Terapia de Casal

O casamento é bem mais complexo do que costumamos achar. Todos os relacionamentos envolvem duas pessoas que são diferentes e únicas, com suas próprias histórias de vida, com seus próprios sonhos, desejos e gostos, e é preciso muito jogo de cintura para lidar com essas diferenças, na tentativa de chegar a um meio-termo e satisfazer a ambos.

No casamento, essas diferenças são amplificadas, por causa da convivência, da intimidade e dos planos de vida, de carreira, de ter ou não filhos, e todas as decisões que agora precisam ser decididas pensando nos dois e na relação.

Foto: Reprodução

É preciso saber lidar com as crises que possam aparecer pelo caminho e se o casal não consegue encontrar um equilíbrio ou uma forma de superar essas crises, a terapia de casal é uma boa saída para reestruturar o diálogo e tentar salvar o casamento.

Na terapia de casal, com a mediação de um psicoterapeuta, o casal irá pôr as cartas na mesa, tentando encontrar soluções para os problemas que afligem a relação deles. Na verdade, esse tipo de terapia não tem hora para acabar, podendo se estender até que o casal se reconcilie ou decida pela separação.

Grande parte dos problemas no casamento se dá pela dificuldade de comunicação, onde nem sempre um entende o que o outro quer dizer, ou então é aquela história: diz o que quer, escuta o que quer, entende o que quer. Na terapia o casal irá, também, trabalhar a questão do diálogo, de procurar escutar e entender o que o outro quer dizer, quais são as queixas e as necessidades do outro e até que ponto isso é provocado por falhas e erros próprios.

Reconhecendo onde cada um está deixando a desejar, pode ser que o casal consiga reestabelecer o vínculo e o diálogo verdadeiro, superando a crise e se fortalecendo para que as próximas crises sejam também superadas.

 É também na terapia que o casal estará se libertando de mágoas, ressentimentos e decepções, confrontando e buscando o perdão. Pode ser também que o casal chegue à conclusão de que a relação já está desgastada e que não há nada mais a fazer. É importante saber que ambos são responsáveis pelo modo como a relação de desencadeia, pois é um compromisso dos dois, mas, ao mesmo tempo, cada um tem o poder de decidir o que é melhor para si, e se sentem que a relação é algo que já não traz mais felicidade, que já fizeram tudo o que podia e ainda assim não deu certo, a solução pode ser a separação.

Não é um processo fácil, mas é uma boa saída para quem quer salvar o casamento ou para quem quer decidir se ainda vale a pena manter um relacionamento.

Amanda Carvalho (amandacarvalho@patricinhaesperta.com.br)

Terapia de Casal
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

1 Comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.