Categories: Pele e cuidados

Como escolher um protetor solar

Como escolher um protetor solar

Todo mundo sabe que os raios solares em contato com o corpo desprotegido promovem o temido câncer de pele e também o envelhecimento precoce, resultando em rugas, manchas e linhas de expressão acentuadas. Mas, não são todas as mulheres, que, cientes de tudo isso, fazem o uso frequente do protetor solar, aplicando o produto religiosamente de três em três horas, que deve ser utilizado tanto para se expor ao sol quanto dentro de casa. Para quem deseja começar a criar uma rotina de uso, deve-se conhecer primeiramente os diferentes tipos de produtos existentes. Então, saiba como escolher um protetor solar:

Fator de Proteção Solar

Basicamente cada protetor solar é medido pelo seu FPS – Fator de Proteção Solar, que possui uma numeração que vai de 15 a 100, sendo que esta numeração indica o nível de proteção da pele e o tempo que a mesma é defendida dos raios solares antes de começar a queimar e causar problemas. Ocorre que após um determinado tempo após a aplicação do produto, as substâncias químicas presentes na fórmula do protetor solar oxidam perdem o seu efeito, requerendo assim, que você faça uma nova aplicação do produto em questão. Quanto mais alto o FPS, maior a proteção solar.

Apesar do fato de que quanto mais alto o FPS, maior a proteção solar, o custo do produto também aumenta de acordo com a numeração do mesmo. Antes de optar por uma embalagem e por uma numeração, você precisa analisar o seu tipo de pele, pois dependendo do seu perfil, não há a necessidade de você investir em um fator alto. Quem possui a pele mais branca ou mais rosada faz parte de um fototipo, ou seja, um perfil de pele, que se caracteriza pela forte vermelhidão da pele quando exposta ao sol, queimando o corpo ao invés de bronzeá-lo.

Já quem possui a pele mais negra ou mais amarelada, por sua vez, faz parte de outro fototipo, ou seja, outro perfil de pele, que se caracteriza por uma cor mais marrom quando exposta ao sol, bronzeando o corpo ao invés de queimá-lo. Também influencia na escolha de um protetor solar se a pele é oleosa ou mista, o horário da exposição ao sol, a temperatura local e a sensação térmica do sol. O protetor solar também deve ser usado quando a exposição ocorrer na sombra e até dentro de casa, devendo ser aplicado novamente a cada período do tempo.

Fotótipos

Em suma, quanto mais clara for a pele, mais sensível ela é, requerendo um fator de proteção bem mais alto do que os outros fotótipos. Mas, isso não impede as mulheres com outros perfis de pele a adquirirem um protetor solar mais forte. A partir do momento que a exposição ao sol é intensa, como, por exemplo, para quem trabalha em áreas externas, automaticamente o protetor solar deve ser o melhor possível. Só que em relação ao tempo de proteção, como fica de fator para fator? A numeração do FPS – Fator de Proteção Solar é que responde esta questão.

Filtro FPS 10

Basicamente, se você se expõe ao sol sem protetor solar, a sua pele vai começar a queimar após cerca de 12 minutos. Mas, se você se expõe ao sol com um protetor solar que contenha o filtro FPS 10, a sua pele só vai começar a queimar após 120 minutos, ou seja, você ficará protegida pelo prazo de duas horas até necessitar outra aplicação. Teoricamente um filtro FPS 100 deveria proteger a sua pele durante 1000 minutos, mas não é bem isso o que acontece, pois o prazo de proteção acaba sendo o mesmo dos fatores mais baixos. Sendo assim, o que determina se você deve comprá-lo é o seu fotótipo.

Como escolher um protetor solar
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Compartilhar
Tags: Cuidado facial
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

Sobrancelhas Postiças – Como Usar, Cuidados, Onde Vende, Valor

Sobrancelhas Postiças – Já ouviu falar? Nosso rosto é sem dúvidas a porta de entrada de qualquer lugar. Ter falhas…

11 horas atrás

Máscara Wella 30 segundos Resenha

Máscara Wella 30 segundos resenha Olá, amoreeee! Se você é como eu, vive numa correria danada, sabe bem que cuidar…

11 horas atrás

Manchas nas Axilas? Como Evitar

As mulheres possuem alguns dilemas comuns de beleza, e um deles é a axila escurecida e manchada. Sim, ela fica…

12 horas atrás

O que é Ballet Fitness?

Entre as opções de atividades aeróbicas disponíveis nas academias, está o ballet fitness, que consiste em uma espécie de dança…

12 horas atrás

Batom Líquido Matte: Os Melhores, Resenhas, Preços

O batom matte é uma tendência que realmente veio pra ficar e está na boca de mulheres em todo o…

16 horas atrás

Caneta Delineadora: Qual A Melhor? – Marcas, Resenhas, Preços

Caneta Delineadora: O Guia Completo? Você sabia que o Brasil é o terceiro país que tem o maior mercado consumidor…

18 horas atrás