Categories: Relacionamento

Aprenda a perdoar!

Oi meninas!

Existem alguns momentos em nossas vidas em que somos profundamente magoadas por alguém, momentos em que nossos sentimentos são desconsiderados, despedaçados e passamos a guardar um ressentimento dentro de nós que é muito prejudicial não só à nossa saúde física, mas também à nossa alma.

Guardar ressentimentos e reprimir sentimentos como raiva, mágoa, decepção, rancor e vingança, traz tantos problemas à nossa saúde que é imperativo que nós nos conscientizemos do poder do perdão. Quando perdoamos, estamos ajudando a barrar o desenvolvimento de doenças do coração, reduzir o câncer e inúmeras outras doenças relacionadas a sentimentos reprimidos e negativos.

Perdoar significa conceder perdão, renunciar a punir; absolver e esse ato é um longo processo, podendo ser até mesmo doloroso. Costumamos achar que perdoar é só dizer “Tudo bem, deixa pra lá”, “Daqui a pouco passa”, ou que perdoar é esquecer.  Mas na verdade, perdoar verdadeiramente é muito mais que esquecer. Para isso, é preciso maturidade, humildade e muita, muita reflexão.

Maturidade para aprender com tudo que acontece conosco, entender que os erros nos ensinam e colocar em prática a não repetição de atitudes que levaram à magoa; humildade para reconhecer que você também é um ser humano, com falhas, passível de cometer erros e também capaz de magoar outras pessoas; e a reflexão para que possamos nos conhecer e avaliar até de forma racional o que aconteceu.

Mas por que é tão difícil pedir perdão? Simples: achamos que perdoar é um sinal de fraqueza, quando na verdade é a maior das maiores coragens que alguém pode ter, é um sinal de força de caráter, altruísmo e amor à vida. Quando somos machucados e magoados, costumamos nos fechar e ficar retraídas, com medo de que possam nos atingir de novo e muitas vezes, desejamos até mesmo que quem nos feriu seja ferido também. O perdão abre espaço dentro de nós para sentimentos construtivos e inúmeras possibilidades futuras. Quando nos libertamos de ressentimentos passados, nos reconciliamos conosco, com o próximo, com o presente e proporciona esperança para o futuro.

Acredito que é necessário fazer do perdão um compromisso diário. Perdoar ajuda a manter o controle sobre nossas emoções e é uma habilidade que pode ser aprendida e que precisa ser trabalhada diariamente. A pergunta é: COMO PERDOAR?

Primeiro, é preciso refletir sobre a situação e procurar entender o que levou o outro a nos magoar e qual a nossa parcela de responsabilidade nessa atitude dele. Sim, pois muitas vezes a atitude do próximo é uma reação agressiva às nossas próprias atitudes, o que nos torna responsável por aquilo que recebemos. Sabe aquele ditado que você colhe o que planta? Se encaixa aqui. Sabe a humildade? Também entra nessa parte, pois é preciso reconhecer que você também comete falhas e assumir sua parcela de responsabilidade.

Segundo, é preciso conversar com a pessoa que te magoou. É ter AQUELA conversa, franca, sincera, verdadeira, tentando encontrar onde ambos erraram, por que chegou a tal ponto e o que pode ser feito para que ambos possam perdoar um ao outro e a si mesmo. Conversar te faz expressar teus sentimentos e te faz ouvir o que se passa com o próximo, proporcionando compreensão e dando espaço para o perdão verdadeiro.

Após essa conversa, avalie seus sentimentos e o que sobrou. Se você sentir que perdoou, você estará pronta para seguir em frente, mas se você sentir que ainda ficou alguma mágoa, não se culpe, pois o processo de perdoar pode ser longo. Deixe o orgulho de lado e tente ver toda essa situação como um grande aprendizado. Não precisa se fechar dentro de si e nao permitir que ninguém mais se aproxime. Precisamos ter sempre alguém em quem confiar, para compartilhar nossa vida, nossos sentimentos, sonhos e medos, e precisamos entender que todo mundo um dia vai ser magoado e irá magoar.

Por isso, perdoar é dar basta ao ódio, ao sofrimento e ao ressentimento. É chegar ao entendimento de que odiar só traz coisas negativas e que é perdoando que quebramos o ciclo da dor, transformando-a em vida e esperança. Não tenham medo de dizer “EU TE PERDÔO” e redescubram como é bom viver de alma limpa.

Beijos!
Amanda (Amandacarvalho@patricinhaesperta.com.br)

Aprenda a perdoar!
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

Causas Da Pele Seca ✅ Principais Motivos E Como Tratar

Quais as causas da pele seca? A pele seca não é somente algo que nascemos com e ponto final. Existem…

1 dia atrás

Esfoliação Para o Rosto ✅ Como fazer, Tipos, Receitas, Infográfico

Esfoliação Para o Rosto ✅ Nossa pele é, sem dúvida, o maior reflexo de como está o nosso corpo. Se…

1 dia atrás

Sabonete Líquido Benefícios ✅ Infográfico

Sabonete líquido benefícios ✅ Sabonete é uma coisa que todo mundo usa, todos os dias, mas muita gente (a grande…

2 dias atrás

BB Cream: Qual o melhor? Benefícios, Como Usar?

BB Cream: qual o melhor? 🧐 ✅ Benefícios, como usar, dicas para ter uma pele de rica 🙋 Se produtos baratinhos…

1 semana atrás

Velashape: Como Funciona? Benefícios ✅

Eliminar o aspecto casca de laranja da celulite, quebrar e dissolver a gordura localizada e tonificar a pele, acabando de…

3 semanas atrás

Cosméticos coreanos que fazem sucesso no mundo

Cosméticos coreanos mais procurados. Uma solução que tem se destacado no mundo da beleza são os cosméticos coreanos. Em Nova…

3 semanas atrás