Categories: Saúde

Afastando o Estresse com 8 Dicas

Ah, o estresse! Cada dia mais ele está presente em nossas vidas, infelizmente. Existe, claro, o estresse bom, aquele que faz parte do nosso processo de adaptação diante de alguma situação importante, e que acaba impulsionando a ação, mas via de regra o estresse é “do mal”, faz o coração acelerar, o peito apertar e a respiração ficar ofegante. Esse estresse, o ruim, pode causar danos sérios à saúde e afetar enormemente a qualidade de vida, o que, é claro, ninguém quer, não é mesmo? Então vamos aprender algumas dicas para manter o estresse sob controle!

1- Respira Direito, Menina!

Respirar fundo é um santo remédio e uma maneira eficaz de evitar e até combater o estresse, sabia? O controle da respiração influencia em vários mecanismos internos, e são muitas as técnicas que ajudam a ter o controle da respiração, inclusive a Yoga, que é bem difundida aqui no Brasil.

É isso que afirma a psiquiatra Patrícia Gerbarg da New York Medical College. Segundo ela, que lançou um livro chamado O Poder de Cura da Respiração, algumas técnicas de respiração ajudam a corrigir determinados  desequilíbrios relacionados aos sistemas de respostas ao estresse, enviando, ainda, mensagens a algumas áreas do cérebro que são responsáveis por regular as emoções e tomar decisões. O que a respiração faz nesses casos é modular essas mensagens de tal forma que há um “convencimento” de que  a situação em questão é segura e que, portanto, podemos ficar calmos e manter a tranquilidade.

Experimente, portanto, nos momentos de agonia, respirar profundamente algumas vezes seguidas. São necessárias ao menos 10 respirações profundas seguidas para que os resultados sejam sentidos e o coração reduza a aceleração. Gostei muito disso, sabia? Adoro técnicas de respiração, só não sei se na hora do impulso a gente consegue ou não parar para respirar melhor.

2- Durma mais e Melhor

Se tem uma coisa sobre a qual eu posso falar com segurança é sobre os efeitos nefastos que a insônia e que as poucas horas de sono causam no organismo e na vida de um modo geral. Passei meses sem conseguir ter sequer uma noite de sono reparador, dormindo poucas horas por noite e só quando o corpo não aguentava mais, porque nem sono eu conseguia sentir. Acabei descobrindo (ainda bem) que o meu problema era uma disfunção hormonal das graves, que envolvia, dentre outras coisas, a queda drástica na produção da melatonina, o hormônio do sono.

Foram meses terríveis, em que eu fiquei muito estressada, nervosa e impaciente, o que me fez muito mal e, de verdade, me envelheceu. Mas cuidei a tempo e hoje já está tudo bem, mas não posso nem lembrar daquela época que fico sem ar, de verdade.

No início eu achava que era normal dormir pouco, afinal tinha tanta coisa que queria fazer, que me parecia “besteira” perder tempo dormindo. Quanta burrice! Burrice porque além de não dar ao meu organismo o tempo que ele precisava para se recompor, acabava não tendo o mesmo pique pra fazer tudo o que estava acostumada a fazer, porque o corpo não aguenta mesmo, não tem jeito.

Já é provado cientificamente que a redução nas horas de sono afeta o desempenho das tarefas e influencia nos níveis de estresse. Portanto, durma ao menos oito horas por tudo e faça o possível pra que seu sono seja reparador.

3- Beba Mais Água!

Você se lembra de tomar água várias vezes ao dia? Toma pelo menos dois litros de água por dia? Não? Pois deveria!

Quando não tomamos a quantidade de água adequada pra que nosso organismo funcione corretamente, para suprir as suas necessidades, desidratamos, e mesmo uma desidratação leve, dessas que a gente tem quase todo dia e nem se dá conta pode interferir enormemente na nossa capacidade de raciocínio, no nosso humor e também no nosso pique. Quem não bebe as quantidades adequadas de água tem mais dor de cabeça, fica estressado mais facilmente e se cansa mais rápido. O ideal é que o consumo de água anteceda a sede, porque quando sentimos sede significa que já estamos desidratados, que a falta de água no organismo já atingiu patamares bem altos. Assim, o ideal é tomar ao menos dois litros de água por dia.

4- Dê Um Tempo!

É normal que ao longo do dia a tensão se acumule, afinal, são tantas coisas para dar conta que a gente quase nunca sabe o que fazer. No meio da agonia do dia a dia é preciso dar uma pausa, dar um tempo, “sair do ar” e relaxar, mesmo que seja por 10 minutos. Técnicas de relaxamento são muito bem vindas e ajudam bastante a aliviar o estresse acumulado durante o dia. No mais, são simples de seguir e não exigem muito tempo.

Experimente, antes de dormir, reduzir a luz, colocar uma música calma (as músicas do reiki são ótimas para isso), deitar na cama numa posição confortável, com temperatura agradável, fechar os olhos e mentalizar coisas boas, imaginando que está em um local calmo, tranquilo e bonito. Aproveite e respire profundamente. Isso já é suficiente para reduzir os níveis de estresse, acalmar a mente e descansar a cabeça.

4- O sol é seu amigo!

A gente vive falando dos perigos e malefícios dos raios solares, mas o sol é super nosso amigo, sabia? É que a vitamina D, que é sintetizada pela luz solar, é essencial para o nosso organismo e comanda, direta ou indiretamente, mais de 200 genes no nosso organismo. Para ter mais energia é preciso ter níveis adequados de vitamina D, e isso, claro, afasta e reduz o estresse. Além disso, doses corretas de vitamina D melhoram a atividade muscular, evitam a fadiga e ajudam até a emagrecer. E não adianta suplementar, é preciso tomar ao menos 15 minutos de sol por dia, coisa que pouquíssimas pessoas faz, tanto que grande parte da população tem níveis baixíssimos de vitamina D, inclusive eu, que mesmo morando na chamada cidade sol, estou usando suplemento de uso tópico e tendo que tomar meus 15 minutos de sol todos os dias!

6- Se Exercitar é essencial!

A gente já sabe que é preciso colocar o corpo para mexer diariamente e que isso faz bem para saúde, para beleza e para mente, certo? Pois bem, a razão disso é que quando fazemos alguma atividade física liberamos endorfina, que é responsável, dentre outras coisas, pela sensação de bem-estar, que se estende ao longo do dia e ajuda a driblar as tensões e o danado do estresse. E já que exercitar faz tão bem, porque não colocar esse hábito em prática? Pode ser qualquer coisa, desde que você coloque o corpo pra mexer! Sabe uma ideia boa? Dançar! Dance por 30 minutos e tenho certeza que no final estará, além de suada, animada, desestressada e com muito mais energia. Melhor, dançar é algo que você faz em casa  em qualquer horário e sem gastar dinheiro. Tem melhor? Não!

7- Descentralize!

Nós temos a tendência de sermos controladores, de querermos fazer tudo e não delegar nada para ninguém, e isso é péssimo! Péssimo porque acabamos acumulando uma quantidade enorme de funções, o que não é fácil, pra dizer o mínimo, de dar conta! Seja em casa ou no trabalho, aprenda a descentralizar e a delegar tarefas, começando pelas mais fáceis e simples, assim você pode ter mais tempo para você!

Isso é muito importante, sobretudo para as mulheres, já que elas acumulam muitas funções, como dona de casa, mãe, esposa, filha e profissional. A jornada da mulher hoje é tripla, é período integral, e isso, claro, estressa qualquer pessoa porque é impossível ser bom em tudo de uma só vez e dar conta de tudo. Aqui ainda tem o agravante de que, fisiologicamente, tendemos a ser mais estressadas, e juntando isso com as milhares de funções que temos, é fácil chegar ao fim do dia esgotada. Para evitar isso, delegue, e já!

8- Mantenha a Vida em Ordem!

Poucas coisas são mais estressantes que a bagunça e a desorganização! E olha que bem sei do que tô falando, porque eu sou a desorganização em pessoa! Eu bem sei o quanto é difícil manter as coisas em ordem, e isso inclui e-mails, armários, casa e vida, mas é preciso que isso seja feito, não tem pra onde correr, sobretudo porque esse acúmulo de pendências, que deriva da desorganização, acaba atrasando a vida e interrompendo constantemente as atividades diárias.

As redes sociais também podem ser fontes de estresse, e é preciso ficar ligado nisso, pois elas tomam boa parte do nosso tempo e há a necessidade de verificar a todo momento se existe ou não alguma pendência ou se algo está acontecendo, e com isso vamos interrompendo os afazeres  pra responder aos questionamentos nas redes, perdemos tempo, nos atrasamos e ficamos ainda mais estressadas. Claro que é preciso dar fim nisso gente!  Estabeleça dois horários no dia para ler e responder e-mails e mensagens, e fique fora do ar, simples assim!

É simples, mas fará uma diferença enorme e, acreditem, fará com que o dia renda muito mais!

Beijos

Ju Lopes

Afastando o Estresse com 8 Dicas
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

Estria Tratamento – Como Tirar, Resenhas, Cremes, Tratamentos Caseiros

Estria Tratamento - Como Tirar, Resenhas, Cremes, Óleos, Tratamentos estéticos, Receitas Caseiras. Cremes mais bem aliados no Brasil e no…

2 dias atrás

Como Fazer o Cabelo Crescer Mais Rápido [novo]

Seu cabelo está demorando muito pra crescer? Conheça complexos vitamínicos e alimentos que podem mudar essa situação em alguns meses.

2 dias atrás

Shampoo de Hibisco Para O Cabelo Crescer

Hoje vou te ensinar a fazer o shampoo de Hibisco para crescimento dos cabelos. O hibisco promove aos cabelos múltiplos…

2 dias atrás

Vídeo Como Fazer o Rabo de Cavalo Perfeito

Oi minhas lindas, rabo de cavalo é um penteado fácil e atemporal, nunca sai de moda. Mas você já parou…

2 dias atrás

Como Clarear Axilas Escuras?

Como clarear axilas escuras O surgimento de manchas escuras nas axilas pode ter como causas uma má limpeza da região,…

2 dias atrás

Poros Dilatados – Melhores Tratamentos

Poros Dilatados - O que é? Como evitar? Como disfarçar? Melhores Tratamentos. Quem tem poros dilatados sofre. É um problema…

3 dias atrás