Categories: Saúde

Brotoejas: Como Evitar e Tratar?

Parece estranho falar de um “problema” comum na pele das crianças em um blog de beleza, né? Mas é que a brotoeja pode atingir qualquer pessoa, em qualquer idade, e eu sou uma das sortudas (só que não!) que, mesmo aos trinta, continua sofrendo com isso, sobretudo nos dias muito quentes e/ou abafados.

As Tais Das Brotoejas

A brotoeja, também conhecida como miliária, é uma espécie de dermatite inflamatória aguda, caracterizada pelo aparecimento de bolinhas vermelhas ou rosadas que “pipocam” na pele, e, embora possam surgir no corpo todo, a maior incidência é na região do pescoço, nos ombros, nas axilas, nas dobras da pele, no rosto e no tronco.

As bolhas, que geralmente são avermelhadas, podem também ser transparentes e pequenas, chamadas de cristalinas, quando não há inflamação.

Como Surgem?

Elas surgem por causa da obstrução dos dutos excretores das glândulas sudoríparas, aquelas que produzem o suor, mas o excesso de calor e a exposição solar também desencadeiam o problema, que incomoda bastante.

Mas outros fatores também contribuem para o surgimento das brotoejas, como ambientes quentes e úmidos, a febre e o excesso de roupas, sobretudo as de material sintético, que impedem a pele de respirar.

Além do desconforto de ter o corpo coberto por “bolinhas vermelhas”, essas benditas coçam muito, ardem e deixam uma sensação de queimação intensa.

Como Evitar?

Para evitar o problema, o ideal é evitar locais quentes e situações que possam provocar sudorese abundante. Além disso, os médicos recomendam evitar usar qualquer tipo de produto gorduroso nos dias mais quentes, optar sempre por roupas de algodão e dar preferência a locais arejados, sobretudo na prática de exercício físico, quando a produção de suor é muito maior.

Como Tratar?

De modo geral, as brotoejas tendem a regredir naturalmente à medida que a pele volte a respirar, mas é importante refrescar a pele para minimizar o desconforto e, dependendo do caso, usar produtos específicos, como o cutisanol, a loção de calamina e, também, lançar mão da famosa “receita da vovó”, que é adicionar um pouco de maisena na água do banho.

Caso não melhore, o ideal é procurar um médico para avaliar a possibilidade de usar medicamentos que contenham corticoides e/ou antibióticos.

Eu tenho!

Para mim, que convivo com isso há trinta anos, o maior problema é quando a pele está tomada por brotoejas e o suor “desce”, porque nessa hora a coisa arde tanto, mas tanto, e a agonia é tão grande que fico querendo “arrancar a pele”! Sério, tem dias que isso me deixa tão nervosa que choro igual criança, porque não para de arder!

Com o tempo fui aprendendo e hoje evito sair de casa quando o sol está muito quente, porque é certeza de acabar o dia todo, cheia de bolinhas.

Também evito qualquer tipo de roupa que fique “pregando” no corpo, tomo vários banhos, sempre gelados, uso mais roupas de algodão, abro todas as janelas da casa e deixo tudo bem ventilado.

No próximo post falo do Cutisanol, que serve para brotoejas, assaduras e também para “secar” espinhas!

Beijos

Ju Lopes

Brotoejas: Como Evitar e Tratar?
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

BB Cream: Qual o melhor? Benefícios, Como Usar?

BB Cream: qual o melhor? 🧐 ✅ Benefícios, como usar, dicas para ter uma pele de rica 🙋 Se produtos baratinhos…

5 dias atrás

Velashape: Como Funciona? Benefícios ✅

Eliminar o aspecto casca de laranja da celulite, quebrar e dissolver a gordura localizada e tonificar a pele, acabando de…

3 semanas atrás

Cosméticos coreanos que fazem sucesso no mundo

Cosméticos coreanos mais procurados. Uma solução que tem se destacado no mundo da beleza são os cosméticos coreanos. Em Nova…

3 semanas atrás

Como Parar de Roer Unhas? ✅

Como Parar De Roer Unhas Guia completo ✅ Ninguém sabe muito bem o motivo e nem quando exatamente começou, mas…

3 semanas atrás

Shampoo a Seco Caseiro ✅ Vídeo Passo a Passo

Shampoo a Seco Caseiro Amido de milho? Farinha de trigo?! Fermento em pó?! Talco?! Sim, nós mulheres encontramos soluções pra…

3 semanas atrás

Shampoo A Seco: Melhores, Tipos, Resenhas, Como Usar, Benefícios

Já falei por aqui algumas vezes que meu [cabelo é oleoso e fino] - e não é fácil administrar a…

3 semanas atrás