Categories: Saúde

Camu-Camu: A Rainha da Vitamina C

O camu-camu, também conhecido como caçari ou araçá-d’água, é uma fruta originária da Amazônia brasileira e peruana que vem despertando o interesse dos pesquisadores graças aos altíssimos teores de vitamina C, de aminoácidos e de flavonoides.

Muita gente questiona os motivos do “burburinho” em torno da vitamina C e as razões são simples: a vitamina C é essencial para o funcionamento do organismo e indispensável para a beleza.

Ela é de essencial importância  na síntese de colágeno, que é aquela substância que mantém sua pele linda e “durinha”, além de ser indispensável para a estrutura de músculos, ossos, tendões e cartilagens.

Não bastasse isso, ela ainda contribui para a absorção do ferro, para a síntese dos ácidos biliares, para a saúde dos dentes e é antioxidante, o que ajuda na prevenção de inúmeras doenças.

Mas, quanto de vitamina C tem no camu-camu? Nada menos que 2600mg por 100g de fruto, o que é MUITO, tanto que o extrato do fruto já vem sendo transformado em cápsulas, para que todos possam ter acesso a essa “bomba” de vitamina C.

  🔥HIDRATAÇÃO CASEIRA🔝🔥
    1. 🔝Hidratações caseiras
    2. 🔝Hidratação profunda caseira
    3. 🔝Óleo de coco no cabelo
    4. 🔝Hidração com azeite
    5. 🔝Cronograma Capilar Oficial

Suas propriedades anti-inflamatórias também são importantes, bem como as propriedades antioxidantes , tanto que estudos vêm sendo feitos para comprovar que seu extrato reduz a inflamação e o estresse oxidativo.

Mas o camu-camu tem muito mais a oferecer que a vitamina C. Os flavonoides presentes no fruto, em especial as antocianinas, possuem forte ação antioxidante o que combate os radicais livres, os carotenoides (o carotenoide de maior teor no camu-camu é a all-trans-luteína), que são antioxidantes e anticancerígenos, e o ácido elágico, que combate a diabete.

Fora isso, o camu-camu contém catequinas, cianidina 3-glucosídeo, rutina e outros flavonoides que ajudam no combate de várias doenças, do envelhecimento e de problemas relacionados à memória.

Além dos antioxidantes, esse fruto é rico em minerais como zinco, ferro, potássio e cálcio, e em aminoácidos como a valina, a treonina, a serina, a prolina, a alanina e a fenilalanina. Quanto às vitaminas, o camu-camu é rico, além da vitamina C, em vitaminas do complexo B.

Apesar de todos esses benefícios, trata-se de um fruto de pouco consumo e comercialização fraca, já que a sua ingestão e venda é concentrada sobretudo na região norte do país. Já em outros países, como o Peru, por exemplo, a produção é muito maior, sendo que a grande maioria das polpas produzidas são exportadas.

Além do difícil acesso, um dos entraves ao consumo do camu-camu é o seu sabor, que é extremamente ácido. Por isso, o indicado é usar a polpa diluída em água e em conjunto com outras frutas, pois assim o sabor fica mais suave.

Para quem não tiver “raça” de encarar o suco, vale consumir as cápsulas, que são facilmente encontradas em farmácias de manipulação e muito vendidas no outono e no inverno, quando é comum surgirem gripes e resfriados por causa da vulnerabilidade do sistema imunológico.

Como o camu-camu é rico em vitamina C, ele protege o sistema imunológico e deixa o corpo “blindado” contra gripes e resfriados.

Vale aderir!

🔥DICAS CABELOS 🔝 🔝 🔥
    1. 🔝Botox capilar
    2. 🔝Cabelo Crescer Rápido
    3. 🔝Simulador de cabelo
    4. 🔝Queratina no cabelo
    5. 🔝Realinhamento capilar
    6. 🔝Fazer luzes para o platinado
    7. 🔝Matizador caseiro

Beijos

Ju Lopes

Compartilhar
Tags: AntioxidantesDoençasRadicais livresSistema imunológicoVitamina C
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

  • Unhas

Unhas fortes e grandes: com ter?

Unhas fortes e grandes Unhas quebradiças e frágeis são comuns na maioria das mulheres, mas existem meios de evitar esses…

  • Maquiagem

Maquiagem Vencida Pode Ser Usada?

Maquiagem vencida Usar maquiagem é bom e toda mulher gosta. Um pó compacto aqui, um rímel ali e muita base…

  • Beleza

Óleo de coco: benefícios, como usar, cuidados

Óleo de coco serve para quê? Não foi propriamente uma descoberta, já que o óleo de coco é utilizado desde…

  • Beleza

Como Tirar Olheiras – Tratamentos, Receitas caseiras, Causas, Vídeos

Como Tirar Olheiras Não são poucas as pessoas que sofrem com as olheiras, uma sombra que pode variar de cor…

  • Maquiagem

Delineador Acabou e Agora? Veja em vídeo o que fazer!

O que fazer quando o delineador acabar? O delineador acabou?! Esta situação é muitas vezes decepcionante, principalmente quando são produtos…

  • Bepantol

Bepantol: Como Usar, Resenhas, Vídeos

Bepantol: Como Usar ✅ Recomendado para prevenir as assaduras da pele dos bebês, o bepantol é um creme tópico que…