in

Você não precisa seguir estereótipos sociais! Seja livre! Seja o que você quiser!

Você não precisa! Repito: não precisa. Seja livre! Seja o que quiser. #somosaresistência

Sempre esperam algo de nós, mulheres, mas não precisamos fazer nada disso, você não precisa! Cada vez mais temos que mostrar nosso livre arbítrio. E que cansaço ter que ficar falando disso o tempo todo né? Mas infelizmente é ainda necessário.

Ainda que passem anos e anos, na sociedade sempre há um paradigma quanto a qual a atitude certa que tanto a mulher como o homem devem ter. Quais “regras” que determinam sua existência e reconhecimento na sociedade.

Mas cada vez mais as mulheres mostram que não estão de brincadeira quanto as suas próprias decisões; é que ótimo que seja assim.

E essa luta diária gerou um avanço que quebra esse estereótipo de que a mulher tem que fazer determinada coisa e nos dá liberdade sobre as escolhas que tomamos enquanto mulheres. YES: somos a resistência!

Porque para sermos felizes mesmo, precisamos viver independente, fazendo as nossas próprias escolhas. Sabe o que a sociedade sempre nos cobra, mas que não somos obrigadas a fazer, nem ser? Sabe aqueles velhos clichês, cansa né? Às vezes da vontade de virar para quem vive nessa vibe é falar: em quem tempo você vive iluminado? Mas ok, da mesma forma que temos o direito de ser livres; quem quer viver em tempos de outrora que faça desde que não venha nos importunar, né? Se cada um respeitasse a máxima que nosso espaço termina onde começa o do outro WOW! Tudo seria mais fácil. Concorda?

Você não precisa estar em um relacionamento

Uma mulher não pode ficar com vários caras numa mesma noite, mas o cara pode ficar com várias mulheres na mesma noite. Com relação a isso, os direitos não são iguais. A mulher fica mal falada porque é solteira e não quer um relacionamento sério. Mas para o homem tudo bem, sempre foi assim não é mesmo?

E se uma mulher está sozinha – Nossa, o que há de errado com ela? – começa a surgir uma pressão da parte nos amigos, da família e até de si mesma. Dependendo da idade. É um erro né, cada vez mais as mulheres se tornam independentes, e conseguem bons trabalhos, cargos importantes, são chefes e os relacionamentos acabam ficando em segundo ou até terceiro plano. E FO…. que os outros pensam, seja feliz solteira se quiser! Tem gente que se mantém em relacionamentos tóxicos, abusivos só pra não ficar solteira, eu hein…. A vida é muito curta pra sofrer, mana!

Você não precisa saber cozinhar

Alimentar não é um dever exclusivo das mulheres. E tem casos claros de homens que cozinham muito melhor que as mulheres. Evite colocar na cabeça que a responsabilidade de cozinhar é das mulheres. É muito relativo e pessoal, depende da vida de cada um, das necessidades. Eu mesma sou um desastre na cozinha e isso não me faz menos mulher ou uma “folgada”. Eu só nunca tive o interesse de cozinhar – e tudo bem!

Você não precisa ficar sempre arrumada

Por que nós precisamos estar sempre com o rosto retocado, unha feita e roupinha nova? Não, ninguém precisa. É muito mais gostoso ficar em casa de pijama, comendo muito chocolate do que ter que ficar três horas se arrumando para ir a tal lugar porque fulano vai estar e ele precisa te ver bonita.

Vista-se como você quiser, quando quiser, e se você quiser. Somos livres e ninguém pode mudar isso.

Você não precisa ser feminina

“Ser feminina” equivale a ser delicada, grandes seios, unhas sempre bem feitas e pintadas, bunda empinada. Até porque também não existe uma mulher sem celulite, sem estrias e uma cinturinha de pilão.

É que os homens raramente veem, mas nós mulheres, adoramos o dia em que não precisamos retocar nossos rostos, o dia que podemos ficar em casa simplesmente lendo um livro ou assistindo uma boa série.

Ser feminina é sim se cuidar, tomar conta da pele sempre, se vestir bem. Mas ser feminina é também atribuir personalidade para aquilo que se veste. Ter segurança ao passar uma maquiagem e fazer um penteado que a faça sentir-se poderosa.

Você não precisa casar

Alôoo, quem em pleno século 21 com várias tarefas e cargos importantes no trabalho, vai largar tudo pra casar e ficar cuidando da casa? Óbvio que a maioria das mulheres não querem mais né?

E outra, nem toda mulher tem aquele sonho de casar, ter filhos, uma casa na praia e blá blá blá. E é pior ainda quando nos deparamos com pessoas que sentem pena de mulher que não se casa. Muitas vezes elas mesmas que decretam que não querem e não vão casar.

O valor de cada pessoa como ser humano vai ser levado em conta de acordo com a “prestação de serviços” que essa pessoa se dispor prestar para a sociedade. Está longe de uma mulher só existir porque casou.

Cada um nessa vida tem os seus próprios objetivos e as coisas que considera prioridade. E cada vez mais as mulheres estão se tornando livres. Livres desses paradigmas absurdos criados pela sociedade ainda que muitos anos atrás. Conforme falei acima, antes só do que mal acompanhada.

Você não precisa ser a única responsável por serviços domésticos

Acreditou-se que só as mulheres tinham a “habilidade”, se é que se pode dizer assim, se limpar as coisas, a casa, a empresa, etc. E ainda é um drama atual. Raras são as vezes que alguém vê um homem limpando o chão de algum lugar, ou passando um pano em algum vidro.

Assim como também, ainda um drama recorrente – mas que tem sido diminuído, muito mais que no caso dos serviços domésticos – são mulheres fazendo trabalhos que eram considerados “masculinos”, como serviço pesado de pedreiro. Hoje é possível ver mulheres em alguma obra, ainda que poucas, mas já existe.

Mas os homens são tão capazes quanto as mulheres. Se as mulheres são capazes de “pegar no pesado” em uma obra, por exemplo, porque o homem não pode aprender fazer uma boa limpeza na casa? Isso não é, nem vai voltar a ser uma obrigação das mulheres.

Infelizmente vire e mexe eu volto neste tema, muito necessário ainda nos dias de hoje.

E me faça o favor: seja livre! Seja o que quiser! Mande a sociedade a M….. #somosaresistência #juntassomosmaisfortes

Rate this post

Written by Kika

Natieli Leal *KIKA - Eu acredito na beleza, na beleza que vem de dentro para fora. Na beleza de quando a gente olha no espelho e se senti feliz em não seguir padrões - só feliz com nós mesmas. Acredito em almas bonitas e na beleza da natureza. Amo os animais e as flores. Adoro uma boa vaidade também, afinal, um bom batom vermelho e as unhas feitas deixam os dias mais coloridos. Vem comigo que eu vou te mostrar um pouco do meu mundo. [email protected] @patricinhaesperta