Categories: Papo de mulher

Ter ou não ter filhos? Eis a questão!

Oi meninas!

Eu costumo começar a maioria dos meus posts falando do quanto nós, mulheres, somos pressionadas e cobradas pela sociedade, o quanto é difícil desconstruir (pré)conceitos e como fomos, ao longo do tempo, buscando nossa independência, quebrando tabus e revolucionando nosso papel diante da sociedade, tudo em prol do nosso direito de ser feliz.

A verdade é que sempre vão existir pessoas que irão criticar suas escolhas, então é importante estar preparada para saber lidar com as conseqüências e não deixar que tais preconceitos façam você sentir arrependimentos.

Estou falando isso por que muitas pessoas estão fazendo a escolha de não ter filhos e isso é visto, às vezes, como antinatural. Ter ou não ter filhos é uma opção do casal, e existem muitos fatores que podem influenciar nessa escolha.

Na nossa sociedade, casar e ter filhos sempre foi considerada a ordem natural das coisas, e se um casal decide não tê-los, é visto como esquisito ou que sofrem problemas de ordem biológica, que impedem a gravidez. A desconfiança surge também por que muitas pessoas pensam que procriar e perpetuar a espécie é a principal função do ser humano e que quem não quer ter filhos é um traidor da espécie.

Existem N fatores que levam um casal a desejar ter uma prole numerosa assim como também existem vários fatores que tornam a opção de não ter filho a única viável. Mas essa escolha deve ser refletida, pensada e planejada, pois é uma responsabilidade para a vida toda.

Vejamos. Ter um filho desenvolve potenciais e possibilita que o casal vivencie emoções únicas. É uma experiência que vai re-significar não só as vidas do próprio casal, mas também construir uma nova família e ampliar o leque de relacionamentos familiares, expressar amor incondicional e educar a criança faz com que os pais se desenvolvam, se tornem mais fortes, mais preparados.

Em contrapartida, para ter filhos é preciso uma boa estrutura financeira, e esse é exatamente o principal motivo da opção de não ter filhos. Os gastos são altos, é preciso pagar babá, fraldas, comida, creche, roupinhas, materiais próprios para bebês. É preciso tempo dos pais, para cuidar, amar, educar. É preciso paciência. É preciso abrir mão de muitas coisas, de uma carreira, de viagens, sonhos. É preciso mudar planos. Uma criança muda completamente a vida do casal.

Ás vezes, o casal não pode ter filhos, ou não gosta de crianças, ou prefere investir na carreira e no casamento. Ou então existem traumas no passado que impedem os pais de conseguir vivenciar a maternidade/paternidade de uma forma saudável. Assim como podem existir pessoas que escolhem ter filhos por medo da solidão, de uma velhice sem alguém para cuidar delas, ou que a gravidez vai salvar o casamento, vai unir a família ou até mesmo por interesses financeiros.

Ter filhos só por ter, ou por que a família pressiona, por que é isso que a sociedade espera, não é nada saudável, nem para os pais nem para a criança. É preciso entender que ela será um ser humano, com sentimentos, sonhos e desejos próprios, com sua própria maneira de ver e reconhecer o mundo em que vive. Alguém que precisará de amparo, ser educado, amado e preparado para o mundo lá fora. Alguém que irá ser sempre responsabilidade sua.

Então, diante da opção de ter ou não filhos, é interessante investigar os motivos da escolha que você vai fazer e a psicoterapia pode te ajudar a descobrir o que te move a fazer tal escolha, a lidar com suas inseguranças, medos, desejos e expectativas. Você pode se fortalecer como pessoa e se tornar alguém mais preparada para fazer uma escolha que muda para sempre a sua vida.

Beijos e boa semana!!!

Amanda (Amandacarvalho@patricinhaesperta.com.br)

Compartilhar
Tags: Filhos
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

  • Unhas

Unhas fortes e grandes: com ter?

Unhas fortes e grandes Unhas quebradiças e frágeis são comuns na maioria das mulheres, mas existem meios de evitar esses…

  • Maquiagem

Maquiagem Vencida Pode Ser Usada?

Maquiagem vencida Usar maquiagem é bom e toda mulher gosta. Um pó compacto aqui, um rímel ali e muita base…

  • Beleza

Óleo de coco: benefícios, como usar, cuidados

Óleo de coco serve para quê? Não foi propriamente uma descoberta, já que o óleo de coco é utilizado desde…

  • Beleza

Como Tirar Olheiras – Tratamentos, Receitas caseiras, Causas, Vídeos

Como Tirar Olheiras Não são poucas as pessoas que sofrem com as olheiras, uma sombra que pode variar de cor…

  • Maquiagem

Delineador Acabou e Agora? Veja em vídeo o que fazer!

O que fazer quando o delineador acabar? O delineador acabou?! Esta situação é muitas vezes decepcionante, principalmente quando são produtos…

  • Bepantol

Bepantol: Como Usar, Resenhas, Vídeos

Bepantol: Como Usar ✅ Recomendado para prevenir as assaduras da pele dos bebês, o bepantol é um creme tópico que…