Quando as vontades sufocam

Oi Meninas,

Em alguns relacionamentos, as vontades de um podem se sobrepor às do outro, fazendo com que uma das partes esteja sempre cedendo ou até mesmo usando de manipulações para que a relação flua bem. Na verdade, para que uma relação funcione, não é preciso que haja submissão de nenhum dos envolvidos, pois todos nós temos o direito de sermos nós mesmos. Se você precisar ser algo que não é para que sua relação fique bem, então ela é uma ilusão e não irá levar a nada.

Foto: Reprodução

Algumas pessoas tem um espírito de liderança, ou seja, são consideradas mandonas e podem levar esse comportamento para as relações amorosas. Acontece que quem gosta de sair mandando no outro, esquece que relacionamentos são trocas mútuas e que, para darem certo, as decisões devem ser tomadas em conjunto, acompanhando a dinâmica de cada um.

Além disso, quem costuma se sobrepor na relação também acredita que tem o poder de mudar o outro e de fazer escolhas em seu nome, o que acaba sufocando o companheiro, levando ao desgaste da relação, à insatisfação e até mesmo ao fim do relacionamento. Às vezes, para que a relação dê certo, é preciso mudanças individuais, mas elas devem ser decididas por cada um, já que o poder de mudar é subjetivo. Ninguém melhora ou muda a vida de ninguém, essa decisão, essa responsabilidade, é pessoal.

Nessa história de quem controla e quem é controlado, todos sofrem, pois ambos estão se enganando, acreditando que é uma relação construtiva e harmoniosa, quando na verdade ninguém está crescendo como pessoa. É preciso estarmos, portanto, atentas às nossas atitudes e às do nosso companheiro, para dosar e permitir que opiniões e vontades sejam expressas e abrindo espaço para que cada um faça o que quiser.

Foto: Reprodução

Sufocar nosso namorado pode acontecer até de forma inconsciente, com frases como ‘Se eu fosse você, faria assim…’, que não são conselhos, são manipulações, sugestões e que expressam que você acha que o outro está agindo errado ou que ele é incapaz de tomar as próprias decisões. É importante lembrar que diálogo é importante e que devemos sempre escutar o que o outro tem a dizer, mas que essa escuta seja vista como um conselho e não como obrigação. Tanto você quanto seu companheiro precisam respeitar as suas individualidades e seus desejos, com todo cuidado para que essas vontades não magoem o outro.

Na verdade, nós não somos donos de ninguém, nem podemos sair dizendo o que nosso companheiro pode ou deve fazer, ou aceitar que ele nos diga. É claro que você pode fazer alguma vontade do outro, mas existem limites para que elas não passem por cima das suas necessidades; existe um limite entre o que você pode abrir mão para a harmonia do casal e o que é preciso você fazer para se sentir feliz e de bem consigo mesma.

Quando somos manipulados pelo outro e ele tenta nos mudar, moldar, estamos recebendo a mensagem de que não somos aceitos do nosso jeito, que ele não nos ama assim e isso é bastante desagradável. Faz com que sejamos uma pessoa passiva, que nos sintamos sem valor, incapaz e culpado por não ser como o outro espera.

Então, se você sempre tem que ceder e se seu companheiro sempre dita tudo para você, aprenda a dizer como se sente e o que te sufoca. É importante entender que podemos, sim, conversar com nosso companheiro e dizer que algo nos incomoda, como uma brincadeira sem graça ou as críticas constantes ao seu jeito. Não dá para sair engolindo sapos em uma relação, por isso, saia desse comodismo, dessa posição de aceitação e comece a expressar e esclarecer ao seu companheiro o que te incomoda e te faz se sentir mal. Só assim seu relacionamento será harmonioso e verdadeiro!

Beijão!

Amanda Carvalho (amandacarvalho@patricinhaesperta.com.br)

ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Sobre Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. 👯 Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza.

Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá?
Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas 😘

Minha Página
Saiba Mais

Kalina Amaro: kalina@patricinhaesperta.com.br

contato@patricinhaesperta.com.br / redacao@patricinhaesperta.com.br

* Saiba como escrever para o site PatricinhaEsperta CLIQUE AQUI.

Cuidado para não viver em função da sua relação!
Crises no relacionamento
Tags: ,

Faça seu comentário aqui

RSS 2.0

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.