Categories: Relacionamento

O diálogo nos relacionamentos

Oi meninas!

Com o tempo, os relacionamento vão se desgastando, as mágoas vão acumulando, as insatisfações vão aumentando até que fica tão insuportável que a única solução que o casal consegue ver é o término. E pensar que tudo isso pode ser evitado com uma atitude tão simples…

Manter o diálogo aberto é fundamental em todo e qualquer tipo de relações humanas, principalmente em um relacionamento amoroso, pois ele é, geralmente, cheio de expectativas, esperanças e onde o ser humano mais deseja encontrar a paz, o amor e a harmonia.

Quando algo está incomodando na relação, muitas pessoas se fecham, se ressentem e evitam conversar sobre isso com o parceiro, acreditando que dialogar vai destruir a relação. Na verdade, é exatamente isso que faz com que a relação seja dolorosa, desgastante e encontre o fracasso.

Isso acontece por que as pessoas acreditam que dialogar é fazer acusações, lavar a roupa suja ou sair gritando suas insatisfações para o outro, quando diálogo é muito mais do que uma simples conversa. É preciso saber ouvir o parceiro, saber reconhecer sua parcela de responsabilidade, aceitar as diferenças, defeitos e fraquezas do próximo e, principalmente, saber o que e como falar.

Outra coisa que prejudica o diálogo é querer estar sempre com a razão. Quando você não tem espaço dentro de si para reconhecer quando errou, nem humildade para entender que todos nós temos defeitos e somos responsáveis por tudo que acontece em nossa vida, então você não terá paz no amor. Você não pode exigir do outro o que você não pode ou não consegue dar. Amar é aceitar o outro em toda a sua humanidade e aceitar a si mesma, respeitando o parceiro como ele é e valorizando o que ambos tem de melhor.

Temos a terrível mania de querer que o outro saia adivinhando o que estamos sentindo, como se ele tivesse uma bola de cristal ou pudesse ler nossa mente. Por isso, o diálogo é fundamental para que o casal se conheça e que um transmita ao outro o que realmente quer e precisa. Nada de ficar fazendo interpretações das atitudes e comportamentos, quando o mais óbvio a fazer é perguntar ao companheiro o que está incomodando ou o que ele está sentindo.

É muito importante fazer do diálogo o ponto forte da relação, por isso, invista em autoconhecimento, se valorize, pois quando estamos bem em nossa totalidade, nos sentimos mais fortes para lidar com os problemas. Aprenda a dialogar sem fazer acusações e não coloque o foco no outro. Assim, em vez de falar “Você me magoou”, fale “Eu me senti magoada com sua atitude”, pois estará enfatizando a forma como você se sentiu e ajudando o outro a compreender que o comportamento dele te afeta. Evite conversar de cabeça quente, pois você pode se arrepender de falar algumas coisas ou até mesmo magoar ainda mais seu parceiro.

Procure expressar não só o que está incomodando, mas também as coisas boas. Assim, diga que o ama, elogie seu companheiro, relembre momentos bons e engraçados, fazendo do diálogo a principal ferramenta para fortalecer a cumplicidade entre vocês. Um casal que está com a comunicação em dia, consegue superar os obstáculos muito mais facilmente e tem a relação fortalecida a cada nova compreensão que um tem sobre o outro.

Beijos!!

Amanda (amandacarvalho@patricinhaesperta.com.br)

O diálogo nos relacionamentos
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Compartilhar
Tags: diálogoPapo de mulherRelacionamentos
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

Receitas Para O Cabelo Crescer Rápido

Faça O Cabelo Crescer Rápido Você quer que o seu cabelo cresça mais rápido? Aprenda receitas para o cabelo crescer…

19 horas atrás

Sobrancelhas Postiças – Como Usar, Cuidados, Onde Vende, Valor

Sobrancelhas Postiças – Já ouviu falar? Nosso rosto é sem dúvidas a porta de entrada de qualquer lugar. Ter falhas…

4 dias atrás

Máscara Wella 30 segundos Resenha

Máscara Wella 30 segundos resenha Olá, amoreeee! Se você é como eu, vive numa correria danada, sabe bem que cuidar…

4 dias atrás

Manchas nas Axilas? Como Evitar

As mulheres possuem alguns dilemas comuns de beleza, e um deles é a axila escurecida e manchada. Sim, ela fica…

4 dias atrás

O que é Ballet Fitness?

Entre as opções de atividades aeróbicas disponíveis nas academias, está o ballet fitness, que consiste em uma espécie de dança…

4 dias atrás

Batom Líquido Matte: Os Melhores, Resenhas, Preços

O batom matte é uma tendência que realmente veio pra ficar e está na boca de mulheres em todo o…

4 dias atrás