Categories: Relacionamento

Relacionamento Aberto

Meninas,

Com certeza vocês já devem ter ouvido falar de relacionamentos abertos. Mas o que é, de verdade, um relacionamento aberto? Como funciona? Será que funciona mesmo?

Foto: Reprodução

O que é um relacionamento aberto?

É uma modalidade alternativa de relacionamento afetivo, onde os parceiros chegam a um consenso, com regras e acordos, para terem outros contatos com outras pessoas fora da relação, independente das convenções sociais. Nesse tipo de relacionamento, o casal irá estipular o que pode e o que não pode, exigindo confiança mútua, diálogo e responsabilidade.

Pode ser que seja permitido apenas beijos até a relação sexual em si mas é o casal que irá estabelecer quais os limites, até onde cada um pode ir, sempre respeitando e indo até onde cada um se sente confortável.

No relacionamento aberto, cada um tem relacionamentos paralelos, e pode ser que comentem sobre eles, mas isso é também o casal que irá estipular. O swing, que é a troca de casais, é também um tipo de relacionamento aberto, mas nesse caso, é apenas sexual, com a presença obrigatória do outro.

Qual o fundamento?

Para quem defende o relacionamento aberto, a justificativa está além do instinto animal do homem, além do conceito de infidelidade. Para eles, quando ambos aceitam e acordam estar em uma relação assim, não se trata de traição, e sim de confiança, aceitação, responsabilidade e liberdade, além de que seja uma possibilidade para que vivenciem as fantasias e desejos, sem que implique em um término ou em complicação da relação.

O fato de poderem se relacionar com outras pessoas está mais ligado a isso: a vivenciar outras relações paralelamente a um relacionamento sólido, já que este é o que contém os elementos principais – o amor, o companheirismo, a compreensão, o diálogo – enquanto os outros seriam relações complementares, seja para realizar fantasias, seja apenas para vivenciar a sexualidade de forma livre.

Há quem diga que é uma boa alternativa para sair da rotina, para realizar fantasias e desejos sexuais, para equilibrar a relação quando uma das partes tem mais libido, aumentar o diálogo e a convivência, respeitar a subjetividade e a liberdade do outro, evitando, assim, o sufocamento na relação.

Foto: Reprodução

Os riscos

Para que algo assim seja possível dar certo, a relação precisa estar em um patamar elevadíssimo de maturidade, de diálogo e de conhecimento – tanto do outro como de si mesmo. Isso por que podem surgir sentimentos devastadores de ciúme, desconfiança e paranoia, dificuldade para administrar o tempo a dois e até mesmo envolvimento emocional com outra pessoa (que pode ser um grande problema), levando ao desgaste e ao término da relação.

Por isso, se sua relação já está desgastada, se não for sólido e maduro, um relacionamento aberto talvez não seja uma boa opção, pois pode aumentar ainda mais as divergências, os ciúmes e as brigas, já que não há uma base forte para segurar as implicações de uma relação aberta.

Assim como o casal pode decidir abrir a relação, eles também podem optar por voltar a serem apenas os dois, isso vai depender das experiências de cada um, dos sentimentos que forem surgindo e de como eles estão sendo administrados.

A infidelidade nesse tipo de relação seria, então, não o fato de estar com outra pessoa, mas o fato de quebrar as regras. Por exemplo, se a regra é contar sempre tudo um para o outro, se um não conta, então houve traição. Assim, em um relacionamento aberto TUDO deve ser à base de diálogo, as regras devem ser aceitas por ambas as partes e deve haver muita, muita maturidade.

Alguém viveu ou vive em uma relação aberta? Alguém arriscaria? Qual a opinião de vocês?

Infidelidade

LIVRO: A Cama na varanda, Regina Navarro Lins

Ciúme

Beijos,

Amanda Carvalho (amandacarvalho@patricinhaesperta.com.br)

Relacionamento Aberto
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Para viver um grande amor
Amar demais
Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. 👯 Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas 😘

Ver comentários

  • Ola meninas
    Amoo esse blog e me surpreendi com esse post, é muito dificil ver esse tipo de assunto por ai. Eu namoro a 3 anos já e desde o segundo mes de namoro (ainda virgem, e ele tambem) fomos descobrindo que tinhamos pensamentos e desejos iguais em relação a sexo sem compromisso, conversamos bastante e decidimos ser um casal liberal, o que ja era bom, ficou ainda melhor, não tenho medo de traição e muito menos de mentiras, pois isso não existe em nossa relação, eu o amo muito e ele retribui esse amor. Quando sentimos vontade procuramos nos relacionar com pessoas somente para transar, claro que pra chegar a esse ponto, tem que haver muita, mas muita conversa e confiança, deixar bem claro o que esperamos dessa vida e quais os limites. Quem ficar interessada em saber mais a respeito dessa vida que levamos me manda um email com suas duvidas casalobsessao@hotmail.com

    :D

    • Oi Shayene,

      É um ponto de vista interessante, de quem está em um relacionamento aberto. É preciso MESMO muito confiança e muito diálogo; é preciso, também, superar preconceitos e medos que surgem quando o casal decide ser liberal. E como você disse, o limite é fundamental para manter a relação saudável. Beijos!

  • Pelo menos para mim quando vc ama alguem vc ñ setem vontade de estar com outra pessoa, eu ja namoro a 3 anos e meio e me da ate nojo só de pensar em outro homem tocando em mim ao ñ ser meu noivo pois adoro estar só com ele,e sei q ele para ele tbm é assim. E sou muitoooooooo Felizzzzzzz quanto mais o tempo passa melhor fica!

    • Oi Thays, que bom que você encontrou uma relação que a satisfaça! São poucas as pessoas que conseguem estar em uma relação aberta, e não aceitar esse tipo de relação não é nem bom nem ruim, é apenas o que a pessoa quer para si, para sua relação. Como eu disse, o importante é estar feliz com sua escolha, né? Bjão

  • Eu e minha esposa estamos começando a tentar ter um casamento aberto.Somos casados há 4 anos e nosso sexo virou um pouco mecânico, pois minha vontade de sexo é muito maior que a dela. Estamos tentando reavivar nossa vida sexual. Nos amamos muito e somos muito amigos tbm. Conversamos muito sobre o assunto e chegamos a um acordo. Os 2 tem liberdade pra sair com outra pessoa, desde que sempre o outro vai saber quando e com quem. Sem detalhes. Mas os 2 estão cientes do que o outro faz. Vamos ver se conseguiremos lidar bem com isso. Por wnquanto esta tudo bem. Temos uma relação sem mentiras e sem ciumes ou desconfiança desde o começo. Curti muito o post. Ajuda as pessoas a entenderem melhor como isso acontece. Conosco foi natural. Os 2 queriam isso e já tínhamos alguém em mente.

  • Já vive um relacionamento aberto, mas requer muita maturidade mesmo, e sinceridade de ambas partes.Por que vc vai estar abrindo mão do cara q vc estar "curtindo" para centenas de garotas.. é mais ou menos assim. "Ai fica aquela pergunta será q ele estar me valorizando mesmo?!" mas pensando por outro lado se ele não estar vc muito menos ele. Então sem neuras, mas se vc for muito ciumenta e possesiva , esse tipo relação não é para vc ' rsrsrs

    Nayara -16anos

Postagens recentes

Meu Desafio de Emagrecimento: Dieta e Treino

Olá, MIOSSSS AMORESSSSSS!!! Tem alguém aí querendo emagrecer? Eu sei que já faz um bom tempo que eu deixei de…

1 dia atrás

Chega de Cabelo Curto Arrepiado nas pontas!

Cabelo Curto Arrepiado nas pontas Os cabelos curtos são tão quistos como forma e comprimento de cabelo, tanto quanto os…

3 dias atrás

Tratamento de Cabelo Profissional Barato

Tratamento de Cabelo Profissional Barato Vocês querem conhecer alguns produtinhos mega baratos? Que são profissionais e tem toda aquela concentração…

1 semana atrás

Shampoos Para Cabelos Oleosos: Os Melhores

Cabelo oleoso é um problema, não é mesmo? Só quem sofre com oleosidade sabe como é difícil o dia a…

1 semana atrás

Progressiva numa parte do Cabelo?

Progressiva numa parte do Cabelo? Aposto que já ouviu falar de progressiva na raiz ou no fundo do cabelo, já…

1 semana atrás

Botox capilar: o que é? Como fazer e benefícios [2018]

O que é botox capilar Na onda da toxina botulínica, o popular botox, que tem como principal finalidade amenizar as…

1 semana atrás