Categories: Relacionamento

Relacionamento Aberto

Meninas,

Com certeza vocês já devem ter ouvido falar de relacionamentos abertos. Mas o que é, de verdade, um relacionamento aberto? Como funciona? Será que funciona mesmo?

Foto: Reprodução

O que é um relacionamento aberto?

É uma modalidade alternativa de relacionamento afetivo, onde os parceiros chegam a um consenso, com regras e acordos, para terem outros contatos com outras pessoas fora da relação, independente das convenções sociais. Nesse tipo de relacionamento, o casal irá estipular o que pode e o que não pode, exigindo confiança mútua, diálogo e responsabilidade.

Pode ser que seja permitido apenas beijos até a relação sexual em si mas é o casal que irá estabelecer quais os limites, até onde cada um pode ir, sempre respeitando e indo até onde cada um se sente confortável.

No relacionamento aberto, cada um tem relacionamentos paralelos, e pode ser que comentem sobre eles, mas isso é também o casal que irá estipular. O swing, que é a troca de casais, é também um tipo de relacionamento aberto, mas nesse caso, é apenas sexual, com a presença obrigatória do outro.

Qual o fundamento?

Para quem defende o relacionamento aberto, a justificativa está além do instinto animal do homem, além do conceito de infidelidade. Para eles, quando ambos aceitam e acordam estar em uma relação assim, não se trata de traição, e sim de confiança, aceitação, responsabilidade e liberdade, além de que seja uma possibilidade para que vivenciem as fantasias e desejos, sem que implique em um término ou em complicação da relação.

O fato de poderem se relacionar com outras pessoas está mais ligado a isso: a vivenciar outras relações paralelamente a um relacionamento sólido, já que este é o que contém os elementos principais – o amor, o companheirismo, a compreensão, o diálogo – enquanto os outros seriam relações complementares, seja para realizar fantasias, seja apenas para vivenciar a sexualidade de forma livre.

Há quem diga que é uma boa alternativa para sair da rotina, para realizar fantasias e desejos sexuais, para equilibrar a relação quando uma das partes tem mais libido, aumentar o diálogo e a convivência, respeitar a subjetividade e a liberdade do outro, evitando, assim, o sufocamento na relação.

Foto: Reprodução

Os riscos

Para que algo assim seja possível dar certo, a relação precisa estar em um patamar elevadíssimo de maturidade, de diálogo e de conhecimento – tanto do outro como de si mesmo. Isso por que podem surgir sentimentos devastadores de ciúme, desconfiança e paranoia, dificuldade para administrar o tempo a dois e até mesmo envolvimento emocional com outra pessoa (que pode ser um grande problema), levando ao desgaste e ao término da relação.

Por isso, se sua relação já está desgastada, se não for sólido e maduro, um relacionamento aberto talvez não seja uma boa opção, pois pode aumentar ainda mais as divergências, os ciúmes e as brigas, já que não há uma base forte para segurar as implicações de uma relação aberta.

Assim como o casal pode decidir abrir a relação, eles também podem optar por voltar a serem apenas os dois, isso vai depender das experiências de cada um, dos sentimentos que forem surgindo e de como eles estão sendo administrados.

A infidelidade nesse tipo de relação seria, então, não o fato de estar com outra pessoa, mas o fato de quebrar as regras. Por exemplo, se a regra é contar sempre tudo um para o outro, se um não conta, então houve traição. Assim, em um relacionamento aberto TUDO deve ser à base de diálogo, as regras devem ser aceitas por ambas as partes e deve haver muita, muita maturidade.

Alguém viveu ou vive em uma relação aberta? Alguém arriscaria? Qual a opinião de vocês?

Infidelidade

LIVRO: A Cama na varanda, Regina Navarro Lins

Ciúme

Beijos,

Amanda Carvalho (amandacarvalho@patricinhaesperta.com.br)

Relacionamento Aberto
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

Como o Bio-Oil funciona?

Bio-Oil: um produto inovador que fará um bem enorme à sua pele Você já ouviu falar em Bio-oil? De tempos…

2 horas atrás

Wellastrate: Quem pode usar?

O Wellastrate é um produto da Wella que está no mercado há alguns anos, mas cada vez mais pessoas estão…

2 horas atrás

Como disfarçar os poros com base – Tudo em vídeo

Como disfarçar os poros de forma eficaz e com resultado Você pensa que para deixar o seu rosto sempre lindo…

8 horas atrás

Como Fazer Reconstrução Capilar Caseira

Reconstrução capilar caseira. As melhores receitas de reconstrução capilar do momento.

9 horas atrás

Melhores Reconstrutores Capilares

Melhores Reconstrutores Capilares Para a recuperação dos fios que estão muito danificados a solução são reconstrutores capilares para o processo…

10 horas atrás

Cronograma Capilar Reconstrução – Produtos e Substâncias

Cronograma capilar reconstrução Produtos e Substâncias Reconstrutoras para Seu Cronograma Capilar Finalizando nossa série sobre o Cronograma Capilar, darei sequência…

11 horas atrás