Como combater problemas com pele oleosa

Pele-oleosa-mista

Quando as glândulas sebáceas do seu corpo produzem uma alta quantidade diária de sebo, os poros presentes na superfície da pele facial se abrem para secretar oleosidade, causadora do brilho indesejável do rosto. Quando os poros estão entupidos por bactérias e fungos, ocorre uma inflamação, do interior para o exterior da camada da pele, responsável pelo surgimento dos cravos, das acnes e das espinhas. Existem vários cuidados especiais para impedir que a pele oleosa cause imperfeições ao seu rosto. Mas, os passos devem ser seguidos corretamente para não resultar no processo inverso. Saiba então como combater problemas com pele oleosa:

Na hora de tomar banho, por exemplo, a água quente incentiva as glândulas sebáceas a produzirem mais sebo, além de ressecar a pele, motivo pelo qual deve-se regular a temperatura de modo que a água fique morna. Antes de começar a usar maquiagem, ao acordar, por sua vez, você deve limpar e higienizar a pele para remover a oleosidade, o brilho, a sujeira e as impurezas que estão presentes na superfície do rosto. Isso permite que os poros fiquem fechados, o rosto fique matificado e os produtos de maquiagem durem mais tempo aplicados na pele. Mas, quais são os produtos?

Ao acordar, você deve utilizar sabonete de glicerina, responsável pela remoção da oleosidade adquirida durante o sono e pela desinflamação das acnes. Na sequência, deve-se aplicar uma loção facial específica para pele oleosa, responsável por remover as impurezas e as sujeiras que o demaquilante não consegue remover sozinho. Não é recomendado utilizar uma loção facial específica para pele seca, pois a fórmula é diferente e acaba estimulando a produção de sebo para evitar o ressecamento e a descamação do rosto. Os cremes hidratantes, as máscaras faciais e os cremes esfoliantes devem ser usados esporadicamente, pois estimulam o aumento da oleosidade.

Quem possui pele oleosa deve optar por produtos de maquiagem formulados sem óleo, em alguns casos, e com gel, em outros casos. Os cosméticos à base de óleo não duram na pele oleosa, pois escorrem rapidamente e aumentam o brilho do rosto. Antes da maquiagem, você pode investir em um creme matificante e um protetor solar com controle de oleosidade. Mas, para resolver esta temida imperfeição ao invés de apenas controlar a mesma, é necessário consultar mesmo um dermatologista e um nutricionista. Geralmente é receitado algum tipo de ácido, bem como um cardápio de alimentos essenciais para combater a oleosidade.

As carnes, os cereais, os ovos e os vegetais são alguns alimentos que auxiliam no combate à produção excessiva de sebo, responsável pelo brilho e pela oleosidade, então deve-se investir em proteínas e resumidamente evitar os carboidratos, pois são as proteínas que possuem as vitaminas reguladoras de oleosidade, como a Vitamina A e a Vitamina B. Deve evitar também uma alta concentração de açúcar ou sal no organismo. Já em relação ao chocolate, não há nenhuma comprovação científica de que o mesmo incentiva a produção de sebo, mas deve-se controlar os índices de doces no seu organismo de qualquer forma.

Outro fator que causa problemas de pele oleosa é o ar-condicionado, seja com jato de ar frio ou com jato de ar quente, pois o aparelho eletrodoméstico desidrata a pele e favorece a oleosidade do rosto. Se você não pode ou não consegue ficar longe do ar-condicionado, tome bastante água diariamente para repor o que o seu organismo perde ao longo do dia. Caso a sua saga seja no sol quente, os lenços matificantes e o pó blot serão os seus companheiros, pois removem rapidamente o brilho e a oleosidade para você não perder a sua maquiagem. Nem pense em cortar franja nos cabelos caso o seu nível de oleosidade seja altíssimo.

Como combater problemas com pele oleosa
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.