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Guia para uma boa alimentação

Foto reprodução

Que alimentação saudável é bom para a saúde todo mundo sabe, mas nem todo mundo gosta não é verdade….

 Infelizmente quando pensamos em comida saudável pensamos somente em folhas, legumes e verduras, e isso faz com que muita gente deixe de lado o hábito de comer apenas o que é bom para o organismo. Porém não é bem assim, existe a chamada pirâmide alimentar que pode servir como guia da boa alimentação, nela são encontrados vários tipos de alimentos dispostos em quatro repartições formando quatro grupos distintos.

O primeiro grupo (a base), é composto de alimentos como pães, massas, cereais, raízes e tubérculos (batata, mandioca), estes são poderosas fontes de carboidratos, que aumentam a energia, e de fibras, que permitem um bom funcionamento intestinal. A quantidade diária necessária a ser consumida vária de cinco a nove porções.

O segundo grupo é composto por frutas e hortaliças, são alimentos ricos em vitaminas, sais minerais e fibras. A quantidade diária necessária para as frutas é de três a cinco porções e para as hortaliças é de quatro a cinco porções.

O terceiro grupo é composto pelas carnes, leguminosas (arroz, feijão), leite e derivados, são alimentos com alta concentração de proteínas, ferro, vitaminas e cálcio. A quantidade diária necessária para as carnes é de uma a duas porções, para as leguminosas apenas uma porção, para o leite e seus derivados três porções.

O quarto e último grupo é o dos açucares e óleos, é composto por alimentos de baixíssimo valor nutritivo. Estes devem contribuir pouco na sua alimentação diária. A quantidade de porções a serem ingeridas diariamente é de uma a duas pra cada um.

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Importante frisar que todos os alimentos, sem exceção, são super importantes para atingir as quantidades diárias de nutrientes, suficientes para manter a saúde, sendo que, essas quantidades suficientes, variam de pessoa pra pessoa, de acordo com a necessidade de cada uma. Antes de fazer qualquer dieta consulte um médico, só ele, por meio de exames, pode dizer o que está sobrando e o que está faltando na sua alimentação.

Beijos minhas lindas!!!

Lili Nascimento
E-mail: aline@patricinhaesperta.com.br

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Tags: Alimentação
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

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