in ,

Cafeína Melhora a memória em longo prazo

Morning coffee cup, clean notebook, pencil, eyeglasses and vintage rose flower in vase on blue rustic table top view. Planning and design concept. Cozy breakfast. Flat lay styling.

Pode sim! Cafeína melhora a Memória!

Cafeína Melhora a memória
Cafeína Melhora a memória em longo prazo

Ela pode ser encontrada em muitos elementos que ingerimos todos os dias, pode ser componente do chá de cada dia, ou até mesmo de refrigerantes, e claro, no cafezinho esperto, que muitos dos brasileiros são fãs. Além disso, o que talvez você não saiba, é que a cafeína melhora a memória.

A cafeína também pode ser encontrada em alguns medicamentos que você pode estar consumindo, e acredite, em alimentos também. Afinal, a cafeína é presença confirmada em nossa vida, e na maioria do que consumimos diariamente, sem nem perceber ou pensar sobre o assunto.

Cafeína Melhora a Memória por vários Fatores

Os estudos em cima da cafeína são enormes no universo médico, sempre podemos contar com novidades sobre o assunto.

Alguns estudos mostram que a cafeína melhora a memória ajudando muito para que as pessoas possam ter mais atenção em determinadas atividades que precisam ser desenvolvidas ao longo do dia.

Visto que algumas pessoas são literalmente “viciadas” em café ou em qualquer outro elemento que possua cafeína, principalmente para estudar em alguns horários.

Isso faz parte do psicológico também, porque quando temos algo que podemos nos apegar, para poder ter perto, quando queremos realizar determinadas atividades, vale inclusive para energéticos, ou café.

Cafeína Melhora a Memória “longa”

Porém, uma realidade precisa ser analisada, a cafeína, ao ser estudada, foi mais uma vez aliada da nossa saúde, e principalmente de nossa memória.

Funciona de maneira eficaz na memória de longa duração, ou seja, aquelas memórias que você vai deixar por mais tempo em sua mente, e não aquelas que duram pouco tempo.

Além disso, está comprovado, que cafeína melhora a memória, ela ajuda também no trabalho, ou seja, está liberado!

Se você já consumia o cafezinho antes, como forma de ter mais atenção no trabalho, ou em atividades que precisa desenvolver e precisa de memória e atenção, poderá continuar consumindo. Seja a cafeína no próprio café, ou até mesmo em energéticos.

Cuidado com a Cafeína

Mas é sempre bom lembrar, que tudo que vamos consumir precisa de cuidado! Nada de ficar viciada em cafeína como forma de desenvolver melhor a sua memória, é preciso fazer outras atividades para que isso também seja possível.

Assim como o corpo, a mente também precisa de exercícios, e para que isso possa realmente funcionar, você precisa estar sempre alerta, principalmente, porque agora vivemos uma Era em que as pessoas estão ligadas demais nos meios de comunicação online, que acabam esquecendo o que realmente ajuda a memória.

Como tirar Mancha de Café?

Além da cafeína, é preciso que você leia, principalmente livros, artigos, poemas, isso vai fazer com que o efeito da cafeína na sua memória, seja potencializado!

Assim como fazer palavras cruzadas, ou jogos como xadrez. São coisas consideradas “de antigamente”, mas é preciso retomar esses “velhos” hábitos, para fazer com que sua memória, continue funcionando de maneira ideal.

Outro cuidado que você precisa ter, é um lembrete para a sua vida, é sobre os horários de consumir qualquer coisa que possua cafeína, principalmente, o café propriamente dito.

Lembre sempre, que antes de dormir, é a pior hora, para que você consuma qualquer elemento que contenha a cafeína, porque ela pode acabar deixando você com insônia. Por isso, evite pelo menos 6 horas antes de dormir, evitando assim, que seu sono seja prejudicado.

Consuma o necessário, para que a cafeína seja aliada de sua memória, e não uma inimiga.

1/8 - (2 votes)

Written by Juliana Bolzan

Jornalista, apreciadora de alguns mundos paralelos e pessoas diferenciadas. Escritora há pelo menos 10 anos. Com sonhos na cabeça e vontades de realizar. Gaúcha. No momento trabalha ajudando as pessoas a serem melhores tanto na parte física, quanto emocional. Com convicções muito concretas sobre a vida, e o amor. Ama as palavras, as letras e as pessoas. Pois acredita que cada um tem algo a ensinar.