Categories: Relacionamento

Dinheiro x Relacionamento

Nesse mundo em que vivemos, dinheiro é a questão central em quase tudo aquilo que fazemos na vida. Precisamos dele para, por exemplo, nos vestir, pagar as contas, comprar comida, viajar, ter lazer, nos deslocarmos, dar uma vida digna aos filhos, bancar educação e termos uma boa aposentadoria.

Foto: Reprodução

Quando estamos nos relacionando, o dinheiro também acaba influenciando, por isso, é importante avaliarmos qual a nossa relação com o dinheiro e o quanto ela interfere em nossa vida amorosa.

Qual a relação entre dinheiro e a vida amorosa?

Quem somos hoje é reflexo do que vivenciamos em nossa infância. Assim, se os pais usam o dinheiro para manipular, controlar ou agradar os filhos, está criando, na verdade, um sentimento de menos-valia e desamor. Quando os pais só demonstram carinho através de dinheiro e presentes, a criança acaba associando dinheiro e amor.

Nesse aspecto, o dinheiro passa a ter um valor emocional, que pode (e acaba por) interferir na forma como a pessoa se relaciona com as pessoas. É como uma mulher que não aceita que um homem pague a conta de um restaurante por achar que isso é sinal de que ela seja inferior, ou então aquela pessoa que insiste em pagar tudo para todo mundo e está sempre no vermelho.

Pior ainda é quando a pessoa se sente mal e culpada por gastar com ela mesma, achando que não merece, que não vale o gasto ou que, por ser pra ela, é algo fútil e desnecessário.

De um modo geral, essa relação primária com o dinheiro, em que ele se associa com o afeto, gera baixa autoestima, sentimentos de inferioridade e até mesmo uma necessidade compulsiva de estar sempre gastando, tentando provar a si mesma que isso é o que trará felicidade.

Vivenciar esses conflitos entre afeto e dinheiro acaba fazendo com que a pessoa tenha conflitos nas relações amorosas, por causa do sentimento de inferioridade, que gera medo de rejeição, angústia e ansiedade.

Foto: Reprodução

 Como o dinheiro interfere no relacionamento?

O que acontece são repetições de padrões aprendidos na infância. Assim, se você, por exemplo, está em uma relação com uma pessoa que tem dificuldades de doar, seja financeiramente ou emocionalmente falando, você está repetindo e mantendo viva a privação experienciada na infância, reforçando seus sentimentos de inferioridade e de baixa autoestima.

Se a pessoa não consegue doar amor ou não consegue lidar com a vida financeira, então ela também estará travada para se doar emocionalmente. Saber lidar com o lado financeiro é saber lidar com os afetos, as turbulências e as necessidades que um relacionamento traz.

Como tratar das questões financeiras em um relacionamento?

Falar de dinheiro é meio delicado, mas é necessário SEMPRE manter o diálogo, até por que se vocês estão juntos, com certeza devem fazer planos para o futuro e isso inclui, inevitavelmente, a parte financeira.

É muito importante você conhecer seu parceiro e também a si mesma, detectando quem é melhor para planejar, quem é bom em executar, em negociar, e etc. Além disso, vocês precisam encontrar um ponto de equilíbrio, pois um pode querer juntar dinheiro para comprar uma casa e outro pode querer gastar com viagens, e esses conflitos de planos podem balançar a relação.

Assim, dedique um tempo para analisar as contas, planejar os próximos gastos e avaliar o que é desnecessário. Quanto a quem paga o que, se as despesas vão ser divididas ao meio ou quando um ganha mais que o outro, essas questões devem ser analisadas pelo casal, para encontrar uma solução que satisfaça a ambos e evite que um se sinta prejudicado ou inferior ao outro.

Leia mais:

Crises no Relacionamento

Quando as vontades sufocam

O diálogo nos relacionamentos

Beijos,

Amanda Carvalho (amandacarvalho@patricinhaesperta.com.br)

Dinheiro x Relacionamento
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

Cabelos Curtos para Senhoras: Ideias Pra Copiar Já

Cabelos Curtos para Senhoras Cabelo curto é ideal para mulheres que querem parecer mais jovens - além de ser muito…

4 dias atrás

Remédio Que Tira Vontade de Comer Doce: Resenha Cromo

Picolinato de Cromo Resenha Sabe quando estamos de TPM e dá aquela vontade louca de comer doces? Pois bem, o…

4 dias atrás

Corte Para Cabelo Longo: Tendências, Fotos Inspirações

Corte para cabelo longo A gente fala muito por aqui dos cortes para cabelos curtos que estão super em alta,…

3 semanas atrás

Acidificante: O Que É? Como Usar?

Acidificante Desde que postei no meu instagram @blogdakika sobre o [acidificante da K.Pro] recebo muitas perguntas de leitoras que querem…

3 semanas atrás

Acidificante K Pro Resenha: O Que É, Como Age, Como Usar

Acidificante K Pro Olá miossss amores.... Hoje vou falar do [acidificante da KPro]! Quem me acompanha por aqui ou nas…

3 semanas atrás

Fabíula Nascimento Cabelo: Cor do Cabelo, Corte, Fotos Inspirações

Fabíula Nascimento Cabelo A atriz Fabíula Nascimento mudou o cabelo recentemente e agradou seus fãs... A diva que agora desfila…

4 semanas atrás