Categories: Saúde

Alimentos que prejudicam o desempenho do cérebro

Conheça alista negra de alimentos que são grandes vilões da inteligência e corte-os das suas refeições agora mesmo!

O corpo humano é uma máquina perfeita na qual todo o corpo trabalha em conjunto para manter o bom funcionamento dessa obra prima divina. Da mesma forma que há alimentos super benéficos, que oferecem nutrientes, vitaminas, minerais e tudo mais que o organismo precisa. O contrário também é válido, existem alimentos muito prejudiciais à saúde do corpo, eles agradam somente o nosso paladar, fora isso, oferecem grandes ricos, por isso devem ser evitados desde agora.

Alimentos que prejudicam o desempenho do cérebro

Quanto antes começarmos a cortar os maus hábitos alimentares, mais chances teremos de ser pessoas saudáveis no futuro, que neste caso, vai muito além da saúde, atinge até a nossa capacidade de raciocínio e possuem efeitos terríveis no cérebro. Ao ver a listinha, você vai perceber que alguns deles estão muito presentes em nossa rotina, talvez eliminar de uma vez por todas não seja possível, mais diminuir o consumo é o mínimo que você pode fazer pela sua saúde.

Então papel e caneta na mão, anote para não esquecer de praticar o desapego nos alimentos que podem minar nossa inteligência:

Álcool
Ele não poderia estar em outro lugar a não ser no topo da nossa lista negra. Além de ser um hábito condenável, se torna facilmente um vício, e aí o problema piora drasticamente. O fígado é o primeiro a ser afetado, isso não é novidade nenhuma, né! O álcool tem o poder de interferir nos sentidos mais básicos como a capacidade de raciocinar, de desenvolver tarefas simples, andar em linha reta, por exemplo, se torna uma tarefa difícil.

Pensar com clareza, usar a memória e conversar normalmente também são encarados como grandes desafios. Se o consumo se restringir somente a eventos sociais, ocasiões especiais, os sintomas podem ser reversíveis. A regra é não exagerar, um ou dois drinques na semana não influenciam tanto.

Sal
Sal também está entre os males que devem ser evitados. O sal está sempre ligado as doenças do coração, desestabiliza e muito a pressão arterial, porém vão além com a interferência na função cognitiva e na capacidade de processar pensamentos. Estudos comprovam que o consumo de alimentos que contem muito sal possuem o mesmo efeito de drogas no organismo.

Açúcar
Publicamos uma matéria ontem falando sobre os malefícios do açúcar e cá está ele novamente, isso só reafirma o perigo que ele representa. Que ele é um mal disfarçado por trás do sabor docinho que a gente adora, nós já sabemos, mas além dessas e outras, quando consumida em excesso, pode causar problemas graves como neurológicos e dificultar na capacidade de aprender e na memória.

Fast Food
Na realidade eu não considero o Fast Food um tipo de comida, para mim o nome também faz jus a uma geração de pessoas que querem tudo pronto em poucos minutos. Como a nossa vida é muito corrida, os alimentos preparados rapidamente ganharam evidência nos últimos anos. Outro motivo é o fato de nosso paladar se amarrar em besteiras, a grande maioria das pessoas gosta de comer Fast Food, é uma verdade triste, mas infelizmente é a realidade. Alimentos como esses são riquíssimos em gorduras maléficas, não oferecem nenhum benefício à saúde do corpo.

No cérebro eles agem na produção de dopamina, um componente químico que deixa as pessoas felizes e contentes ao comerem besteira, você já deve ter sentido isso, talvez seja uma explicação para a vontade de comer. Eles afetam as funções cognitivas, atenção, memória e capacidade de aprendizado.

Frituras e industrializados
Alimentos processados são uma grande ameaça, eles apresentam uma série de substâncias químicas que agridem o organismo. Entre eles aparecem produtos químicos, aditivos, corantes, conservantes, sabores desenvolvidos artificialmente que provocam alterações no funcionamento cognitivo. Pasmem para essa notícia: essa classe age também no aparecimento de hiperatividade tanto em adultos como em crianças. Que mais? Eles ainda conseguem minar as células nervosas que estão localizadas no cérebro, isso acontece de forma gradativa.

Embutidos
As famosas proteínas processadas aparecem em bando no mercado não é? Uma tonelada de salsichas, salames, e os vários outros alimentos processados apresentam grandes riscos ao organismo. A forma mais inteligente de consumir proteína é investindo em carnes magras, que são a maior fonte de proteína. Intercale esses nas suas refeições: peixes, principalmente o salmão e o atum, sementes e laticínios.

Gordura trans
Elas são acusadas de vários crimes à saúde do corpo, são responsáveis por grande parte dos casos de colesterol alto, problemas no coração e o aumento da obesidade. Já no foco de hoje, o cérebro, também influenciam de forma condenável, acredita que elas podem encolher o cérebro? Sim, aumentam as chances de acontecer um AVC e ainda agem de forma semelhante à doença de Alzheimer. Se atente aos rótulos e verifique se ela realmente se encontra lá, é bom se prevenir.

Grãos
Estranhou a presença deles aqui? Também confesso que fiquei surpresa. Estão fora de suspeita os grãos inteiros como arroz, aveia, trigo e milho por exemplo. Esses são ricos em fibras, que previnem o envelhecimento precoce e em carboidratos complexos, a melhor fonte de energia para o corpo. Os outros tipos de grãos possuem grande impacto nas atividades funcionais do cérebro, causando confusão mental e até perda de memória.

Adoçante
Geralmente são pessoas com diabetes ou aquelas que estão em dieta que se submetem aos adoçantes artificiais. Muitas pessoas recorrem a eles por conterem menos calorias que o açúcar. Mas o que elas não sabem, é que esse líquido de sabor detestável (pelo menos para mim), interfere diretamente na capacidade cognitiva quando utilizados por muito tempo.

Nicotina
Ninguém como nicotina certo? Mas ela aparece para finalizar essa lista por ser uma dos componentes mais prejudiciais ao corpo. Além de deixar as mulheres com a pele envelhecida com muita facilidade, aumenta o risco de desenvolver câncer de pulmão, causa mau hálito, amarela ao dentes, enfim só traz prejuízos. No cérebro age na função e na produção dos neurotransmissores fazendo com que ela comprima os vasos sanguíneos que são responsáveis por funções cerebrais essências no cérebro.

Alimentos que prejudicam o desempenho do cérebro
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Compartilhar
Kemilly Bertini

Jornalista, comunicativa, pura energia. Apaixonada pelo universo feminino, dar dicas sobre beleza, moda, cabelos, maquiagem sempre foi seu maior hobby e ajudar mulheres a descobrirem a melhor versão de si mesmas é um dos seus prazeres.

Postagens recentes

BB Cream: Qual o melhor? Benefícios, Como Usar?

BB Cream: qual o melhor? 🧐 ✅ Benefícios, como usar, dicas para ter uma pele de rica 🙋 Se produtos baratinhos…

5 dias atrás

Velashape: Como Funciona? Benefícios ✅

Eliminar o aspecto casca de laranja da celulite, quebrar e dissolver a gordura localizada e tonificar a pele, acabando de…

3 semanas atrás

Cosméticos coreanos que fazem sucesso no mundo

Cosméticos coreanos mais procurados. Uma solução que tem se destacado no mundo da beleza são os cosméticos coreanos. Em Nova…

3 semanas atrás

Como Parar de Roer Unhas? ✅

Como Parar De Roer Unhas Guia completo ✅ Ninguém sabe muito bem o motivo e nem quando exatamente começou, mas…

3 semanas atrás

Shampoo a Seco Caseiro ✅ Vídeo Passo a Passo

Shampoo a Seco Caseiro Amido de milho? Farinha de trigo?! Fermento em pó?! Talco?! Sim, nós mulheres encontramos soluções pra…

3 semanas atrás

Shampoo A Seco: Melhores, Tipos, Resenhas, Como Usar, Benefícios

Já falei por aqui algumas vezes que meu [cabelo é oleoso e fino] - e não é fácil administrar a…

3 semanas atrás