemente, a pessoa mais adequada par afalar sobre, mas, além dos traumas de infância, acredito que o maior detonador da autoestima feminina é o atual, e burro, “padrão de beleza”.

Somos bombardeados dia e noite com mulheres supostamente lindas, altas, magras, de cabelos lisos e, quase sempre, loiras. Essas mulheres, nas capas das revistas, nos comerciais de TV e nos demais tipos de mídia, mais parecem a Barbie. A pele é perfeita (elas praticamente não têm poros, já viram?), não se vê uma mancha, uma espinha, uma olheira, um grama de gordura fora do lugar. Elas são a imagem da perfeição, não só física, mas também passam uma imagem de vida perfeita, daquelas de comercial de margarina, de gente que é feliz o tempo todo e para quem a vida é uma eterna e animada festa.

Isso não seria tão relevante se não fossemos condicionados a querer esse modelo de beleza e de vida. Mas nós queremos, e isso, é lógico, só pode trazer frustrações.

E aí, para alcançar esse padrão, – e quase todo mundo tenta, porque implícito ali está a ideia de felicidade – fazemos qualquer loucura. Dietas mil, tratamentos caríssimos, cremes, plásticas, procedimentos estéticos e milhares de outras coisas no intuito de “fazer parte do clube” e sentir a autoestima nas alturas.

Só que o problema é que autoestima não tem NADA a ver com o externo, como o outro te vê, se a sua celulite é aparente ou não, se a sua barriguinha é saliente ou se o seu cabelo não anda lá digno de comercial de shampoo.

Autoestima tem muito mais a ver sobre como VOCÊ se sente do que como é seu corpo, seu rosto, seu cabelo.

Para manter a autoestima nas alturas é preciso parar de se inspirar nesse padrão burro imposto pela mídia, porque cada pessoa possui uma beleza diferente, e é nisso que reside, afinal, o encanto. É preciso se aceitar do jeito que a você é. É preciso se amar, com todos os nossos supostos defeitos. É preciso se sentir confiante da sua própria beleza, que, acredite, é fascinante.

Como Anda Sua Autoestima?
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

BB Cream: Qual o melhor? Benefícios, Como Usar?

BB Cream: qual o melhor? 🧐 ✅ Benefícios, como usar, dicas para ter uma pele de rica 🙋 Se produtos baratinhos…

4 dias atrás

Velashape: Como Funciona? Benefícios ✅

Eliminar o aspecto casca de laranja da celulite, quebrar e dissolver a gordura localizada e tonificar a pele, acabando de…

2 semanas atrás

Cosméticos coreanos que fazem sucesso no mundo

Cosméticos coreanos mais procurados. Uma solução que tem se destacado no mundo da beleza são os cosméticos coreanos. Em Nova…

2 semanas atrás

Como Parar de Roer Unhas? ✅

Como Parar De Roer Unhas Guia completo ✅ Ninguém sabe muito bem o motivo e nem quando exatamente começou, mas…

3 semanas atrás

Shampoo a Seco Caseiro ✅ Vídeo Passo a Passo

Shampoo a Seco Caseiro Amido de milho? Farinha de trigo?! Fermento em pó?! Talco?! Sim, nós mulheres encontramos soluções pra…

3 semanas atrás

Shampoo A Seco: Melhores, Tipos, Resenhas, Como Usar, Benefícios

Já falei por aqui algumas vezes que meu [cabelo é oleoso e fino] - e não é fácil administrar a…

3 semanas atrás