Categories: Saúde

Alimentos Que Interferem na Absorção do Cálcio!

Todo mundo sabe que o cálcio é extremamente importante para o organismo durante toda a vida, não é? Só que não basta consumir alimentos ricos em cálcio, é preciso, também, consumir alimentos que não roubem o cálcio do seu organismo. Sim, isso existe e é bem sério!

O que acontece é que alguns alimentos possuem o “poder” nada agradável de reduzir a capacidade que o organismo possui de absorver o cálcio. A lógica aqui seria bem simples: basta excluir esses alimentos da dieta e está tudo certo! Só que não! Não porque muitos desses alimentos são super importantes para o organismo, já que fornecem nutrientes essenciais para o organismo.

Qual a solução então? A solução é, ao consumir o alimentos ricos em cálcio ou suplemento de cálcio, não ingerir, no mesmo momento, esses alimentos. Ou seja, não pode misturar!

Vejam abaixo os principais alimentos que não podem ser consumidos junto com alimentos que são fonte de cálcio:

Café

Sabe café com leite, combinação preferida da grande maioria das pessoas? Ela não é uma boa ideia, porque o café, dependendo das proporções, interfere na absorção do cálcio. Na verdade, o café é rico em cafeína, que, como todo mundo sabe, tem efeito diurético. Isso significa que quando a pessoa consome café com leite, por exemplo, ou qualquer outro alimento rico em cálcio associado ao café, o cálcio acaba sendo eliminado pela urina.

Em relação às proporções, sabe-se que para que o café prejudique a absorção de cálcio é necessário que a quantidade ingerida seja de, no mínimo, 300 mg por dia.

Sal

O sal é ruim para tantas coisas que me custa acreditar que as pessoas ainda fechem os olhos pra isso… Mas o fato é que quase todo mundo consome, mas é bom tomar cuidado, porque, assim como o café, o sal também interfere na absorção do cálcio. A razão disso é simples: o sódio age aumentando a excreção do cálcio, então mesmo que você consuma muito cálcio, se for “combinado” com o sal você perde muito.

Refrigerante

Tá aí outra coisa que poderia (e deveria!) facilmente ser removida da dieta, não é mesmo? Refrigerante faz um mal danado ao organismo, dá celulite, engorda, é rico em açúcar, é rico em sódio e é caloria vazia. Consumir pra quê, então? Por costume, é essa a verdade!

Além de ser rico em sódio, que aumenta a excreção de cálcio, o refrigerante contém muito fósforo, que age inibindo a absorção do cálcio, já que aumenta a liberação de um hormônio chamado paratormônio, que quando elevado leva a descalcificação dos ossos, já que leva o cálcio dos ossos pra corrente sanguínea.

Se o refrigerante for a base de cola é ainda pior, pois eles contam com cafeína na formulação, que potencializa a perda de cálcio através da urina.

Chocolate

Ahhhh o chocolate! É uma delícia, né? E, dependendo do chocolate, faz até bem e para um monte de coisa, desde que não seja “combinado” com alimentos ricos em cálcio. Isso porque o chocolate contém cafeína, que favorece a perda de cálcio pela urina, e ácido oxálico, que potencializa a eliminação de cálcio pelas fezes.

E é importante ressaltar que isso vale inclusive para o achocolatado em pó, viu? Então nem se jogue no leitinho com Nescau acreditando que está ingerindo boas doses de cálcio, porque isso é furada! A melhor opção, nesses casos, são os chocolates com alto teor de cacau.

Gorduras

Existem gorduras boas, existem gorduras más e, no meio disso, existem as gorduras que interferem na absorção de cálcio. Quais gorduras são essas? Os chamados ácidos graxos de cadeia longa, encontrado na manteiga, por exemplo. O que essas gorduras fazem é facilitar a eliminação do cálcio pelas fezes, já que, quando elas chegam no intestino, formam o tal do oxalato (já falo sobre isso!), que se ligam ao cálcio e se torna insolúvel, sendo, portanto, eliminado através das fezes.

Fitatos e Ácido Oxálico

Tanto o fitato quanto o ácido oxálico aumentam a excreção do cálcio pelas fezes, e isso é um mega problema, sobretudo porque os alimentos que são ricos nessas substâncias são super saldáveis, como os cereais integrais, o espinafre, o feijão, a acelga, as nozes, a gérmen de trigo e o tomate.

O consumo desses alimentos é absolutamente necessário, e deve ser feito diariamente, desde que não seja em conjunto com alimentos ricos em cálcio.

Ferro e Proteínas: Cuidado Com os Excessos!

O excesso de qualquer coisa nunca é benéfico, pois desequilibra o organismo, mesmo que sejam de substâncias boas, como o ferro e as proteínas.

Quando a pessoa contém muito ferro no organismo, há uma “falha” na absorção do cálcio, já que esses dois minerais “disputam” entre si. Sim, é uma disputa, pois eles são absorvidos pelo mesmo lugar (a glute) e, é claro, se forem consumidos em conjunto, estando um em excesso, vão competir pra ver qual será absorvido.

O problema só existe quando há muito ferro no organismo, o que não é lá muito comum, já que as dietas costumam ser muito mais ricas em cálcio do que em ferro.

Assim como excesso de ferro, o de proteínas também pode ser bem complicado! É que, para processar a proteína, o organismo gasta bastante cálcio, então o consumo excessivo de proteínas faz com que o cálcio seja facilmente eliminado pela urina.
Isso serve de alerta pra quem anda fazendo, sem o devido acompanhamento médico, dietas ricas em proteínas, que são sim bem eficazes para perder peso, mas, é claro, precisam se acompanhamento médico especializado.

Como Potencializar a Absorção do Cálcio?

Uma boa dica para aumentar a absorção do cálcio é investir em alimentos que mantenha o pH do estômago alto, pois isso aumenta a absorção desse nutriente. Para isso, invista em frutas, verduras e legumes! Alimentos ricos em zinco também executam a mesma função!

Além disso, nada de consumir os alimentos listados acima em conjunto com alimentos ricos em cálcio! Nem é tão difícil né gente? è muito mais uma questão de hábito, de costume!

Beijos

Ju Lopes

Alimentos Que Interferem na Absorção do Cálcio!
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

BB Cream: Qual o melhor? Benefícios, Como Usar?

BB Cream: qual o melhor? 🧐 ✅ Benefícios, como usar, dicas para ter uma pele de rica 🙋 Se produtos baratinhos…

2 dias atrás

Velashape: Como Funciona? Benefícios ✅

Eliminar o aspecto casca de laranja da celulite, quebrar e dissolver a gordura localizada e tonificar a pele, acabando de…

2 semanas atrás

Cosméticos coreanos que fazem sucesso no mundo

Cosméticos coreanos mais procurados. Uma solução que tem se destacado no mundo da beleza são os cosméticos coreanos. Em Nova…

2 semanas atrás

Como Parar de Roer Unhas? ✅

Como Parar De Roer Unhas Guia completo ✅ Ninguém sabe muito bem o motivo e nem quando exatamente começou, mas…

2 semanas atrás

Shampoo a Seco Caseiro ✅ Vídeo Passo a Passo

Shampoo a Seco Caseiro Amido de milho? Farinha de trigo?! Fermento em pó?! Talco?! Sim, nós mulheres encontramos soluções pra…

2 semanas atrás

Shampoo A Seco: Melhores, Tipos, Resenhas, Como Usar, Benefícios

Já falei por aqui algumas vezes que meu [cabelo é oleoso e fino] - e não é fácil administrar a…

2 semanas atrás