Benefícios da Berinjela

A berinjela possui inúmeras propriedades terapêuticas pois é uma fonte rica de cobre, magnésio, zinco, potássio, cálcio, ferro,  fósforo, vitamina A (retinol), vitamina B1 (tiamina), vitamina B2 (riboflavina) e vitamina C (ácido ascórbico).

Por possuir um alto teor de fenóis, ela age como um antioxidante natural que possui ação anti-inflamatória e combate os radicais livres responsáveis, dentre outras coisas, pelo envelhecimento. Além disso, a  casca da berinjela é rica em antocianinas, proantocianinas e flavonoides, substâncias que são também antioxidantes e inibem a produção dos radicais livres.

Ademais, trata-se de um alimento que possui grande quantidade de água, de fibras e que é pouco calórico, o que o torna um grande aliado nos processos de emagrecimento e manutenção do peso.

Por possuir uma grande quantidade de fibras solúveis, a berinjela acaba sendo um laxante natural que normaliza as funções intestinais, auxilia na redução do açúcar, controla o apetite e inibe a absorção de gorduras.

Estudos já comprovaram que a berinjela pode reduzir a absorção do colesterol no intestino, reduzir a dimensão das células adiposas, auxiliar no controle do armazenamento de gordura do organismo, regularizar o intestino e proteger o fígado.

Pode também ser usada no fortalecimento da imunidade e no tratamento de doenças como artrite e reumatismo.

A berinjela pode ser utilizada in natura, em cápsulas ou em forma de farinha, que aliás, é super fácil de fazer.

Para fazer a farinha, escolha as berinjelas mais firmes e brilhantes. Em uma forma fatie 1 quilo de berinjela com casca e leve ao forno em temperatura alta por cerca de duas horas e meia, ou até que ela fique bem crocante.  Depois é só triturar no processador até virar pó.

Um quilo de berinjela rende 100 gramas de farinha, que deve ser consumida diariamente (4 colheres) e pode ficar armazenada por até um ano em vasilha vedada e longe da luz.

Quem não tiver paciência para isso tudo (presente!) pode comprar a farinha pronta, que custa 11 dinheiros secar-barriga!

Beijos

Ju

julianalopes@patricinhaesperta.com.br

Benefícios da Berinjela
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Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

4 Comments
  1. Oi pessoal!!!
    Eu quero saber como é que posso consumir a Beringela em pó? pode ser em um suco ou na comida mesmo? beijocas

    1. Pode sim Karina, pode ser em pó, pode ser na comida, pode ser misturado, os benefícios são os mesmos!
      Beijos

  2. Vanessa Elisa disse:

    Gente melhor coisa do mundo é tomar em jejum pela manhã;uma fatia de berinjela descascada e o suco de três laranjas,bater no liquidificador e tomar,é ótimo alem de emagrecer também regula o intestino!!!!Bjus…

  3. renata pacheco disse:

    oi ju,to querendo tomar as capsulas de beringela,vc conhece alguem q ja experimentou?sera q funciona ,vou tentar,nao custa msn ne………bjus

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