Colesterol Alto: Como resolver?

Como Reduzir o Colesterol?

Um dos problemas de saúde mais comuns atualmente é o colesterol alto, que quase todo mundo tem!

Tem quem ache que ele é a própria encarnação do que não presta, mas o fato é que o colesterol é de fundamental importância para a produção hormonal, por exemplo, e os hormônios são os que mandam no nosso corpo.

O que não pode é ter taxas de colesterol acima do considerado “indicado”, porque senão mais gordura fica disponível na circulação, se depositando na parede das artérias podendo levar ao entupimento das veias.

Mas, como o colesterol pode ficar tão alto, o que leva a isso?  Só existe colesterol de origem animal, então se o seu colesterol está alto, das duas uma: ou você anda comendo “errado” ou, como eu, tem um problema genético que causa o problema.

Quando as taxas estão altas e a culpa é da alimentação, é preciso controlar a dieta e cortar ou reduzir a ingestão de determinados alimentos.

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Cuidado com as Carnes!

O principal cuidado aqui é com as carnes vermelhas, que possuem o maior nível de colesterol. Para quem não pretende deixar de consumi-la, o correto é maneirar na dose e reduzir o consumo, incluindo-a na dieta apenas três vezes na semana. Vale lembrar que a preferência deve ser sempre pelos cortes mais magros e que toda a gordura aparente deve ser retirada.

Apesar de não possuir tanto colesterol quanto a carne vermelha, a carne branca não pode ser consumida à vontade, já que elas também contêm colesterol, menos, mas contêm. Para quem come frango, vai a dica: nada de comer a pele!

O consumo dos peixes de água fria, que são fonte de ômega 3, como o atum e o salmão, por exemplo, é o mais indicado, já que esse tipo de gordura reduz os níveis de triglicerídeos e do colesterol total, o que torna o sangue mais fluído e reduz a formação de coágulos.

Exclua as frituras da sua vida!

As frituras são um desastre e fazem MUITO mal para a saúde, mas elas só interferem no colesterol se forem de origem animal, já que, como expliquei anteriormente, não existe colesterol de origem vegetal. Ou seja, a princípio, apenas as gorduras e frituras de origem animal aumentam o colesterol. Acontece que, quando aquecidos, os óleos vegetais, aqueles que usamos na cozinha, passam por mudanças estruturais que os impede de aumentar o HDL, o bom colesterol e, por isso, não são indicados para quem deseja controlar o colesterol.

Consuma Mais Linhaça!

A linhaça é uma semente extremamente rica em ômega 3, sendo, por isso, indicada para prevenir doenças cardíacas, reduzir inflamações, evitar coágulos, melhorar a fluidez do sangue, reduzir as taxas do colesterol total e do LDL, que é o colesterol ruim.  Vale lembrar que o ideal é consumir a semente de linhaça já moída, ou seja, as farinhas são as melhores opções, já que a sua casca é muito resistente ao suco gástrico e tende a não passar pelo processo de digestão no trato gastrointestinal.

Beijos

Ju Lopes

Colesterol Alto: Como resolver?
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Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

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