Categories: Saúde

Câncer bucal

O que é câncer bucal? É um tipo de câncer que geralmente ocorre nos lábios, mais frequentemente no lábio inferior, dentro da boca, na parte posterior da garganta, nas amígdalas ou nas glândulas salivares. É mais frequente em homens do que em mulheres e atinge principalmente pessoas com mais de 40 anos de idade. O fumo, combinado com o excesso de bebida alcóolica é um dos principais fatores de risco. Geralmente as pessoas que bebem, também sentem vontade de fumar e o resultado é a consequência de uma doença que pode sim, chegar ao câncer bucal.

Se não detectado de maneira precoce, o câncer bucal pode exigir tratamentos que vão da cirurgia para removê-lo à radioterapia ou quimioterapia. O diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento.

Quais os sintomas deste tipo de câncer? Nem sempre é possível visualizar os primeiros sinais que indicam a existência do câncer bucal, o que aumenta a importância das consultas regulares ao dentista.

É importante procurar um profissional quando perceber alguns sintomas, como ferida nos lábios, gengiva ou no interior da boca que sangra facilmente e não parece melhorar, um caroço ou inchaço na bochecha que você sente ao passar a língua, perda de sensibilidade ou sensação de dormência em qualquer parte da boca, manchas brancas ou vermelhas na gengiva, língua ou qualquer outra parte da boca, dificuldade para mastigar ou para engolir, dor sem razão aparente ou sensação de ter algo preso na garganta, inchaço que impede a adaptação correta da dentadura, se for o caso do uso e mudança na voz.

Lembre-se sempre, evite o fumo e as bebidas alcóolicas, examine rotineiramente sua boca, inclusive língua, lábios e bochechas. Use protetor labial e visite regularmente o dentista, pois ele pode diagnosticar, inclusive outras doenças.

Às vezes pensamos que algumas carteiras de cigarros ou alguns copos de bebida alcóolica, só fazem mal para o pulmão e o fígado, mas estamos completamente enganadas. As bactérias que ambos transmitem, ficam alojadas dentro da boca ou se infectam nos dentes e o ideal é detectar cedo a doença, assim o paciente não sofre e não gasta tanto. E é bastante comum, pacientes em hospitais com lesões cancerígenas, mas com diagnóstico tardio.

Para vários dentistas, é fundamental ter uma boa higiene oral e garantir dentes e gengivas saudáveis, usar regularmente o fio dental e escovar os dentes logo após a cada refeição, inclusive para crianças e jovens, que se alimentam entre as principais refeições e que não têm o costume de escovar os dentes.

Esse é um dos motivos para a ida ao dentista  pelo menos de seis em seis meses. Mesmo que seja para fazer uma limpeza, aplicação de flúor e sair feliz da vida do consultório, sabendo que os dentes e a boca estão perfeitos e saudáveis.

Vamos ficar atentas, não é meninas?

Beijos, Rogéria.

Câncer bucal
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

BB Cream: Qual o melhor? Benefícios, Como Usar?

BB Cream: qual o melhor? 🧐 ✅ Benefícios, como usar, dicas para ter uma pele de rica 🙋 Se produtos baratinhos…

2 dias atrás

Velashape: Como Funciona? Benefícios ✅

Eliminar o aspecto casca de laranja da celulite, quebrar e dissolver a gordura localizada e tonificar a pele, acabando de…

2 semanas atrás

Cosméticos coreanos que fazem sucesso no mundo

Cosméticos coreanos mais procurados. Uma solução que tem se destacado no mundo da beleza são os cosméticos coreanos. Em Nova…

2 semanas atrás

Como Parar de Roer Unhas? ✅

Como Parar De Roer Unhas Guia completo ✅ Ninguém sabe muito bem o motivo e nem quando exatamente começou, mas…

2 semanas atrás

Shampoo a Seco Caseiro ✅ Vídeo Passo a Passo

Shampoo a Seco Caseiro Amido de milho? Farinha de trigo?! Fermento em pó?! Talco?! Sim, nós mulheres encontramos soluções pra…

2 semanas atrás

Shampoo A Seco: Melhores, Tipos, Resenhas, Como Usar, Benefícios

Já falei por aqui algumas vezes que meu [cabelo é oleoso e fino] - e não é fácil administrar a…

2 semanas atrás