Categories: Relacionamento

A dor da separação

Oi Meninas!

Ninguém gosta de sentir dor, né? Mas na vida estamos constantemente tendo que lidar com todos os tipos de dores e perdas, sejam elas físicas ou emocionais. Perdemos amigos, empregos, chances, amores e sonhos. Acontece que nós não somos ensinados a lidar com a dor, assim, vamos aprendendo com as experiências, dando a cara a tapa e ficamos ali, tentando encontrar uma forma de superar todo o sofrimento e de resgatar nosso próprio sorriso.

Todo relacionamento é construído diariamente e é também cheio de expectativas, pois costumamos idealizar e criar ilusões sobre o casamento e nosso companheiro. Acontece que, com o tempo e com a convivência, vamos conseguindo ver as coisas com mais clareza, nossas ilusões vão sendo desfeitas e nossas expectativas vão ou não sendo alcançadas. Vão surgindo, então, desentendimentos, mágoas, insatisfações, medos, brigas, incertezas e dúvidas em relação à escolha que fizemos.


Quando a relação já não é satisfatória, quando já não existem sentimentos e quando já se sente que não tem mais para onde correr, talvez seja a hora de pedir a separação. Essa decisão, essa escolha, como todas as outras que fazemos na vida, tem conseqüências e é dolorosa não só para quem é deixado, mas também para quem faz o pedido de separação. Ambos sofrem, são sofrimentos de níveis e graus diferentes, mas que não deixam de ser dolorosos e merecem ser levados em consideração.

Quem é deixado passa por sentimentos de rejeição, abandono e impotência, pois é muito difícil aceitar que já não somos mais amados, que nossa relação já não existe mais. Essa dor é mais intensa quando ainda há amor da parte de quem foi deixado. Mexe com a autoestima, a pessoa se sente desvalorizada, acha que nunca mais vai amar outra pessoa, que a vida acabou e que não conseguirá se reerguer. É, na verdade, um processo de luto semelhante a quem sofre a perda de uma pessoa querida: ocorre negação, barganha, raiva, depressão e, por fim, a aceitação.

Quem opta pela separação também sofre, e sofre antecipadamente. É doloroso para essa pessoa ver que não sente mais nada pela outra quando na verdade queria que tivesse durado para sempre: ela também perdeu um amor, um sonho. Primeiro, a pessoa tenta de tudo, tenta encontrar algum sentimento, alguma forma de ainda manter a relação. Ela fica remoendo por muito tempo a decisão, sofre em silêncio, debate consigo mesma, tentando encontrar meios e formas de superar a falta de desejo e de amor. Mas, no fim, a decisão é feita e ocorre a separação.

É muito doloroso mesmo, mas toda dor passa. Uma hora tem que passar, né? E o melhor remédio para isso é o tempo e o amor-próprio. Nós não podemos obrigar ninguém a nos amar, a ficar do nosso lado e é muito importante também respeitar as decisões do outro e manter a cordialidade, a educação e tentar ser compreensiva, mesmo que, por dentro, estejamos sangrando e enfurecida igual um animal ferido.

Quando um relacionamento chega ao fim, é preciso aceitar e tocar a vida. Sempre haverá novos lugares a ir, novas pessoas a conhecer, outros amores, outros abraços, outros sonhos. Ainda há uma vida inteira para viver, então não dá para perder tempo lamentando o que não deu certo. A ferida vai cicatrizar.

Não é fácil superar, mas é possível. É preciso abrir espaço para a compreensão e não deixar que ressentimentos, raiva e mágoas dominem seu coração. Independente de você ser quem foi deixado ou quem pediu a separação, dê tempo ao tempo e cuide de si mesma. Cuide da alimentação, do corpo, da alma, faça caminhadas, leia, viaje, invista na carreira, faça aquele curso que sempre quis, mude o cabelo, as roupas. Se valorize, vá vivendo a vida e não fique esperando o outro voltar ou esperando um outro amor aparecer. Na hora em que você estiver pronta, a própria vida se encarregará do resto.

Beijos!!!
Amanda Carvalho (amandacarvalho@patricinhaesperta.com.br)

A dor da separação
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Compartilhar
Tags: dorPapo de mulherrelacionamentoSeparação
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

Máscara Inforcer Loreal Resenha

Olá mio amore, tudo bem? Hoje vou falar da máscara que estou usando a Inforcer da Loreal! Ela é nova…

3 horas atrás

Receitas Para O Cabelo Crescer Rápido

Faça O Cabelo Crescer Rápido Você quer que o seu cabelo cresça mais rápido? Aprenda receitas para o cabelo crescer…

4 dias atrás

Sobrancelhas Postiças – Como Usar, Cuidados, Onde Vende, Valor

Sobrancelhas Postiças – Já ouviu falar? Nosso rosto é sem dúvidas a porta de entrada de qualquer lugar. Ter falhas…

1 semana atrás

Máscara Wella 30 segundos Resenha

Máscara Wella 30 segundos resenha Olá, amoreeee! Se você é como eu, vive numa correria danada, sabe bem que cuidar…

1 semana atrás

Manchas nas Axilas? Como Evitar

As mulheres possuem alguns dilemas comuns de beleza, e um deles é a axila escurecida e manchada. Sim, ela fica…

1 semana atrás

O que é Ballet Fitness?

Entre as opções de atividades aeróbicas disponíveis nas academias, está o ballet fitness, que consiste em uma espécie de dança…

1 semana atrás